Estejam atentos para as datas de entrega das atividades!
Preparei um resumo das aulas do Centro de Mídias, está disponível abaixo para caso tenha alguma dúvida sobre o conteúdo.
E disponibilizo os links das duas últimas aulas no Centro de Mídias SP caso alguém não assistiu.
Resumo das aulas Centro de Mídia (11 e 12 de Maio)
Habilidades desenvolvidas: (EF06CI03) – Selecionar métodos adequados para a separação de diferentes sistemas heterogêneos a partir da investigação e identificação de processos de separação de materiais de uso cotidiano, bem como pesquisar sobre procedimentos específicos tais como a produção de sal de cozinha e a destilação do petróleo. E habilidade (EF06CI02) – Observar, identificar e registrar evidências de transformações químicas decorrentes da mistura de diversos materiais, ocorridas tanto na realização de experimentos quanto em situações do cotidiano, como a mistura de ingredientes para fazer um bolo, mistura de vinagre com bicarbonato de sódio, como também pelo conhecimento, por meio de publicação eletrônica ou impressa, de situações relacionadas ao sistema de produção.
Separação de misturas
Desde muito tempo, o ser humano sentiu necessidade de separar os componentes das misturas. Na Pré-História, por exemplo, os seres humanos separavam pedra de terra para a confecção de suas ferramentas; folhas dos frutos que eram coletados no chão da mata e serviam como alimento.
Nos
dias atuais, a necessidade de separar os componentes das misturas ainda existe.
A diferença é que as necessidades são outras e contamos com novas técnicas de
separação. Separamos sal da água do mar, essências e corantes de folhas e
flores, celulose da madeira e uma infinidade de substâncias das mais variadas
misturas.
Atualmente,
contamos com técnicas que possibilitam a separação dos componentes de praticamente
qualquer tipo de mistura, bastando conhecer o estado físico e as
características do que desejamos separar.
A separação dos componentes das misturas se dá por processos físicos e químicos. A seguir, vamos estudar alguns desses processos.
Catação
Na catação, a separação dos componentes de uma mistura ocorre manualmente. Para tanto, os componentes devem ser sólidos e formar uma mistura heterogênea, sendo facilmente distinguidos visualmente uns dos outros. Um exemplo de separação por catação é a escolha de feijões. Por esse método, são selecionados apenas os feijões que estão em bom estado para cozinhá-los.
Decantação
Esse tipo de separação é possível para as misturas heterogêneas formadas por componentes sólidos suspensos em um solvente líquido ou gasoso, ou por componentes líquidos que não se misturam. Um exemplo é a mistura de areia e água. No tratamento de água ou de esgoto, esse processo é utilizado para separar os materiais sólidos, como as partículas de sujeira, que podem estar na água. Para usar a decantação como método de separação, um dos componentes da mistura deve ser mais denso que os demais, indo para o fundo do recipiente.
Centrifugação
A centrifugação também é usada para separar componentes de misturas heterogêneas formadas por sólidos e líquidos. Nela, é usada uma centrífuga ou outro equipamento que faça centrifugação, um movimento rápido de rotação, para o material mais denso se depositar no fundo do recipiente. A centrifugação é uma maneira de acelerar o processo de decantação. Exemplos: Muitas máquinas de lavar roupa possuem função de centrifugação, que retira o excesso de água das roupas e permite que elas sequem mais rápido. Devido ao movimento de rotação, a água sai do tecido, sendo recolhida em um recipiente, de onde vai para uma mangueira, saindo da máquina, enquanto as roupas ficam no tambor. Em laboratórios de análises clínicas, há centrífugas que são usadas para o processamento das amostras de sangue. Nessas máquinas, são colocados os tubos com a amostra de sangue e, quando acionadas, elas giram em alta rotação e aceleram o processo de separação da parte líquida do sangue (plasma) dos componentes sólidos (células e fragmentos celulares).
Filtração
A
filtração também é indicada para separar os componentes de misturas
heterogêneas formadas por sólidos e líquidos. Esse procedimento é realizado com
o uso de um filtro que permite que o líquido escorra, enquanto as partículas
sólidas ficam retidas nele.
Outros tipos de misturas também podem ser separados por filtração, desde que um de seus componentes possa ser retido por um filtro. Exemplo, coar o café.
Evaporação
A evaporação é usada para separar misturas homogêneas ou heterogêneas formadas de sólidos e líquidos. Esse processo é espontâneo e ocorre de maneira lenta e gradual. O líquido que faz parte da mistura, devido ao calor do Sol, por exemplo, muda de estado físico e passa para o estado gasoso, se dispersando na atmosfera. Portanto, a evaporação é usada quando se tem interesse no componente sólido da mistura, uma vez que a parte líquida se transforma em gás e vai para a atmosfera. A evaporação é um dos processos usados para obter o sal de cozinha. Nas salinas, parte da água do mar é represada em tanques largos e rasos. O sol aquece essa água, fazendo-a evaporar. Ao final da evaporação, resta nos tanques apenas o sal.
Destilação
A destilação é um método de separação bastante empregado em laboratórios e indústrias. Esse processo é geralmente usado para separar componentes de uma mistura homogênea. Suponha que temos uma mistura homogênea de sal e água. Para separá-la por meio da destilação, nos laboratórios, essa mistura é aquecida em um balão de vidro e a água entra em ebulição, passando do estado líquido para o gasoso. O vapor de água vai para o condensador, parte do equipamento que é resfriada por água corrente. Ao ser resfriado, o vapor de água muda de estado físico, passando de gasoso para líquido, o qual é recolhido em um recipiente. Ao final da destilação, tanto o líquido como o sólido podem ser recolhidos em partes diferentes do equipamento.
Destilação fracionada
A destilação
fracionada se baseia nas diferentes temperaturas de ebulição das
diversas substâncias que compõem uma mistura homogênea. Esse processo é usado,
por exemplo, na separação dos diversos componentes do petróleo.
O
petróleo é extraído da natureza e levado para as refinarias. Nas refinarias há
colunas (ou torres) de fracionamento com vários pratos ou bandejas horizontais,
cada um a uma temperatura diferente. O petróleo aquecido passa para o estado
gasoso e os gases sobem pela coluna. Quando um componente do petróleo chega a
uma parte da coluna que tem uma temperatura menor que sua temperatura de
ebulição, ele se condensa e é recolhido nos pratos. Dessa forma, em cada prato
condensa-se uma fração de petróleo formada por compostos com temperaturas de
ebulição diferentes, sendo extraídos os vários produtos: gasolina, querosene, óleo
diesel, gás de cozinha, entre outros.
Transformação da matéria
A matéria é tudo
aquilo que tem massa e volume. Diferentes substâncias formam as misturas. Os
cientistas estão sempre pesquisando maneiras de separar misturas e combinar
substâncias para obter materiais que nos sejam úteis. O plástico, por exemplo,
é feito com substâncias presentes no petróleo, que é uma mistura homogênea.
Podemos dizer que, no mundo, a matéria sempre sofre transformações, seja por ação de processos e fenômenos naturais seja pela ação humana. Porém, nem toda transformação leva à formação de novas substâncias. Sendo assim, é possível distinguir dois tipos de transformação: a física e a química.
v Transformações
físicas: são aquelas que não formam novas substâncias, ou seja,
antes, durante e após a ocorrência de uma transformação física, as substâncias
que constituem a matéria serão exatamente as mesmas.
As mudanças de estado físico são sinais que caracterizam uma transformação física, isso significa dizer que nos estados sólido, líquido e gasoso não ocorrem mudanças na composição da matéria e sim mudanças na estrutura da matéria. Ao colocar a água líquida no congelador, ela muda de estado físico, passando de líquido para sólido, formando os cubos de gelo. Nessa mudança, no entanto, a água continua sendo água, por isso é uma transformação física. Ao cortar uma folha de papel, os pedaços continuam sendo papel, ou seja, não há formação de novas substâncias.
v Transformações químicas: são aquelas que formam novas substâncias.
A queima de um pedaço
de papel é exemplo de transformação química. Ao final, podemos ter a impressão
de que o papel desapareceu, mas não é isso o que acontece. Na verdade, a queima
do papel produz novas substâncias.
Algumas
transformações físicas são reversíveis, ou seja, podem ser desfeitas,
permitindo obter novamente o material original. No exemplo do gelo, se
quisermos obter a água líquida novamente, basta retirá-lo do congelador e
aguardar alguns minutos (considerando que a temperatura ambiente seja maior que
a do congelador).
Em relação às
transformações químicas, existem algumas evidências que podem indicar a sua
ocorrência:
• Liberação de calor,
como acontece na queima do papel.
• Mudança de cor,
como ocorre quando um pouco de alvejante cai em um tecido.
• Liberação de gases, como ocorre quando adicionamos um comprimido efervescente a um copo com água.
Atividade 5
1) Identifique qual método utilizado para separar as misturas abaixo.
a) Obtenção de sal a partir da água do mar
b) Separação da areia grossa da fina
c) Separar substâncias de maior densidade de outras de menor densidade utilizando água corrente (ou outro líquido)
d) Obtenção do café a partir do pó e água quente
2) Considere as seguintes tarefas realizadas no dia-dia de uma cozinha e indique aquelas que envolvem transformações químicas.
1. Acender um fósforo
2. Aquecer uma panela de alumínio
3. Queimar o papel
4. Fazer gelo
5. Queimar açúcar para fazer caramelo
Assinale a alternativa correta.
a) 1, 3 e 4
b) 2 e 4
c) 1, 3 e 5
d) 3, 2 e 5
3) Quando a matéria sofre uma transformação qualquer, diz-se que ela sofreu um fenômeno, que pode ser físico ou químico.
Nesse sentido, indique aqueles que envolvem os fenômenos físicos.
a) Derretimento das geleiras
b) Degradação dos alimentos no organismo
c) Ação dos medicamentos no organismo
d) Produção de energia solar
Resumo das aulas Centro de Mídia 11 e 12/05/2020
Habilidades desenvolvidas: (EF09CI01) Investigar as mudanças de estado físico da matéria para explicar e representar essas transformações com base no modelo de constituição submicroscópica. E habilidade (EF09CI02) – Identificar e comparar quantidades de reagentes e produtos envolvidos em transformações químicas, estabelecendo a proporção entre as suas massas.
Eletrosfera em camadas
O
modelo atômico de Rutherford seguiu sendo aprimorado a partir do trabalho de
outros cientistas e recebeu contribuições de um ramo então novo da ciência: a
Física Quântica. Um desses colaboradores foi o físico dinamarquês Niels Bohr
(1885-1962), que ajudou a elucidar diversas características da eletrosfera.
Com
base em seus próprios estudos e no de outros físicos quânticos, como o escocês
James Clerk Maxwell (1831-1879) e o alemão Albert Einstein (1879-1955), Bohr
concluiu que os elétrons se organizam em camadas (ou níveis) ao redor do
núcleo. Cada uma dessas camadas pode comportar até um certo número de elétrons.
Além disso, quanto mais afastada uma camada for do núcleo, mais energia seus
elétrons possuem.
Os estudos sobre o átomo não pararam por aqui. Ao longo de todo o século XX e no decorrer do nosso século XXI, novas descobertas foram feitas, e já sabemos muito mais sobre as partículas que formam a matéria.
Representação simplificada do modelo atômico
de Rutherford-Bohr, com a eletrosfera vista em corte e o núcleo ampliado. Note
que os elétrons se organizam em camadas; neste exemplo, estão ilustradas duas
camadas, denominadas K (mais interna) e L.
Transformações da matéria
Na natureza, a matéria passa por inúmeras transformações. Pense nas suas tarefas cotidianas: tomar um banho quente, preparar um suco, usar um automóvel, comer uma fruta, por exemplo, envolvem diferentes transformações da matéria. Algumas transformações são físicas, como as mudanças de estado físico, e outras são químicas, quando há formação de novas substâncias a partir de outras. Vamos entender um pouco melhor essas transformações considerando o que acontece no nível submicroscópico, isto é, com os átomos que formam a matéria.
Transformações
físicas
Nas transformações físicas as alterações sofridas pela matéria não provocam nenhuma modificação na sua composição (substâncias que formam o material), ou seja, antes, durante e após a ocorrência de uma transformação física, as substâncias que constituem a matéria serão exatamente as mesmas. Exemplos, quebrar ou amassar um objeto; derreter um metal; condução de corrente elétrica; derretimento do gelo; evaporação dá água; entre outros. As mudanças de estado físico são sinais que caracterizam uma transformação física, isso significa dizer que nos estados sólido, líquido e gasoso não ocorrem mudanças na composição da matéria e sim mudanças na estrutura da matéria.
Transformações
químicas
Nas
transformações físicas as alterações sofridas pela matéria que provocam
modificação na sua composição, ou seja, as substâncias que formam a matéria
antes da ocorrência de um fenômeno químico são diferentes das substâncias que
compõem a matéria após o fenômeno. Exemplos, cozimento do bolo; produção do vinho e etanol; apodrecimento das frutas,
cozimento do ovo; formação de ferrugem; entre outros. Temos alguns sinais
que identificam uma transformação química, por exemplo, mudança de cor;
formação de um sólido; efervescência; produção de fumaça; entre outros.
Atualmente,
são conhecidas mais de 143 milhões de substâncias químicas distintas, e cada
uma delas é formada por uma combinação diferente de elementos químicos ou por
átomos de um mesmo elemento químico. Cada substância é representada por uma
fórmula química própria, que informa os elementos químicos que a compõem, bem
como a quantidade de cada um.
Uma molécula de gás oxigênio, por exemplo, é formada por dois átomos do elemento químico oxigênio (O); sua fórmula química, portanto, é O2. A água, por sua vez, é formada por dois átomos de hidrogênio (H) combinados a um átomo de oxigênio (O); com isso, a fórmula química da água é H2O.
Reações químicas
As
reações químicas levam à formação de uma ou mais substâncias a partir de outra(s).
As substâncias formadas são chamadas produtos,
enquanto as substâncias que as formaram são os reagentes. As reações químicas podem ser representadas por meio de equações químicas, como no exemplo
seguinte:
C(s) + O2(g) à CO2 (g)
Reagentes Produtos
Nas equações químicas, uma seta aponta dos reagentes para os produtos, indicando o sentido da reação. A equação acima representa a formação de dióxido de carbono (CO2) a partir de carbono (C) e gás oxigênio (O2). Note que há letras entre parênteses acompanhando cada uma das substâncias; elas indicam se a substância se encontra no estado sólido (s), líquido (l) ou gasoso (g), ou se está em solução aquosa (aq).
Em
todas as reações químicas, os átomos dos reagentes se rearranjam. A reação
acima, por exemplo, pode ser representada pelo modelo de partículas da seguinte
maneira:
Note
que a ligação entre os átomos de oxigênio foi desfeita e, em seguida, eles se
ligaram ao átomo de carbono, formando o dióxido de carbono. Neste exemplo, todas
as ligações químicas são covalentes.
As
reações químicas podem ser classificadas de acordo com diferentes critérios. Vamos
analisar dois tipos: a síntese e a decomposição.
Nas
reações de síntese (ou adição), um produto é formado pela reação entre dois
ou mais reagentes. A formação do gás carbônico, apresentada anteriormente, é um
exemplo de reação de síntese.
Nas
reações de decomposição (ou análise), um reagente dá origem a dois ou mais
produtos. Um exemplo é a decomposição do carbonato de cálcio, que origina óxido
de cálcio e gás carbônico, segundo a equação a seguir. Esse processo é bastante
utilizado na indústria para obtenção de óxido de cálcio, também conhecido como
cal viva, que é empregada na construção civil.
O triângulo sobre a seta de
reação é o símbolo químico para aquecimento.
Atividade 5
1) No
núcleo de um átomo, encontram-se partículas de carga elétrica positiva,
denominada _____________, e partículas sem carga elétrica,
chamadas______________.
2) Considere
os fenômenos abaixo:
1.
Dissolução do sal de frutas;
2.
Produção de caramelo a partir do açúcar;
3.
Desaparecimento de bolinhas de naftalina colocadas em armários;
4.
Cândida em tecido colorido;
5.
Fabricação de fios de cobre a partir de uma barra de cobre;
6. Queima de um pedaço de madeira.
Quais deles são fenômenos químicos ou transformações químicas?
a) 1, 2, 4, 6.
b)
1, 2, 3,
5.
c)
Apenas 6.
d)
Todos são
fenômenos químicos.
3) Quantos átomos forma uma
molécula de gás Oxigênio?
4) A reação abaixo, representa a
formação do cromato de chumbo II, que é um pigmento amarelo usado em tintas.
Indique quem são os produtos e reagentes da equação abaixo.
Pb(CH3COO)2 + Na2CrO4 → PbCrO4 + 2 NaCH3COO
a) Os produtos são: Pb(CH3COO)2 + Na2CrO4 e os
reagentes são: PbCrO4 + 2 NaCH3COO
b) Os reagentes são: Pb(CH3COO)2 + Na2CrO4 e os
produtos são: PbCrO4 + 2 NaCH3COO
c) Os reagentes são: Na2CrO4 e os
produtos são: 2 NaCH3COO
d) Os produtos são: PbCrO4 e os reagentes são: Pb(CH3COO)2
Fiquem atentos a data de entrega das atividades!
Quem não assistiu, o vídeo está disponível abaixo.
Atividade 4
1) Classifique em mistura homogênea ou mistura heterogênea:
a) Mistura de água + óleo =
b) Mistura de água + sal =
c) Mistura de água + óleo + arroz =
d) Café =
2) Complete as seguintes frases.
a) A mistura apresenta mais de uma fase:________________
b) A mistura apresenta uma única fase:_____________________
c) Cada aspecto da mistura heterogênea denomina-se:__________________
Atividade 4
a)
Demócrito |
( ) Seu modelo atômico era semelhante a uma
bola de bilhar. |
b)
Thomson |
( ) Seu modelo atômico era semelhante a um “pudim
de passas”. |
c)
Rutherford |
( ) Foi o primeiro a utilizar a palavra átomo. |
d)
Dalton |
( ) Criou um modelo para o átomo semelhante
ao sistema solar. |
Coronavírus
no Brasil – De acordo com um levantamento feito pelo grupo de estudo
epidemiológico do Instituto Butantan em parceria com especialistas do centro
de contingência do governo, a taxa de contágio pelo novo Covid-19 caiu de
quase seis pessoas para menos de duas no estado de São Paulo depois de
adotadas algumas medidas pelo governo. |
- Materiais que serão utilizados:
- Palha de Aço (Bombril);
- Água Sanitária (cândida);
- Frasco Transparente.
- Opcional: Clips de metal ou prego.
Atualizada em 28/04/2020.
Para responder as atividades é importante ler o material com atenção.
9° anos A, B e C.
Ela deve ser entregue por um destes canais: e-mail (silvia.roswell@gmail.com) ou respondida através do link https://forms.gle/f18YVQ7viC9msbRb7
Após observar a tabela abaixo, indique os valores das massas que substituiriam corretamente as lacunas nessas reações:
Atualizada em 28/04/2020.
Atenção galera que não realizou essa atividade!
Ela deve ser entregue por um destes canais: e-mail (silvia.roswell@gmail.com) ou respondida através do link https://forms.gle/z6ZMRjkub7MXmZzi6.
d) Água + óleo + areia; granito; e água mineral
2) Analise a imagem com atenção.
b) Ferro
Ela deve ser entregue por um destes canais: e-mail (silvia.roswell@gmail.com) ou respondida através do link https://forms.gle/fhpM5EvgBUG8m8pQ6
b) Cloro
c) Enxofre
d) Flúor
2) Um átomo, cujo número atômico é 53, está classificado na Tabela Periódica como:
a) Metal
b) Gás Nobre
c) Não metal
d) Metal alcalino