Ciências - Silvia

Atividades de 13 à 20 de Maio

Oi turma!

Estejam atentos para as datas de entrega das atividades!

Preparei um resumo das aulas do Centro de Mídias, está disponível abaixo para caso tenha alguma dúvida sobre o conteúdo.

E disponibilizo os links das duas últimas aulas no Centro de Mídias SP caso alguém não assistiu.


6° anos A e B. 

Aulas CMSP - Separação de Misturas: https://youtu.be/PMCE_hcPLTI       E   Transformações Químicas: https://youtu.be/3TY3W8hF46U

Resumo das aulas Centro de Mídia (11 e 12 de Maio)

 Habilidades desenvolvidas: (EF06CI03) – Selecionar métodos adequados para a separação de diferentes sistemas heterogêneos a partir da investigação e identificação de processos de separação de materiais de uso cotidiano, bem como pesquisar sobre procedimentos específicos tais como a produção de sal de cozinha e a destilação do petróleo. E habilidade (EF06CI02) – Observar, identificar e registrar evidências de transformações químicas decorrentes da mistura de diversos materiais, ocorridas tanto na realização de experimentos quanto em situações do cotidiano, como a mistura de ingredientes para fazer um bolo, mistura de vinagre com bicarbonato de sódio, como também pelo conhecimento, por meio de publicação eletrônica ou impressa, de situações relacionadas ao sistema de produção.

                                             Separação de misturas

 Desde muito tempo, o ser humano sentiu necessidade de separar os componentes das misturas. Na Pré-História, por exemplo, os seres humanos separavam pedra de terra para a confecção de suas ferramentas; folhas dos frutos que eram coletados no chão da mata e serviam como alimento.

Nos dias atuais, a necessidade de separar os componentes das misturas ainda existe. A diferença é que as necessidades são outras e contamos com novas técnicas de separação. Separamos sal da água do mar, essências e corantes de folhas e flores, celulose da madeira e uma infinidade de substâncias das mais variadas misturas.

Atualmente, contamos com técnicas que possibilitam a separação dos componentes de praticamente qualquer tipo de mistura, bastando conhecer o estado físico e as características do que desejamos separar.

A separação dos componentes das misturas se dá por processos físicos e químicos. A seguir, vamos estudar alguns desses processos.

Catação

Na catação, a separação dos componentes de uma mistura ocorre manualmente. Para tanto, os componentes devem ser sólidos e formar uma mistura heterogênea, sendo facilmente distinguidos visualmente uns dos outros. Um exemplo de separação por catação é a escolha de feijões. Por esse método, são selecionados apenas os feijões que estão em bom estado para cozinhá-los.

Decantação

Esse tipo de separação é possível para as misturas heterogêneas formadas por componentes sólidos suspensos em um solvente líquido ou gasoso, ou por componentes líquidos que não se misturam. Um exemplo é a mistura de areia e água. No tratamento de água ou de esgoto, esse processo é utilizado para separar os materiais sólidos, como as partículas de sujeira, que podem estar na água. Para usar a decantação como método de separação, um dos componentes da mistura deve ser mais denso que os demais, indo para o fundo do recipiente.

Centrifugação

A centrifugação também é usada para separar componentes de misturas heterogêneas formadas por sólidos e líquidos. Nela, é usada uma centrífuga ou outro equipamento que faça centrifugação, um movimento rápido de rotação, para o material mais denso se depositar no fundo do recipiente. A centrifugação é uma maneira de acelerar o processo de decantação. Exemplos: Muitas máquinas de lavar roupa possuem função de centrifugação, que retira o excesso de água das roupas e permite que elas sequem mais rápido. Devido ao movimento de rotação, a água sai do tecido, sendo recolhida em um recipiente, de onde vai para uma mangueira, saindo da máquina, enquanto as roupas ficam no tambor. Em laboratórios de análises clínicas, há centrífugas que são usadas para o processamento das amostras de sangue. Nessas máquinas, são colocados os tubos com a amostra de sangue e, quando acionadas, elas giram em alta rotação e aceleram o processo de separação da parte líquida do sangue (plasma) dos componentes sólidos (células e fragmentos celulares).

Filtração

A filtração também é indicada para separar os componentes de misturas heterogêneas formadas por sólidos e líquidos. Esse procedimento é realizado com o uso de um filtro que permite que o líquido escorra, enquanto as partículas sólidas ficam retidas nele.

Outros tipos de misturas também podem ser separados por filtração, desde que um de seus componentes possa ser retido por um filtro. Exemplo, coar o café.

Evaporação

A evaporação é usada para separar misturas homogêneas ou heterogêneas formadas de sólidos e líquidos. Esse processo é espontâneo e ocorre de maneira lenta e gradual. O líquido que faz parte da mistura, devido ao calor do Sol, por exemplo, muda de estado físico e passa para o estado gasoso, se dispersando na atmosfera. Portanto, a evaporação é usada quando se tem interesse no componente sólido da mistura, uma vez que a parte líquida se transforma em gás e vai para a atmosfera. A evaporação é um dos processos usados para obter o sal de cozinha. Nas salinas, parte da água do mar é represada em tanques largos e rasos. O sol aquece essa água, fazendo-a evaporar. Ao final da evaporação, resta nos tanques apenas o sal.

Destilação

A destilação é um método de separação bastante empregado em laboratórios e indústrias. Esse processo é geralmente usado para separar componentes de uma mistura homogênea. Suponha que temos uma mistura homogênea de sal e água. Para separá-la por meio da destilação, nos laboratórios, essa mistura é aquecida em um balão de vidro e a água entra em ebulição, passando do estado líquido para o gasoso. O vapor de água vai para o condensador, parte do equipamento que é resfriada por água corrente. Ao ser resfriado, o vapor de água muda de estado físico, passando de gasoso para líquido, o qual é recolhido em um recipiente. Ao final da destilação, tanto o líquido como o sólido podem ser recolhidos em partes diferentes do equipamento.

Destilação fracionada

A destilação fracionada se baseia nas diferentes temperaturas de ebulição das diversas substâncias que compõem uma mistura homogênea. Esse processo é usado, por exemplo, na separação dos diversos componentes do petróleo.

O petróleo é extraído da natureza e levado para as refinarias. Nas refinarias há colunas (ou torres) de fracionamento com vários pratos ou bandejas horizontais, cada um a uma temperatura diferente. O petróleo aquecido passa para o estado gasoso e os gases sobem pela coluna. Quando um componente do petróleo chega a uma parte da coluna que tem uma temperatura menor que sua temperatura de ebulição, ele se condensa e é recolhido nos pratos. Dessa forma, em cada prato condensa-se uma fração de petróleo formada por compostos com temperaturas de ebulição diferentes, sendo extraídos os vários produtos: gasolina, querosene, óleo diesel, gás de cozinha, entre outros.

Transformação da matéria

A matéria é tudo aquilo que tem massa e volume. Diferentes substâncias formam as misturas. Os cientistas estão sempre pesquisando maneiras de separar misturas e combinar substâncias para obter materiais que nos sejam úteis. O plástico, por exemplo, é feito com substâncias presentes no petróleo, que é uma mistura homogênea.

Podemos dizer que, no mundo, a matéria sempre sofre transformações, seja por ação de processos e fenômenos naturais seja pela ação humana. Porém, nem toda transformação leva à formação de novas substâncias. Sendo assim, é possível distinguir dois tipos de transformação: a física e a química.


v Transformações físicas: são aquelas que não formam novas substâncias, ou seja, antes, durante e após a ocorrência de uma transformação física, as substâncias que constituem a matéria serão exatamente as mesmas.

As mudanças de estado físico são sinais que caracterizam uma transformação física, isso significa dizer que nos estados sólido, líquido e gasoso não ocorrem mudanças na composição da matéria e sim mudanças na estrutura da matéria. Ao colocar a água líquida no congelador, ela muda de estado físico, passando de líquido para sólido, formando os cubos de gelo. Nessa mudança, no entanto, a água continua sendo água, por isso é uma transformação física. Ao cortar uma folha de papel, os pedaços continuam sendo papel, ou seja, não há formação de novas substâncias.


v  Transformações químicas: são aquelas que formam novas substâncias.

A queima de um pedaço de papel é exemplo de transformação química. Ao final, podemos ter a impressão de que o papel desapareceu, mas não é isso o que acontece. Na verdade, a queima do papel produz novas substâncias.

Algumas transformações físicas são reversíveis, ou seja, podem ser desfeitas, permitindo obter novamente o material original. No exemplo do gelo, se quisermos obter a água líquida novamente, basta retirá-lo do congelador e aguardar alguns minutos (considerando que a temperatura ambiente seja maior que a do congelador).

Em relação às transformações químicas, existem algumas evidências que podem indicar a sua ocorrência:

• Liberação de calor, como acontece na queima do papel.

• Mudança de cor, como ocorre quando um pouco de alvejante cai em um tecido.

• Liberação de gases, como ocorre quando adicionamos um comprimido efervescente a um copo com água. 

Atividade 5


1) Identifique qual método utilizado para separar as misturas abaixo.

a)    Obtenção de sal a partir da água do mar

b)   Separação da areia grossa da fina

c)    Separar substâncias de maior densidade de outras de menor densidade utilizando água corrente (ou outro líquido)

d)   Obtenção do café a partir do pó e água quente

2) Considere as seguintes tarefas realizadas no dia-dia de uma cozinha e indique aquelas que envolvem transformações químicas.

1.    Acender um fósforo

2.    Aquecer uma panela de alumínio

3.    Queimar o papel

4.    Fazer gelo

5.    Queimar açúcar para fazer caramelo

Assinale a alternativa correta.

a)    1, 3 e 4

b)    2 e 4

c)    1, 3 e 5

d)    3, 2 e 5

3) Quando a matéria sofre uma transformação qualquer, diz-se que ela sofreu um fenômeno, que pode ser físico ou químico.

Nesse sentido, indique aqueles que envolvem os fenômenos físicos.

a)    Derretimento das geleiras

b)    Degradação dos alimentos no organismo

c)    Ação dos medicamentos no organismo

d)    Produção de energia solar



Link para responder o questionário: https://forms.gle/q6gQDQ2QCR4zQmqv6


9° anos A, B e C.


Aulas CMSP - Átomos e Moléculas: https://youtu.be/2LXO69Kb33g    E   Transformações Químicas: https://youtu.be/ERnJN2Q6a_g

Resumo das aulas Centro de Mídia 11 e 12/05/2020

 Habilidades desenvolvidas: (EF09CI01) Investigar as mudanças de estado físico da matéria para explicar e representar essas transformações com base no modelo de constituição submicroscópica. E habilidade (EF09CI02) – Identificar e comparar quantidades de reagentes e produtos envolvidos em transformações químicas, estabelecendo a proporção entre as suas massas.

Eletrosfera em camadas

O modelo atômico de Rutherford seguiu sendo aprimorado a partir do trabalho de outros cientistas e recebeu contribuições de um ramo então novo da ciência: a Física Quântica. Um desses colaboradores foi o físico dinamarquês Niels Bohr (1885-1962), que ajudou a elucidar diversas características da eletrosfera.

Com base em seus próprios estudos e no de outros físicos quânticos, como o escocês James Clerk Maxwell (1831-1879) e o alemão Albert Einstein (1879-1955), Bohr concluiu que os elétrons se organizam em camadas (ou níveis) ao redor do núcleo. Cada uma dessas camadas pode comportar até um certo número de elétrons. Além disso, quanto mais afastada uma camada for do núcleo, mais energia seus elétrons possuem.

Os estudos sobre o átomo não pararam por aqui. Ao longo de todo o século XX e no decorrer do nosso século XXI, novas descobertas foram feitas, e já sabemos muito mais sobre as partículas que formam a matéria.

Representação simplificada do modelo atômico de Rutherford-Bohr, com a eletrosfera vista em corte e o núcleo ampliado. Note que os elétrons se organizam em camadas; neste exemplo, estão ilustradas duas camadas, denominadas K (mais interna) e L.

                                Transformações da matéria

Na natureza, a matéria passa por inúmeras transformações. Pense nas suas tarefas cotidianas: tomar um banho quente, preparar um suco, usar um automóvel, comer uma fruta, por exemplo, envolvem diferentes transformações da matéria. Algumas transformações são físicas, como as mudanças de estado físico, e outras são químicas, quando há formação de novas substâncias a partir de outras. Vamos entender um pouco melhor essas transformações considerando o que acontece no nível submicroscópico, isto é, com os átomos que formam a matéria.

*      Transformações físicas

Nas transformações físicas as alterações sofridas pela matéria não provocam nenhuma modificação na sua composição (substâncias que formam o material), ou seja, antes, durante e após a ocorrência de uma transformação física, as substâncias que constituem a matéria serão exatamente as mesmas. Exemplos, quebrar ou amassar um objeto; derreter um metal; condução de corrente elétrica; derretimento do gelo; evaporação dá água; entre outros. As mudanças de estado físico são sinais que caracterizam uma transformação física, isso significa dizer que nos estados sólido, líquido e gasoso não ocorrem mudanças na composição da matéria e sim mudanças na estrutura da matéria.

*      Transformações químicas

Nas transformações físicas as alterações sofridas pela matéria que provocam modificação na sua composição, ou seja, as substâncias que formam a matéria antes da ocorrência de um fenômeno químico são diferentes das substâncias que compõem a matéria após o fenômeno. Exemplos, cozimento do bolo; produção do vinho e etanol; apodrecimento das frutas, cozimento do ovo; formação de ferrugem; entre outros. Temos alguns sinais que identificam uma transformação química, por exemplo, mudança de cor; formação de um sólido; efervescência; produção de fumaça; entre outros.

Atualmente, são conhecidas mais de 143 milhões de substâncias químicas distintas, e cada uma delas é formada por uma combinação diferente de elementos químicos ou por átomos de um mesmo elemento químico. Cada substância é representada por uma fórmula química própria, que informa os elementos químicos que a compõem, bem como a quantidade de cada um.

Uma molécula de gás oxigênio, por exemplo, é formada por dois átomos do elemento químico oxigênio (O); sua fórmula química, portanto, é O2. A água, por sua vez, é formada por dois átomos de hidrogênio (H) combinados a um átomo de oxigênio (O); com isso, a fórmula química da água é H2O. 

Reações químicas

As reações químicas levam à formação de uma ou mais substâncias a partir de outra(s). As substâncias formadas são chamadas produtos, enquanto as substâncias que as formaram são os reagentes. As reações químicas podem ser representadas por meio de equações químicas, como no exemplo seguinte:

C(s) + O2(g) à CO2 (g)

                                                           Reagentes             Produtos

 Nas equações químicas, uma seta aponta dos reagentes para os produtos, indicando o sentido da reação. A equação acima representa a formação de dióxido de carbono (CO2) a partir de carbono (C) e gás oxigênio (O2). Note que há letras entre parênteses acompanhando cada uma das substâncias; elas indicam se a substância se encontra no estado sólido (s), líquido (l) ou gasoso (g), ou se está em solução aquosa (aq).

Em todas as reações químicas, os átomos dos reagentes se rearranjam. A reação acima, por exemplo, pode ser representada pelo modelo de partículas da seguinte maneira:

Note que a ligação entre os átomos de oxigênio foi desfeita e, em seguida, eles se ligaram ao átomo de carbono, formando o dióxido de carbono. Neste exemplo, todas as ligações químicas são covalentes.

As reações químicas podem ser classificadas de acordo com diferentes critérios. Vamos analisar dois tipos: a síntese e a decomposição.

Nas reações de síntese (ou adição), um produto é formado pela reação entre dois ou mais reagentes. A formação do gás carbônico, apresentada anteriormente, é um exemplo de reação de síntese.

Nas reações de decomposição (ou análise), um reagente dá origem a dois ou mais produtos. Um exemplo é a decomposição do carbonato de cálcio, que origina óxido de cálcio e gás carbônico, segundo a equação a seguir. Esse processo é bastante utilizado na indústria para obtenção de óxido de cálcio, também conhecido como cal viva, que é empregada na construção civil.

O triângulo sobre a seta de reação é o símbolo químico para aquecimento. 


 Atividade 5

1) No núcleo de um átomo, encontram-se partículas de carga elétrica positiva, denominada _____________, e partículas sem carga elétrica, chamadas______________.

 

2) Considere os fenômenos abaixo:


1.    Dissolução do sal de frutas;

2.    Produção de caramelo a partir do açúcar;

3.    Desaparecimento de bolinhas de naftalina colocadas em armários;

4.    Cândida em tecido colorido;

5.    Fabricação de fios de cobre a partir de uma barra de cobre;

6.    Queima de um pedaço de madeira.

Quais deles são fenômenos químicos ou transformações químicas?

a)      1, 2, 4, 6.

b)      1, 2, 3, 5.

c)      Apenas 6.

d)     Todos são fenômenos químicos.


3) Quantos átomos forma uma molécula de gás Oxigênio?

 

4) A reação abaixo, representa a formação do cromato de chumbo II, que é um pigmento amarelo usado em tintas. Indique quem são os produtos e reagentes da equação abaixo.

Pb(CH3COO)2 + Na2CrO4 → PbCrO4 + 2 NaCH3COO

 

a) Os produtos são: Pb(CH3COO)2 + Na2CrO4 e os reagentes são: PbCrO4 + 2 NaCH3COO

b) Os reagentes são: Pb(CH3COO)2 + Na2CrO4 e os produtos são: PbCrO4 + 2 NaCH3COO

c) Os reagentes são: Na2CrO4 e os produtos são: 2 NaCH3COO

d) Os produtos são: PbCrO4 e os reagentes são: Pb(CH3COO)2 


Link para responder o questionário: https://forms.gle/gy79j6ziXd6vFge48


Atividades de 08 à 15 de Maio

Olá pessoal!
Fiquem atentos a data de entrega das atividades!

A atividade a seguir é baseada na última aula no Centro de Mídias 30/04.

Quem não assistiu, o vídeo está disponível abaixo.

Estou à disposição para tirar suas eventuais dúvidas no e-mail: silvia.roswell@gmail.com


6° anos A e B.

Aula CMSP - Misturas homogêneas e misturas heterogêneas: https://youtu.be/IfblqrvuJaE

 Atividade 4


1)    Classifique em mistura homogênea ou mistura heterogênea:

 

a)    Mistura de água + óleo =

b)    Mistura de água + sal =

c)    Mistura de água + óleo + arroz =

d)    Café =

 

2)    Complete as seguintes frases.

 

a)    A mistura apresenta mais de uma fase:________________

b)    A mistura apresenta uma única fase:_____________________

c)    Cada aspecto da mistura heterogênea denomina-se:__________________


Link para responder o questionário: https://forms.gle/yW2KSZYaBtEa3dTx5



9° anos A, B e C.

Aulas CMSP - Modelos atômicos: https://youtu.be/e6uQSpBD46M    e   Coronavírus: https://youtu.be/6lZaDgswVLc

 Atividade 4


1) Coloque na ordem, de acordo com a evolução do modelo científico: 

a) Rutherford
b) Demócrito
c) Thomson
d) Dalton.

2) Relacione os nomes dos cientistas e filósofos apresentados na coluna à esquerda com suas descobertas na coluna da direita:

a)  Demócrito

(   ) Seu modelo atômico era semelhante a uma bola de bilhar.

b)  Thomson

(   ) Seu modelo atômico era semelhante a um “pudim de passas”.

c)  Rutherford

(   ) Foi o primeiro a utilizar a palavra átomo.

d)  Dalton

(   ) Criou um modelo para o átomo semelhante ao sistema solar.



3) Leia a tira e responde ao que se pede.

Coronavírus no Brasil – De acordo com um levantamento feito pelo grupo de estudo epidemiológico do Instituto Butantan em parceria com especialistas do centro de contingência do governo, a taxa de contágio pelo novo Covid-19 caiu de quase seis pessoas para menos de duas no estado de São Paulo depois de adotadas algumas medidas pelo governo.


 Quais medidas foram adotadas para frear o contágio do Covid-19 no estado de São Paulo?

4) Qual a diferença entre isolamento horizontal e isolamento vertical?


Link para responder o questionário: https://forms.gle/oJwmSQHcoXsZTCU17




Atividades de 03 à 7 de Maio

Olá Galera!

Fiquem atentos a data de realização das atividades! No link disponibilizado, vocês podem responder a atividade apenas uma única vez, por isso utilize seu caderno para resolver os exercícios!

6° anos A e B.

Habilidade a ser desenvolvida: (EF06CI02) Observar, identificar e registrar evidências de transformações químicas decorrentes da mistura de diversos materiais, ocorridas tanto na realização de experimentos quanto em situações do cotidiano, como a mistura de ingredientes para fazer um bolo, mistura de vinagre com bicarbonato de sódio, como também pelo conhecimento, por meio de publicação eletrônica ou impressa, de situações relacionadas ao sistema de produção.

Objetivo: Investigar transformações que geram mudanças na composição da matéria e identificar que tais mudanças são transformações químicas.


Na aula anterior, você estudou transformações da matéria, agora você fará uma experiência com ajuda de um adulto! O experimento consiste na oxidação da palha de aço e do clipe metálico (opcional) em contato com a água sanitária.

Chame um adulto e venha cá.

  • Materiais que serão utilizados:
  •  Palha de Aço (Bombril);
  • Água Sanitária (cândida);
  • Frasco Transparente.
  • Opcional: Clips de metal ou prego.


 Procedimentos:

 Adicione um pequeno pedaço de palha de aço ao frasco e o clips (opcional);
Cubra a palha de aço e o clips com água sanitária;

      
Reserve o frasco em local seguro. No dia seguinte observe o conteúdo dentro do frasco e anote o que aconteceu. Caso possível, fotografe os resultados obtidos no experimento, e compartilhe as com a professora (via e-mail).


As respostas do questionário abaixo deverão ser respondida após finalizado o experimento e podem ser enviadas por e-mail (silvia.roswell@gmail.com) ou respondidas através do link: https://forms.gle/tXfGQpcbuRAnLQZVA

Data limite para entrega da atividade: 08/05/2020, próxima quinta-feira.


Atividade 3

1) O que aconteceu com a palha de aço e com o clips ou prego?

2) Você já viu outras transformações semelhantes a essas?

3) É possível que a palha de aço volte a ser como ele era antes do experimento? Justifique sua resposta.

4) Você já acompanhou o preparo de um bolo? Depois que o bolo é assado, é possível que ele volte a ser a massa antes de ser assada?

5) Qual é a sua conclusão do experimento realizado?


Não se esqueça de enviar a foto de seu experimento para a professora!




9° anos A, B e C.


Habilidade a ser desenvolvida: (EF09CI02) Identificar e comparar quantidades de reagentes e produtos envolvidos em transformações químicas, estabelecendo a proporção entre as suas massas.

Objetivo: Analisar a Lei de Conservação das Massas em sistema aberto.

Leia a reportagem abaixo com atenção e na sequência responda as questões.

Brasileiros já dispõem de diamante humano

O primeiro diamante feito das cinzas humanas pode ser encomendado em Curitiba, onde já existe uma “funerária” especializada.

A técnica para produzir a pedra preciosa foi desenvolvida na Rússia, e patenteada por Rinaldo Willy e Weit Brimer, que fundaram a Algordanza, em Coire, na Suíça, em julho de 2004.
Conhecido em inglês como memorial diamond, o diamante humano, é mais uma forma de homenagear e eternizar os mortos. No processo, as cinzas humanas são submetidas a um processo químico para separar o carbono das outras substâncias. Posteriormente, o carbono é purificado e submetido a altíssima pressão e temperatura (cerca de 1700oC), para acelerar sua transformação em diamante, etapa que a Natureza leva milhões de anos para realizar. Depois de quatro a seis semanas os diamantes estão prontos para serem lapidados, de acordo com a vontade do cliente.
O preço dessa preciosidade varia entre R$ 8 mil e R$ 28 mil, de acordo com o peso das pedras (entre 0,25 e um quilate). Segundo Willy, 68% dos clientes são mulheres e quase metade dos pedidos vem do Japão. “Como não há muito espaço para enterrar os mortos, os japoneses realizam cerca de 1 milhão de cremações por ano”.
A indústria do diamante humano está em plena expansão, com empresas instaladas na Espanha, Rússia, Ucrânia, Estados Unidos, e agora, no Brasil, já é possível contratar esse serviço.
Dona Leroy, viúva do militar da reserva Jorge Gaspar da Silva, falecido em 1994, foi pioneira, no Brasil, ao mandar para a Suíça as cinzas do marido para transformá-las em diamante. Tanto a cerimônia de cremação – em dezembro do ano passado – quanto o pedido de confecção do diamante foram realizados pela Funerária e Crematório Vaticano, de Curitiba, que oferece o serviço desde novembro de 2008. Segundo a empresa, este é o primeiro diamante de cinzas humanas do Brasil e será entregue hoje à família Silva, em Curitiba.
Cerca de 2 kg de cinzas foram extraídos do corpo de Silva na cremação; 0,5 kg foi utilizado na produção da jóia, e o restante ficou com a esposa. A empresa responsável pela confecção do diamante entregará à viúva uma pedra de 0,25 quilate, aproximadamente do tamanho de uma ervilha. Todo o processo de transformação da matéria-prima é acompanhado pela Vaticano ─ representante da Algordanza na América do Sul ─ que recebe semanalmente relatórios que comprovam o uso exclusivo das cinzas para a elaboração do diamante
Para Dona Leroy, aposentada, o dinheiro não importa: “O que vale mesmo é não esquecer os nossos entes queridos. No começo, quando o corpo está enterrado, todos visitam. Depois o lugar vai ficando abandonado. Para manter a presença de meu marido perto da família, mandei cremar o corpo e fazer o diamante”. O próximo passo será presentear a filha Ligia com a joia. “Não preciso do diamante para lembrar a presença de meu esposo, porque ele está sempre perto de mim”.

A reportagem pode ser acessada por meio do link:  https://sciam.uol.com.br/brasileiros-ja-dispoem-de-diamante-humano/

Material complementar: “Como fabricar um diamante do nada”. Disponível em: https://www.bbc.com/portuguese/noticias/2014/12/141223_vert_fut_fabricar_diamantes_ml



As respostas para a atividade dever ser encaminhada por e-mail (silvia.roswell@gmail.com) ou respondida neste link: https://forms.gle/bvLWoYQpzMcbnMw28
 
Data limite para entrega da atividade: 08/05/2020, próxima quinta-feira!


Atividade 3


1) Se a massa total das cinzas (após a cremação) é de 2 quilos, é possível dizer que sua massa inicial (antes da cremação) era a mesma?

Leia o texto para responder a questão 2.

Lavoisier realizou vários experimentos para observar esse fato envolvendo reações de combustão e sempre mediu com balança a massa das substâncias testadas e a massa dos produtos obtidos... O resultado foi que se o sistema permanecesse fechado todo o tempo, a massa de todas as substâncias envolvidas no início seria igual à massa de todas as substâncias no final, ou seja, não houve perda nem ganho de massa.


2)   Para onde foi o restante da massa corpórea? Justifique sua resposta.

3)   Existem 3 processo de formação do diamante. O texto aponta dois processos, quais são eles?

4)    Qual a sua conclusão do tema abordado a partir da leitura do texto?
Vamos refletir um pouco mais?

5)    O que acontece com o carvão e a lenha após ser queimados?

6)    A massa das cinzas é maior, menor ou igual à massa dos combustíveis (carvão e lenha)?

Boa Sorte!




São Paulo, 02 de Abril de 2020.


Olá galera!
Para responder as atividades é importante ler o material com atenção.



Atualizada em 28/04/2020.


Olá galera!
Para responder as atividades é importante ler o material com atenção.


6° anos A e B.







Atenção galera que não realizou essa atividade! 


Ela deve ser entregue por um destes canais: e-mail (silvia.roswell@gmail.com) ou respondida através do link https://forms.gle/3o22u9UBhkKa69C27

                                                            Atividade 2


1)    Cite 2 (dois) exemplos de fenômenos ou alterações que evidenciem uma transformação química.


2)    Para o preparo de um bolo, são usados ovos, açúcar, farinha, leite, manteiga e fermento. Os ingredientes são misturados e levados ao forno para assar. Depois de 40 minutos, o bolo está pronto.

A massa do bolo passa por transformação química no forno? Justifique sua resposta.


3) Em uma aula de Ciências, o professor pegou duas palhas de aço idênticas e colocou cada uma delas dentro de um saquinho plástico. Uma delas, no entanto, foi molhada antes de ser colocada no saquinho. Ambos os saquinhos foram fechados com fita adesiva. No dia seguinte, ao observarem os saquinhos, os alunos perceberam que uma das palhas de aço estava enferrujada. Sabendo disso, responda:


a) Qual palha de aço deve ter enferrujado: a que estava seca ou a que foi molhada? Justifique sua resposta.

b) O resultado observado exemplifica uma transformação física ou química? Justifique.


4) Leia as afirmações a seguir e classifique cada uma delas em verdadeira ou falsa. Depois, reescreva as afirmações falsas, corrigindo-as.

a) A fotossíntese realizada pelos seres produtores é um exemplo de transformação química.
b) água fervendo e exemplo de transformação química, pois há formação de bolhas.
c) Nas transformações físicas há formação de novas substâncias.
Mudança de cor indica a ocorrência de uma transformação química.



5) Observe a imagem (Abará na folha de bananeira servido após cozimento).



O abará é um prato típico da Bahia. De origem africana, esse alimento é preparado mediante cozimento de uma massa, feita de feijão-fradinho e alguns temperos, enrolada em folha de bananeira para ser cozida.

Considere a seguir algumas etapas do preparo do abará e identifique que tipo de transformação ocorre em cada etapa (física ou química).

a) Misturar os ingredientes para fazer a massa:_____________
b) Queimar a madeira no fogão a lenha ou o gás de cozinha no forno:___________
c) Aquecer a água:_________________
d) Moldar os bolinhos e enrolar com folha de bananeira:_____________

e) Cozinha o abará:______________



9° anos A, B e C.





Atenção galera que não realizou essa atividade! 


Ela deve ser entregue por um destes canais: e-mail (silvia.roswell@gmail.com) ou respondida através do link  https://forms.gle/f18YVQ7viC9msbRb7

Atividade 2

1) Assista ao vídeo com atenção!



 Após observar a tabela abaixo, indique os valores das massas que substituiriam corretamente as lacunas nessas reações:


a) 36 g, 80 g, 71 g, 448 g, 56 g, 42 g.
b) 56 g, 32 g, 7 g, 32 g, 36 g, 704 g.
c) 120 g, 56 g, 32 g, 500 g, 63 g, 23 g.
d) 28 g, 80 g, 192 g, 704 g, 119 g, 128 g.

2) Assista ao vídeo com atenção!



Na reação de neutralização do ácido clorídrico pelo hidróxido de magnésio, sabe-se que 73 g do ácido reage com 58 g do hidróxido com formação de 36 g de água.

Baseado nessas informações e utilizando a Lei de Lavoisier, determine qual é a massa do cloreto de magnésio.



3) Encontre os valores de A e B na reação de síntese do óxido de magnésio a partir de magnésio metálico e gás oxigênio. Para tal, utilize os dados fornecidos pela tabela a seguir:





São Paulo, 20 de Março de 2020.

Atualizada em 28/04/2020.


Atividades para a galera do 6° anos A e B.




Atenção galera que não realizou essa atividade! 

Ela deve ser entregue por um destes canais: e-mail (silvia.roswell@gmail.com) ou respondida através do link https://forms.gle/z6ZMRjkub7MXmZzi6.

Atividade 1


1) Indique o grupo que só tem misturas homogêneas:

a)    Água mineral; água salgada; e ar
b)    Água mineral; óleo + água; e granito
c)    Água do mar; granito; e água + óleo + areia
d)    Água + óleo + areia; granito; e água mineral

2) Analise a imagem com atenção.



Se essa água for tratada para ser consumida, ela pode ser considerada uma mistura homogênea? Sim ou não? Explique.

3) Assinale a alternativa que apresentam misturas heterogênea.


             a) Água mineral
             b) Ferro
                   c) Gasolina
                   d) Leite

      4)  Analise a imagem e responda: Qual método utilizado para fazer a separação da mistura?  


               a)  Filtração
               b) Catação
               c) Peneiração
               d) Imantação

Atividades para a galera do 9° anos A, B e C.








Atenção galera que não realizou essa atividade! 


Ela deve ser entregue por um destes canais: e-mail (silvia.roswell@gmail.com) ou respondida através do link https://forms.gle/fhpM5EvgBUG8m8pQ6



Atividade 1

   1)    Identifique na Tabela Periódica qual elemento pertence o grupo 17 e está situado no 3° período.


a) Bromo
b) Cloro
c) Enxofre
d) Flúor

2)  Um átomo, cujo número atômico é 53, está classificado na Tabela Periódica como:

a) Metal 
b) Gás Nobre
c) Não metal
d) Metal alcalino


3) Assista ao vídeo e responda a questão abaixo.



Uma importante contribuição do modelo de Rutherford foi considerar o átomo constituído de:
a)  Um núcleo de massa desprezível comparada com a massa do elétron.
b) Elétrons mergulhados numa massa homogênea de carga positiva.
c) Um núcleo muito pequeno de carga positiva, cercada por elétrons.
d) Uma região central com carga negativa chamada núcleo.

4)  O primeiro modelo científico para o átomo foi proposto por Dalton em 1808. Este modelo foi comparado a:


5)  Analise o gráfico e responda a questão abaixo.



O ponto de fusão da água a 1 atm. é igual a 0 °C e o ponto de ebulição é de 100°C. Baseado nessa informação, qual será o estado físico da água nas seguintes temperaturas: -3°C e 10°C?

6) Uma pedra de naftalina deixada no armário com o passar do tempo, essa bolinha diminui de tamanho. Esse fenômeno é uma mudança de estado físico chamado de:

a) Condensação 
b) Sublimação
c) Solidificação
d) Fusão