Português - Vera

Atividades para os 9º anos (semana de 16/4 a 20/4)

Olá, meus estudantes.

Espero que todos estejam bem, tranquilos e serenos junto aos seus familiares.
As atividades que contemplam o currículo paulista, foram combinadas como tarefas extra classe.
O objetivo dessas atividades é de reconhecer que as variações linguísticas estão presentes nos  contextos de interações comunicativas em nosso cotidiano.
Habilidades: Comparar diferentes gêneros textuais que tratam do mesmo assunto, Identificar o público alvo a partir da variedade linguística utilizada - Textos 1 e 2 págs 9 e 10.
Escrever dicas e roteiros de estudos, compartilhar suas dicas com seus colegas, criar uma forma de divulgação. pág 11.
Perceber as marcas linguísticas que caracterizam o uso da linguagem coloquial.
Pergunta norteadora: Posso utilizar a variedade formal e informal em minhas produções escritas e orais? Justifique sua posição em relação a qual contexto de interação comunicativa pode acontecer essas variações linguísticas. Discutiremos em sala de aula. Façam uma pesquisa sobre estrangeirismos incorporados( ou ainda não) ao léxico da nossa língua. pág.13. (individual).
Discussão em sala de aula: A incorporação de palavras de origem estrangeira ao léxico da língua portuguesa é fator de enriquecimento ou empobrecimento cultural? Justifique sua resposta.
No exercício 3 da pág.14 - Produza um parágrafo opinativo sobre a assertiva. Preste atenção no LEMBRE-SE, para tanto, utilize o recurso da Paráfrase que consiste em explicar algo que foi dito e/ou escrito de outra forma. Ao parafrasear, buscamos um sentido mais preciso para aquilo que acabamos de explicar.
Leitura e interpretação da crônica "Balas de Estalo" de Machado de Assis -págs. 14 e 15
Habilidades relacionadas: Localizar informações explícitas, reconhecer a intencionalidade e persuasão do autor.
Bons estudos.


Atividades para os 9º anos. (semana de 23/4 a 27/04)
Proposta de redação dissertativa/argumentativa (individual)
Acessem o link abaixo e ouçam a música de Raul Seixas " O dia em que a terra parou" gravada em 1977.  Esta música  servirá como reflexão e motivação para a produção de um Artigo de Opinião Autoral, assim como pesquisas sobre a atual situação.
Fontes recomendadas sobre a pandemia; tais como; Ministério da Saúde> saude.gov.br/coronavirus: Governo do Estado de São Paulo>sãopaulo.sp.gov.br/coronavirus> Prefeitura de São Paulo>capital.so.gov.br e Anvisa>portal.anvisa.gov.br/coronavirus
https://www.youtube.com/watch?v=eyhLOCGE0q

Sua redação deverá ser produzida, na seguinte estrutura:
Um parágrafo introdutório - apresentação do tema e a questão polêmica a ser desenvolvida.
Dois parágrafos de desenvolvimento > em cada parágrafo apresentar um argumento.
Tipos de argumentos: Autoridade (citação de fontes e especialistas no assunto), Exposição de dados e fatos ou exemplificação (resultado de pesquisas, levantamento e tabulação de dados, relatórios, gráficos, tabelas, etc), Raciocínio lógico ( estabelecimento de relações de causa e consequências), Princípio e/ou provas concretas (proposições estabelecidas social e historicamente como verdadeiras).
Um parágrafo conclusivo, onde podem reafirmar a tese defendida e/ou prpor solução para a questão polêmica.https://brasilescola.uol.com.br/redacao/texto-dissertativo-argumentativo.htmfo > para mais informações.
Cada parágrafo no máximo 5 a 6 linhas.
Não se esqueça de dar um título.
Revisar o texto.
Passar a limpo.
Bom trabalho.

Atividades para os 9º anos. (semana de 30/3 a 03/4)


https://www.youtube.com/watch?v=Km8d7NNtElg&t=240s
Drama baseado na história real de Melvin B. Tolson, professor da Faculdade Wiley, no Texas. Em 1935, ele inspirou alunos a formarem a primeira equipe de debate da escola, que passou a desafiar Harvard no campeonato nacional.
Data de lançamento: 25 de dezembro de 2007 (EUA)
Elenco: Denzel Washington (Direção e protagonista) professor Melvin B. Tolson.
             Denzel Whitaker - James Farmer Júnior.
             Jurnee Smollett - Samanyha Booke.
             Nate Parker - Henry Lowe
             Forest Whitaker - Dr. James Farmer.
Objetivos:
Trabalhar o conceito de debate regrado.
Discutir o tema polêmico: O preconceito racial.
Diferenciar a opinião de argumentos.
Investigar e pesquisar assuntos de interesse para obter conhecimento.
Elevar a autoestima e a autonomia de estudo dirigido.

- Assistir o filme e dar pause para fazer anotações, em seguida responda as questões.

- Que temática é abordada no filme?
- Que aspectos do filme (cenas, personagens, enredo, etc) você destaca como relevante para a apresentação da temática abordada? Justifique.
- Quais outras temáticas são abordadas no filme? Você acredita que são temas atuais presentes no cotidiano? Justifique.
- O que é silogismo? Numa determinada cena do filme há o mau emprego do silogismo. Identifiquem e descrevam tal cena, e em seguida, expliquem por que seu uso foi considerado errado.
- Revejam a cena do porco e seu proprietário, vivida pelo pastor e sua família. O que essa cena reflete? Expliquem.
- Identifique quais os argumentos apresentados pelo James Farmer Júnior no último debate, entre as Universidades de  Wiley e Harvard, cujo tema é: A desobediência civil é uma arma moral na luta pela justiça.
Proposição>questão polêmica: A desobediência civil é uma arma moral na luta pela justiça. Mas, como pode a desobediência ser moral?
Bons estudos.

Olá estudantes do 7ºano C.

Espero que todos estejam bem e com saudades. Estudem em casa. Leiam um livro.

As atividades propostas no caderno do aluno (SP faz escola), irão desenvolver em vocês as seguintes habilidades:
1ª Analisar as formas de composição dos gêneros textuais do campo jornalístico.
2ª Identificar, em notícias, o fato central, suas principais circunstâncias e eventuais decorrências.
3ª Identificar, em reportagens e fotorreportagens, o fato retratado.
4ª Fazer o uso adequado de concordância verbal em situações comunicativas. (escrita e oral).
5ª Produzir textos noticiosos. (escrito e oral).
Atividade 1 -  Conhecimento prévio - pg 9
Atividade 2 - Explorando contextos de produção: Textos 1, 2, 3 - pgs. 10, 11, 12.
Atividade 3 - Estrutura do gênero>notícia> questões - pgs. 12 e 13.
Atividade 4 - Relação entre os textos> compará-los e responder as questões - pgs. 13 e 14.
Leia o conto: A mentira e as Penas de Mara Lucia David.> questões 1 e 2> Dê a sua opinião e justifique-as. Façam um parágrafo de 5 linhas para cada questão. A questão nº 3 - Façam em uma folha sulfite o que se pede. pgs. 14 e 15.
Atividade 5 - Estudo da língua> Façam anotações no caderno.
Modos Verbais.
.https://www.youtube.com/watch?v=Z5dkJmO3nuc
Formas nominais do verbo.
https://www.youtube.com/watch?v=HYrh6jyBtnw
Pausem a vídeo aula e façam  anotações em seu no caderno.
Após os estudos acima, questões 1, 2 e 3 . pgs. 15 e 16.