Projeto
de Vida - Turmas: 7B; 7C; 8A; 8B;
Professora
Daniela
7ºB: waiozzp
7ºC: 7wqdihw
8°A: qhdmvro
8ºB: wa5umlw
*Semana 15/05/2020 a
18/05/2020*
Revisão de Atividades!
Alunxs, quem já
entregou TODAS as atividades, parabéns!!!
Quem não entregou
ainda, estou aceitando até 25/05/2020! Um super beijo!
*Semana
11/05/2020 a 15/05/2020*
TEMA:
Planejando o Futuro – Quem está comigo?
HABILIDADES:
- Capacidade de planejar seu projeto de vida; - Capacidade de desenvolver o
processo de autoconhecimento que fundamente escolhas futuras relacionadas ao
mundo do trabalho.
1 – Observe a tirinha,
reflita e em seguida responda as questões.
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Tirinha |
a) Escreva o que você entendeu sobre a tirinha.
b) Você se identifica
com a Mafalda? Por quê?
c) Em sua opinião,
quais ações a Mafalda precisaria realizar para alcançar um bom planejamento?
d) Como você faz para
estabelecer metas em sua vida?
e) Como você organiza
suas tarefas em casa?
2 – Elabore uma pequena
redação: Reflita sobre seus sonhos e como você irá alcançá-los, existe a
possibilidade de alguém lhe ajudar nessa jornada?
3 – Qual é a
importância das pessoas que estão a nossa volta? Atenção, no mínimo 15 linhas.
Tema: Quem está comigo?
Formas
de Entrega:
Digitação
Por e-mail: danielapinheiro@prof.educacao.sp.gov.br
ou
Pelo
Google Classroom
Dúvidas
no Whatsapp (11) 9 8226-9908.
Identifique-se.
Escola, Nome completo, Ano e Turma.
Confio
em sua missão!
*Semana
04/05/2020 a 08/05/2020*
Superpoderes:
Tolerância ao estresse
Olá estudantes
navegantes!
Tudo bem? Espero que
sim.
Frase
de Hoje: Para realizar grandes conquistas, devemos não apenas agir, mas sonhar;
não apenas planejar, mas também acreditar.
Bem, hoje vamos
esquentar a cuca com um dos nossos superpoderes: Tolerância ao estresse!
A tolerância ao
estresse é um das competências socioemocionais, que nos permite manter um
equilíbrio diante de contextos adversos ou situações de risco. Para isso, é preciso
lidar com sentimentos como raiva, ansiedade e medo, por exemplo, sem que isso
abale a confiança.
Atividade 1
- Responda no seu Caderno de Diário de Práticas e Vivências. Para que eu possa
visualizar esta resposta, você tem a opção de escrever por e-mail ou enviar a
foto do caderno. Como estamos lidando com este superpoder (tolerância ao
stress) em nossa família em tempos de quarentena?
Lembre-se
que é preciso viver um dia de cada vez. Ter diálogos,
estabelecer regras básicas de convivência. Cada um terá de ter mais paciência
com o outro para manter a harmonia, ter mais tolerância e respeitar a
individualidade.
Escute o outro: É
sempre possível aprender muito com o outro. Mas, para que isso aconteça, é
preciso escutá-lo – prestando atenção e sem julgamentos. A partir disso, podem
surgir opiniões contrárias as suas. Não é preciso concordar com elas, mas é
preciso aceitar outras possibilidades de pensamento.
Respire fundo - Numa
situação de conflito interpessoal, procure controlar sua ansiedade antes de se
indispor com os demais ou tentar convencê-los de algo sob o peso da irritação.
Abaixe o tom de voz, preste atenção à sua respiração, inspire o ar
profundamente e solte bem devagar pelo nariz. Diminua o ritmo e a velocidade do
que está fazendo, concentrando-se mais em você e nas suas ações, e não nas do
outro. Isso evita que uma discussão se inicie ou piore por conta do seu estado
de ânimo.
Faça uma autoavaliação
- Muitas vezes, o que não toleramos no outro é o reflexo daquilo que não
suportamos em nós mesmos e, por ser inconsciente, não conseguimos modificar. É
essencial fazer um exercício de autoconhecimento e tornar esse fato consciente,
para, então, trabalhá-lo. É preciso se conhecer! Falarei isso o ano inteiro
hehehe.
Identificar o que
incomoda nas pessoas favorece o controle das emoções e atitudes.
Atividade 2
- Quando temos maior tolerância a situações de estresse, podemos encontrar o
caminho para manter a calma em situações difíceis, manter o equilíbrio e não
perder o controle de nossas emoções. Logo este superpoder é fundamental para
nosso PROJETO DE VIDA! Conseguimos reconhecer a frustração e saber o
significado dela para nossas atitudes, mas com uma esperança mais positiva,
mesmo quando as coisas não acontecem do jeito que esperávamos. Assim, pode ser
reduzida a probabilidade de ansiedade e ampliar as situações de bem-estar.
Assista ao seguinte
filme:
Escritores
da liberdade.
É um filme de 2007, o
nome em inglês é Freedom Writers. Conta uma história baseada em fatos reais,
com base no livro Diário dos Escritores da Liberdade (1999). Este diário foi
desenvolvido por jovens como você, estimulados por Erin a representar nestes cadernos
suas trajetórias existenciais. POR ISSO SEMPRE MANTENHA SEU DIÁRIO DE PRÁTICAS
E VIVÊNCIAS, É UM TESOURO VALIOSO. No filme, estes textos despertam nos
estudantes uma visão diferente do outro, até então visto apenas como o inimigo.
Eles percebem que, entre eles, há mais coisas em comum do que poderiam
imaginar. Precisamos aprender a tolerar e a respeitar.
Responda:
1) Qual o nome da
professora personagem principal do filme?
2) Qual o nome da
escola onde se passa o filme?
3) O que faz com que os
alunos se tornem tensos, irritados?
4) A professora se
decepciona ao se deparar com o cenário na escola?
5) O que a professora
percebe sobre os outros funcionários da escola?
6) Os alunos se mostram
preconceituosos ? Se sim. Aponte um acontecimento que comprova.
7) Qual a profissão do
pai da professora?
8) Qual a atitude da
professora diante do cenário caótico?
9) Que evento da
história da humanidade que a professora usa como comparação para os conflitos
raciais do colégio?
10 )Qual a posição
final dos alunos?
11 )Que mais outras
lições podemos tirar do filme para nosso Projeto de Vida?
Formas
de Entrega:
Digitação
Por e-mail: danielapinheiro@prof.educacao.sp.gov.br
ou
Pelo
Google Classroom
Dúvidas
no Whatsapp (11) 9 8226-9908.
Identifique-se.
Escola, Nome completo, Ano e Turma.
Confio
em sua missão!
*Semana
27/04/2020 a 01/05/2020*
Olá alunos (as), talvez
tenha passado pela sua cabeça o desejo de ter o superpoder de acabar com o
coronavírus em um piscar de olhos e voltar ao dia a dia normal com seus e suas
amigos (as) na escola... Seria ótimo, certo? Mas às vezes enfrentamos situações
que fogem ao nosso controle, como acontece agora e, para superarmos as
dificuldades, várias competências são úteis. Além de seguirmos as orientações
de prevenção ao coronavírus, podemos acionar as competências socioemocionais
como tolerância ao estresse, tolerância à frustração e várias outras.
Que tal usar as
competências socioemocionais para ajudá-lo(a) nesses dias? Convidamos você para
uma missão extraordinária que se torna parte do Desafio dos Superpoderes.
Para cumprir a “Missão
Extraordinária - Vamos juntos!”, você precisa seguir 3 passos:
(1) Identificar, a cada
semana, o principal desafio que está enfrentando e qual competência
socioemocional é mais necessária para lidar com essa situação.
Exemplos de
Competências: determinação, organização, foco, persistência, responsabilidade,
iniciativa social, curiosidade para aprender, imaginação criativa, tolerância
ao estresse, tolerância à frustração .
(2) Refletir sobre
quais os benefícios de acionar alguma destas competências socioemocionais para
superar o desafio que está sendo enfrentado.
(3) Fazer registros
trazendo exemplos de como está colocando na prática.
MISSÃO
1-
mantenha seu Diário de Práticas e Vivências atualizado!
Esse Diário é um grande
aliado no seu desenvolvimento socioemocional e na construção de seu Projeto de
Vida.
Registre
em seu Diário de Práticas e Vivências como está se sentindo, como as mudanças
recentes, relacionadas ao coronavírus, têm impactado seu dia a dia, se sente
falta da escola, quais os principais desafios que está enfrentando em sua casa
e como isso se relaciona com seu Projeto de Vida e com o processo de
desenvolvimento socioemocional que está vivendo.
Dica de ouro - leia e
releia quantas vezes forem necessárias às definições e rubricas das
competências socioemocionais! Você encontra essas informações no “Caderno de
Respostas”, nas últimas páginas do Caderno do Estudante. Consulte esse material
sempre que necessário.
MISSÃO
2
– Você sabe o que é Arteterapia? Pelo nome já deve ter percebido que envolve a
terapia por meio da Arte.
Neste sentido, podemos
trabalhar com as nossas emoções, afim de que possamos melhorar a qualidade das
relações humanas, afinal estamos em um período de distanciamento social,
estamos mais próximos de nossa família e distantes dos nossos amigos e
professores. O fator emocional é essencial em todo ser humano, nos ajudar a ser
mais conscientes das situações difíceis, e ajuda no nosso desenvolvimento
pessoal.
A arteterapia se
preocupa com a pessoa. Permite que a por meio dela, possamos ter desejo de
mudança e que consequentemente ajuda no nosso Projeto de Vida, por meio da
produção criativa.
Sabemos que a Arte é
uma forma de comunicação que nos ajuda expressar e comunicar sentimentos,
facilitando a reflexão, a comunicação, e permitindo as mudanças necessárias no
comportamento.
As artes visuais são as
utilizadas na terapia: pintura, barro, colagem, artes cênicas como a atuação,
contos, teatro da lembrança, jogos de função, marionetes. Com a música se
utiliza o ritmo, sons, voz, instrumentos, e na escrita podem ser utilizados
diferentes gêneros. A arteterapia é uma forma de dizer a verdade brincando com
o simbólico.
E sempre buscando o
olhar positivo diante dos fatos atuais, ainda que o planeta esteja focado em
combater a pandemia de Covid-19, você percebeu que a poluição e as emissões de
gases de efeito estufa caíram consideravelmente como consequência da diminuição
da atividade econômica, cancelamento de voos e menor circulação de carros? A
Natureza está Feliz e Agradece!!!! Em consequência disso, do ar inspirado por
nossos pulmões esta mais leve.
Agora você usará a
criatividade e fará a seguinte Arte no Caderno de Práticas e Vivências.
Na primeira linha do
caderno, ou no início da página escreva o seguinte tema: Viva em harmonia com a
Natureza.
Para a arte, você
precisará da sua criatividade, cola, canetinhas coloridas, folhas secas, grãos
de feijão, arroz, ou qualquer grão que tiver em sua casa. Não precisa comprar
nada. #ficaemcasa #economiafinanceira
Forme símbolos, que
represente a Natureza, como arvores insetos, animais, sol, céu e etc.
Formas
de Entrega:
Digitação
Por e-mail: danielapinheiro@prof.educacao.sp.gov.br
ou
Pelo
Google Classroom
Dúvidas
no Whatsapp (11) 9 8226-9908.
Identifique-se.
Escola, Nome completo, Ano e Turma.
Confio
em sua missão!
*Semana
30/03/2020 a 03/04/2020*
Olá alunos (as), vocês
estão de parabéns pelas devolutivas. Estou muito feliz pelo engajamento de
todos. Além da avaliação, conta como presença e participação.
Independentemente das
circunstâncias, não desanime. Seja persistente e nunca desista de seus sonhos e
objetivos, mesmo quando as coisas não saírem da forma como você planejou.
Lembre-se de que as possíveis frustrações podem e devem ser o combustível
motivador para continuar lutando e recomeçando quantas vezes forem necessárias!
Envie a atividade
abaixo ou pelo Whatsapp (11) 98226-9908 e no
e-mail:danielapinheiro@prof.educacao.sp.gov.br.
https://docs.google.com/forms/d/1FPVpsgZGwzasb-aAlR4q4gT7O-mW256AvfHjyOlJz4o/prefill
*Semana
23/03/2020 a 27/03/2020*
Whatsapp (11) 98226-9908 ou no e-mail:danielapinheiro@prof.educacao.sp.gov.br
*** CADA ATIVIDADE VALE 10 (DEZ) PONTOS
Formas de Entrega:
Digitação Por e-mail: danielapinheiro@prof.educacao.sp.gov.br ou
Pelo Google Classroom
Dúvidas no Whatsapp (11) 9 8226-9908.
Identifique-se. Escola, Nome completo, Ano e Turma.
Confio em sua missão!