Aqui vai algumas instruções das atividades que serão realizadas durante esse período sem aulas presenciais:
1- Todo conteúdo que estiver aqui tem que ser registrada no caderno para depois ser vistada ao retorno das aulas
2 - Toda atividade para nota feita no caderno e tirada uma foto e mandado por este meu e-mail: rosenea@professor.educacao.sp.gov.br
3 - Se tiver material extra, será colocado um link e o aluno terá que fazer um relatório sobre o tema do link
4 - Claro aquele aluno que perdeu uma das atividades feita em sala de aula, terá a oportunidade de fazer.
POTENCIAÇÃO
A potenciação ou exponenciação é
a operação matemática que representa a multiplicação de fatores iguais. Ou
seja, usamos a potenciação quando um número é multiplicado por ele mesmo várias
vezes.
Para melhor entender a potenciação, no caso do
número 23 (dois elevado a terceira potência ou dois elevado ao
cubo), tem-se:
23 =
2.2.2 = 4.2 = 8
Sendo, 2:base, 3:expoente e 8:Potência (resultado do produto)
52(cinco elevado
ao quadrado): 5 x 5 = 25
33(três elevado ao
cubo): 3 x 3 x 3 = 27
Propriedades da
Potenciação
SP FAZ ESCOLA - CADERNO DO ALUNO (ENTREGAR ATÉ 25 DE MARÇO)
ATIVIDADE 1 - PAGINAS 23 E 24
RESPONDER AS QUESTÕES 1.1 A 1.9
RADICIAÇÃO
ATIVIDADE 1 - PAGINAS 23 E 24
RESPONDER AS QUESTÕES 1.1 A 1.9
RADICIAÇÃO
Radiciação é o método matemático inverso à potenciação.
Enquanto os cálculos com potências são determinados pela multiplicação de
elementos iguais sucessivas vezes, a radiciação procura quais são esses
elementos.
Em 11², por
exemplo, temos: 11² = 11.11 = 121. Neste caso, dizemos que √121 = 11. Isto é, um termo que
multiplicado por ele mesmo duas vezes resultou em 121.
A formação de
uma raiz é:

Observação: Se o
radicando for negativo e o índice um valor par, não existe solução para essa
raiz dentro do conjunto dos números reais.
Regras da Radiciação

Simplificação de Radicais
Os cálculos da radiciação podem ser
simplificados através de algumas mudanças em seus radicais. Vejamos como
funciona:
Dado a ∛216,
temos:
Primeiro efetue a decomposição dos
fatores primos:
216 | 2
108 | 2
54 | 2
27 | 3
9 | 3
3 | 3
1
Depois coloque o resultado da fatoração em
potência:
216 = 2.2.2.3.3.3 = 2³. 3³
Por fim, aplique as propriedades da
radiciação com a potência já aplicada no radical:
∛216
∛2³. 3³
∛(2.3)³
∛6³ = 6
Operações com Radicais
As operações matemáticas básicas
também servem na radiciação. O método mais recorrente é pela fatoração/ decomposição
de números primos, mas quando os radicais são semelhantes os cálculos são
simples.
Adição e subtração
A identificação da igualdade ou
disparidade entre os índices e radicandos é fundamental para a adição e
subtração. Ou seja:
15 ⁶√3 + 63 ⁶√3 = 78 ⁶√3
133 ⁵√13 – 95 ⁵√13 = 38 ⁵√13
Com a presença de radicais diferentes
aplica-se a decomposição:
2√3 + 5 √12 =
2√3 + 5 √ (2.2.3) =
2√3 + 5 √ 2². 3 =
2√3 + 5 √2². √3 =
2√3 + 5 . 2 √3 =
2√3 + (5.2) √3 =
2√3 + 10 √3 = 12√3
2√3 + 5 √ (2.2.3) =
2√3 + 5 √ 2². 3 =
2√3 + 5 √2². √3 =
2√3 + 5 . 2 √3 =
2√3 + (5.2) √3 =
2√3 + 10 √3 = 12√3
Multiplicação e divisão
Já na multiplicação e divisão de radicais
deve-se conservar a raiz e realizar as operações básicas com os radicandos:
∛7 . ∛9 = ∛ (7 .9) = ∛63
⁵√150: ⁵√30 = ⁵√(150 : 30) = ⁵√5
Com radicais de índices distintos
deve-se igualá-los:
∛7 . √3 = ³ˣ²√7 ¹ˣ² . ²ˣ³√3¹ˣ³ = ⁶√49
. ⁶√27 = ⁶√1323
∛4 : ⁵√2 = ³ˣ⁵ √4 ¹ˣ⁵ : ⁵ˣ³ √2 ¹ˣ³
= ¹⁵√(1024 : 8) = ¹⁵√128
SP FAZ ESCOLA - CADERNO DO ALUNO (ENTREGAR ATÉ 31 DE MARÇO)
ATIVIDADE 2 - PAGINA 24
RESPONDER AS QUESTÕES 2.1, 2.3, 2.4 E 2.5
ATIVIDADE 3 - PAGINA 25
RESPONDER AS QUESTÕES 3.1, 3.2 e 3.3
SP FAZ ESCOLA - CADERNO DO ALUNO (ENTREGAR ATÉ 31 DE MARÇO)
ATIVIDADE 2 - PAGINA 24
RESPONDER AS QUESTÕES 2.1, 2.3, 2.4 E 2.5
ATIVIDADE 3 - PAGINA 25
RESPONDER AS QUESTÕES 3.1, 3.2 e 3.3