Projeto de vida - Daniela


Projeto de Vida - Turmas: 7B; 7C; 8A; 8B;

Professora Daniela

7ºB: waiozzp

7ºC:  7wqdihw

8°A: qhdmvro

8ºB: wa5umlw

 

*Semana 15/05/2020 a 18/05/2020*

Revisão de Atividades!

Alunxs, quem já entregou TODAS as atividades, parabéns!!! 

Quem não entregou ainda, estou aceitando até 25/05/2020! Um super beijo!

*Semana 11/05/2020 a 15/05/2020*

 

TEMA: Planejando o Futuro – Quem está comigo?

 

HABILIDADES: - Capacidade de planejar seu projeto de vida; - Capacidade de desenvolver o processo de autoconhecimento que fundamente escolhas futuras relacionadas ao mundo do trabalho.

 

1 – Observe a tirinha, reflita e em seguida responda as questões.

 

Tirinha


a) Escreva o que você entendeu sobre a tirinha.

b) Você se identifica com a Mafalda? Por quê?

c) Em sua opinião, quais ações a Mafalda precisaria realizar para alcançar um bom planejamento?

d) Como você faz para estabelecer metas em sua vida?

e) Como você organiza suas tarefas em casa?

 

2 – Elabore uma pequena redação: Reflita sobre seus sonhos e como você irá alcançá-los, existe a possibilidade de alguém lhe ajudar nessa jornada?

 

 

3 – Qual é a importância das pessoas que estão a nossa volta? Atenção, no mínimo 15 linhas. Tema: Quem está comigo?

 

Formas de Entrega:

Digitação Por e-mail: danielapinheiro@prof.educacao.sp.gov.br ou

Pelo Google Classroom

Dúvidas no Whatsapp (11) 9 8226-9908.

Identifique-se. Escola, Nome completo, Ano e Turma.

Confio em sua missão!

 

*Semana 04/05/2020 a 08/05/2020*

 

Superpoderes: Tolerância ao estresse

 

Olá estudantes navegantes!

Tudo bem? Espero que sim.

 

Frase de Hoje: Para realizar grandes conquistas, devemos não apenas agir, mas sonhar; não apenas planejar, mas também acreditar.

 

Bem, hoje vamos esquentar a cuca com um dos nossos superpoderes: Tolerância ao estresse!

 

A tolerância ao estresse é um das competências socioemocionais, que nos permite manter um equilíbrio diante de contextos adversos ou situações de risco. Para isso, é preciso lidar com sentimentos como raiva, ansiedade e medo, por exemplo, sem que isso abale a confiança.

Atividade 1 - Responda no seu Caderno de Diário de Práticas e Vivências. Para que eu possa visualizar esta resposta, você tem a opção de escrever por e-mail ou enviar a foto do caderno. Como estamos lidando com este superpoder (tolerância ao stress) em nossa família em tempos de quarentena?

 

Lembre-se que é preciso viver um dia de cada vez. Ter diálogos, estabelecer regras básicas de convivência. Cada um terá de ter mais paciência com o outro para manter a harmonia, ter mais tolerância e respeitar a individualidade.

 

Escute o outro: É sempre possível aprender muito com o outro. Mas, para que isso aconteça, é preciso escutá-lo – prestando atenção e sem julgamentos. A partir disso, podem surgir opiniões contrárias as suas. Não é preciso concordar com elas, mas é preciso aceitar outras possibilidades de pensamento.

 

Respire fundo - Numa situação de conflito interpessoal, procure controlar sua ansiedade antes de se indispor com os demais ou tentar convencê-los de algo sob o peso da irritação. Abaixe o tom de voz, preste atenção à sua respiração, inspire o ar profundamente e solte bem devagar pelo nariz. Diminua o ritmo e a velocidade do que está fazendo, concentrando-se mais em você e nas suas ações, e não nas do outro. Isso evita que uma discussão se inicie ou piore por conta do seu estado de ânimo.

 

Faça uma autoavaliação - Muitas vezes, o que não toleramos no outro é o reflexo daquilo que não suportamos em nós mesmos e, por ser inconsciente, não conseguimos modificar. É essencial fazer um exercício de autoconhecimento e tornar esse fato consciente, para, então, trabalhá-lo. É preciso se conhecer! Falarei isso o ano inteiro hehehe.

 

Identificar o que incomoda nas pessoas favorece o controle das emoções e atitudes.

 

Atividade 2 - Quando temos maior tolerância a situações de estresse, podemos encontrar o caminho para manter a calma em situações difíceis, manter o equilíbrio e não perder o controle de nossas emoções. Logo este superpoder é fundamental para nosso PROJETO DE VIDA! Conseguimos reconhecer a frustração e saber o significado dela para nossas atitudes, mas com uma esperança mais positiva, mesmo quando as coisas não acontecem do jeito que esperávamos. Assim, pode ser reduzida a probabilidade de ansiedade e ampliar as situações de bem-estar.

 

Assista ao seguinte filme:

 

Escritores da liberdade.

 

É um filme de 2007, o nome em inglês é Freedom Writers. Conta uma história baseada em fatos reais, com base no livro Diário dos Escritores da Liberdade (1999). Este diário foi desenvolvido por jovens como você, estimulados por Erin a representar nestes cadernos suas trajetórias existenciais. POR ISSO SEMPRE MANTENHA SEU DIÁRIO DE PRÁTICAS E VIVÊNCIAS, É UM TESOURO VALIOSO. No filme, estes textos despertam nos estudantes uma visão diferente do outro, até então visto apenas como o inimigo. Eles percebem que, entre eles, há mais coisas em comum do que poderiam imaginar. Precisamos aprender a tolerar e a respeitar.

 

Responda:

1) Qual o nome da professora personagem principal do filme?

2) Qual o nome da escola onde se passa o filme?

3) O que faz com que os alunos se tornem tensos, irritados?

4) A professora se decepciona ao se deparar com o cenário na escola?

5) O que a professora percebe sobre os outros funcionários da escola?

6) Os alunos se mostram preconceituosos ? Se sim. Aponte um acontecimento que comprova.

7) Qual a profissão do pai da professora?

8) Qual a atitude da professora diante do cenário caótico?

9) Que evento da história da humanidade que a professora usa como comparação para os conflitos raciais do colégio?

10 )Qual a posição final dos alunos?

11 )Que mais outras lições podemos tirar do filme para nosso Projeto de Vida?

 

Formas de Entrega:

Digitação Por e-mail: danielapinheiro@prof.educacao.sp.gov.br ou

Pelo Google Classroom

Dúvidas no Whatsapp (11) 9 8226-9908.

Identifique-se. Escola, Nome completo, Ano e Turma.

Confio em sua missão!

 

*Semana 27/04/2020 a 01/05/2020*

 


 

Olá alunos (as), talvez tenha passado pela sua cabeça o desejo de ter o superpoder de acabar com o coronavírus em um piscar de olhos e voltar ao dia a dia normal com seus e suas amigos (as) na escola... Seria ótimo, certo? Mas às vezes enfrentamos situações que fogem ao nosso controle, como acontece agora e, para superarmos as dificuldades, várias competências são úteis. Além de seguirmos as orientações de prevenção ao coronavírus, podemos acionar as competências socioemocionais como tolerância ao estresse, tolerância à frustração e várias outras.

 

Que tal usar as competências socioemocionais para ajudá-lo(a) nesses dias? Convidamos você para uma missão extraordinária que se torna parte do Desafio dos Superpoderes.

 

Para cumprir a “Missão Extraordinária - Vamos juntos!”, você precisa seguir 3 passos:

 

(1) Identificar, a cada semana, o principal desafio que está enfrentando e qual competência socioemocional é mais necessária para lidar com essa situação.

 

Exemplos de Competências: determinação, organização, foco, persistência, responsabilidade, iniciativa social, curiosidade para aprender, imaginação criativa, tolerância ao estresse, tolerância à frustração .

 

(2) Refletir sobre quais os benefícios de acionar alguma destas competências socioemocionais para superar o desafio que está sendo enfrentado.

 

(3) Fazer registros trazendo exemplos de como está colocando na prática.

 

MISSÃO 1- mantenha seu Diário de Práticas e Vivências atualizado!

 

Esse Diário é um grande aliado no seu desenvolvimento socioemocional e na construção de seu Projeto de Vida.

 

Registre em seu Diário de Práticas e Vivências como está se sentindo, como as mudanças recentes, relacionadas ao coronavírus, têm impactado seu dia a dia, se sente falta da escola, quais os principais desafios que está enfrentando em sua casa e como isso se relaciona com seu Projeto de Vida e com o processo de desenvolvimento socioemocional que está vivendo.

 

Dica de ouro - leia e releia quantas vezes forem necessárias às definições e rubricas das competências socioemocionais! Você encontra essas informações no “Caderno de Respostas”, nas últimas páginas do Caderno do Estudante. Consulte esse material sempre que necessário.

 

MISSÃO 2 – Você sabe o que é Arteterapia? Pelo nome já deve ter percebido que envolve a terapia por meio da Arte.

 

Neste sentido, podemos trabalhar com as nossas emoções, afim de que possamos melhorar a qualidade das relações humanas, afinal estamos em um período de distanciamento social, estamos mais próximos de nossa família e distantes dos nossos amigos e professores. O fator emocional é essencial em todo ser humano, nos ajudar a ser mais conscientes das situações difíceis, e ajuda no nosso desenvolvimento pessoal.

 

A arteterapia se preocupa com a pessoa. Permite que a por meio dela, possamos ter desejo de mudança e que consequentemente ajuda no nosso Projeto de Vida, por meio da produção criativa.

 

Sabemos que a Arte é uma forma de comunicação que nos ajuda expressar e comunicar sentimentos, facilitando a reflexão, a comunicação, e permitindo as mudanças necessárias no comportamento.

 

As artes visuais são as utilizadas na terapia: pintura, barro, colagem, artes cênicas como a atuação, contos, teatro da lembrança, jogos de função, marionetes. Com a música se utiliza o ritmo, sons, voz, instrumentos, e na escrita podem ser utilizados diferentes gêneros. A arteterapia é uma forma de dizer a verdade brincando com o simbólico.

 

E sempre buscando o olhar positivo diante dos fatos atuais, ainda que o planeta esteja focado em combater a pandemia de Covid-19, você percebeu que a poluição e as emissões de gases de efeito estufa caíram consideravelmente como consequência da diminuição da atividade econômica, cancelamento de voos e menor circulação de carros? A Natureza está Feliz e Agradece!!!! Em consequência disso, do ar inspirado por nossos pulmões esta mais leve.

 

Agora você usará a criatividade e fará a seguinte Arte no Caderno de Práticas e Vivências.

Na primeira linha do caderno, ou no início da página escreva o seguinte tema: Viva em harmonia com a Natureza.

Para a arte, você precisará da sua criatividade, cola, canetinhas coloridas, folhas secas, grãos de feijão, arroz, ou qualquer grão que tiver em sua casa. Não precisa comprar nada. #ficaemcasa #economiafinanceira

Forme símbolos, que represente a Natureza, como arvores insetos, animais, sol, céu e etc.

 


Formas de Entrega:

Digitação Por e-mail: danielapinheiro@prof.educacao.sp.gov.br ou

Pelo Google Classroom

Dúvidas no Whatsapp (11) 9 8226-9908.

Identifique-se. Escola, Nome completo, Ano e Turma.

Confio em sua missão!

 

*Semana 30/03/2020 a 03/04/2020*

 


 

Olá alunos (as), vocês estão de parabéns pelas devolutivas. Estou muito feliz pelo engajamento de todos. Além da avaliação, conta como presença e participação.

 

Independentemente das circunstâncias, não desanime. Seja persistente e nunca desista de seus sonhos e objetivos, mesmo quando as coisas não saírem da forma como você planejou. Lembre-se de que as possíveis frustrações podem e devem ser o combustível motivador para continuar lutando e recomeçando quantas vezes forem necessárias!

 

Envie a atividade abaixo ou pelo Whatsapp (11) 98226-9908 e no e-mail:danielapinheiro@prof.educacao.sp.gov.br.

 

  https://docs.google.com/forms/d/1FPVpsgZGwzasb-aAlR4q4gT7O-mW256AvfHjyOlJz4o/prefill

 

*Semana 23/03/2020 a 27/03/2020*





Como nesta semana, seria recolhido o Caderno de Práticas e Vivências, solicito que envie a foto da CAPA  e das PÁGINAS dos cadernos de forma Legível. Data de recebimento até: 31/03/2020.

Whatsapp (11) 98226-9908 ou no e-mail:danielapinheiro@prof.educacao.sp.gov.br


Caderno de Práticas e Vivências.

*** CADA ATIVIDADE VALE 10 (DEZ) PONTOS

1º Página deve constar o texto abaixo:

Algumas razões pelas quais devemos construir nosso Projeto de Vida:
          Para saber onde queremos chegar;
          Para traçar metas e planos para alcançarmos nossos sonhos e assim tornar nossas ações mais eficazes;
          Ter clareza de que nossas ações de hoje fazem parte de um conjunto de atitudes que nos ajudarão a alcançar nossos ideais no futuro;
          Ter clareza de onde queremos chegar;
          Traçar quais as prioridades das nossas vidas e que valores conduzirão as nossas decisões;
          Ter coerência com aquilo que almejamos alcançar e aquilo que temos feito (ou não) para isso;

2º Página: Fale sobre você.

3º Página: Minhas Lembranças

Explicação: Conte sua história! O que você sabe sobre seu nascimento? Quais suas primeiras lembranças sobre você? Houve algum fato muito marcante em sua vida? Você se lembra da sua infância? O que você queria ser quando era criança?

4º Página: Pontos fortes e pontos fracos

Explicação: Pontos Fortes: São características positivas que lhe ajudam a alcançar seus objetivos. Ex: Gostar de estudar, ter um sonho e querer conquistá-lo, etc. Pontos Fracos: São características que precisam ser melhoradas e/ou modificadas nas suas atitudes e no seu comportamento.

5º Página: O que posso fazer para melhorar em meus pontos fracos?

6º Página: Meus valores

Explicação: Valores são crenças e convicções suas sobre o que é mais importante para você. Exemplos de valores: honestidade, generosidade, justiça, amor, paz, respeito, etc. Cite quais os seus valores. Lembre-se que devem fazer parte de cada conduta sua e cada ação rumo à concretização do seu projeto de vida.

7º Página: Definições de aptidões

Explicação: Todos nós temos certas habilidades, certa capacidade e facilidade natural de fazer algumas coisas. Isso nós chamamos de aptidão. E você, conhece suas aptidões? Reconhecê-las é importante para que, mais a frente, você consiga identificar, por exemplo, que tipo de profissão você irá seguir.


8º Página: Meus relacionamentos

·         Eu e minha família:
·         Eu e meus amigos:
·         Eu e minha escola:
·         Eu e a sociedade:

Explicação: É importante nos relacionarmos com pessoas para sobrevivermos. Poucos vivem sozinhos, isolados do mundo. Como estão os seus relacionamentos com as pessoas que vivem à sua volta?

9º Página: Meu dia-a-dia

·         Escreva como é o seu dia:
·         Coisas que eu gosto de fazer:
·         Coisas que eu não gosto de fazer:
·         O que você faz nos momentos de lazer?
·         Qual o tempo que você dedica aos seus estudos?
·         O que você faz nas suas férias?

10º  Página: Minha vida escolar

1. Há quanto tempo você estuda na escola atual?
2. Por que você escolheu esta escola?
3. Como seria a escola onde você gostaria de estudar?
4. Você se considera um bom aluno? Em que aspectos você acha que ainda precisa melhorar? 5. Você gosta dos seus professores e colegas de classe? Por quê? 6. Você acredita que esta escola pode prepará-lo para alcançar seus sonhos?

11º Página: A visão das pessoas sobre mim

·         Como você acha que seus amigos o veem?
·         Como você acha que seus familiares o veem?
·         Como seus professores o descreveriam?

12º Página: O que você pensa sobre seu futuro?

13º Página: Meu sonho de infância

Explicação: Quando você era criança, certamente já tinha muitos desejos e sonhos para seu futuro, não é? Escreva abaixo estes sonhos de infância. Será que eles ainda existem dentro de você?

14º Página: Meus sonhos hoje

Explicação: Desde criança, imaginamos aquilo que queremos ser quando crescer, como será o nosso futuro, enfim temos muitos sonhos e vontades. Todos nós temos algum desejo ou sonho que nos motiva a estudar, a trabalhar, a planejar nossa vida, a ter um objetivo na vida. E você, quais são os seus sonhos? Escreva-os abaixo, listando também o que você já está fazendo hoje e o que ainda precisa ser feito para que você torne estes sonhos uma realidade.


15º Página: Meus sonhos

·         O que já estou fazendo para concretizar estes sonhos?
·         O que ainda preciso fazer para concretizar estes sonhos?


15º Página: Meus principais objetivos Daqui a 1 ano; Daqui a 3; anos Daqui a 7 anos

Explicação: Sonho é algo que você deseja, algo que você quer alcançar na vida. O sonho é algo que lhe motiva a trabalhar, estudar, planejar para alcançá-lo. Planejamento:
O planejamento nos permite escrever nossas metas, nossas ações para alcançarmos nossos objetivos. Através do planejamento, podemos traçar todo o caminho necessário para alcançarmos nossos ideais. Meta: Meta é o resultado a ser alcançado num determinado prazo. E você terá que AGIR para alcançar suas metas e realizar seu SONHO.

16º Planejamento de Desenvolvimento Pessoal

Expliquei em sala como fazer. Listar 05 (cinco) ações que deseja alcançar.

Exemplo!!!! 

Ação 1

Objetivo: Concentrar nos estudos durante o afastamento
Meta: Concluir todas as atividades solicitadas pelos (as) professores e professoras
Até Quando: 28/03/2020.
O que deve ser feito: Atividades de Projeto de Vida
Quem fará: Eu
Onde: Em casa
Razão: Construção de atividades importantes ao meu projeto de vida.
Como: Reservar um caderno, decorar com a minha cara, concentra-se neste propósito, colar minhas fotos de família, escrever com sinceridade e etc.
Quanto: Reservar 45 minutos do dia para escrever.
Status: (Você coloca concluído ou não)

Legenda: 

OBJETIVO: Quando falamos em objetivo, falamos na descrição de algo que pretendemos atingir!
META: é a definição daquilo que se pretende atingir de forma específica, em termos quantitativos e com prazo determinado, ou seja, a meta sempre nasce do objetivo e não o contrário.
O QUE será feito? É o que se deseja alcançar ao final do plano.
POR QUE será feito? Quanto mais motivado para realizar o plano, melhor será a concentração e o foco.
ONDE será feito? Registrar o local.
QUANDO será feito? Prazos são importantíssimos para qualquer plano. Por meio de cronogramas e datas-limite, é possível acompanhar etapa por etapa do andamento do Plano de Desenvolvimento Pessoal.
POR QUEM será feito? Dar nomes aos responsáveis por cada estágio do plano. No caso de emagrecimento, além de você, pode contar com nutricionista por exemplo.
COMO será feito? Depois de descobrir o que precisa ser feito, por que, onde, quando e por quem, está na hora de definir como fazer tudo isso. É aí que entra a parte estratégica do plano.
QUANTO custará para ser feito? Quanto, em termos de recursos financeiros e materiais, além de tempo, serão necessários para se chegar ao resultado esperado.


Formas de Entrega:

Digitação Por e-mail: danielapinheiro@prof.educacao.sp.gov.br ou

Pelo Google Classroom

Dúvidas no Whatsapp (11) 9 8226-9908.

Identifique-se. Escola, Nome completo, Ano e Turma.

Confio em sua missão!