Português - Suzy


Oi turminha! 
Falando sobre as aulas de hoje do CMSP...

Falando sobre o artigo de opinião:

Deixei um vídeo explicando que este estará sendo trabalhado pelas aulas do Centro de Mídia, e pra isso você precisa acompanhar as aula de lá, a professora do dia 14/05, foi bem clara e objetiva, a aula foi suave e bem proveitosa pra quem parou e assistiu com carinho; foram trabalhadas das páginas 9 à página 18, se você não fez corre que ainda dá tempo; Não precisa me enviar fotos delas, mas faça a atividade e guarde, quando as aulas presenciais voltarem essas atividades serão bem valiosas. Em breve trabalharemos com mais afinco sobre esse gênero textual.

Entrem no Google Classrom, é por lá que as atividades estarão sendo enviadas e é um local onde poderei tirar as dúvidas de forma mais rápida!
Fiquem com Deus e se cuidem!


Pessoal, por favor entrem no GOOGLE CLASSROM e vejam a postagem no tópico de Português, começamos a criar nosso CONTOS!
Espero por vocês!


Oi pessoal!

Voltamos as nossas aulas e agora chegou o momento de retomarmos os nossos estudos.
Tudo é muito novo, e prometo que farei o possível pra ajudá-los, por isso peço por favor que se tiverem alguma dúvida a mandem para o e-mail: profasuzyguerreiro@hotmail.com.

Sei que teremos aulas pelo aplicativo CMSP, ou pela T.V. cultura, por favor assistam e prestem bastante atenção, irei assistir também e haverá atividades avaliativas com o conteúdo que eles passarem lá, façam sempre o melhor de vocês e por favor, se tiver algum colega que não está conseguindo me avisem, para que eu possa elaborar algum jeito de poder ajuda-los também; o importante é que ninguém fique de fora. Combinado?!

Por enquanto nosso principal meio de comunicação será aqui no blog, mas estou estudando seriamente a possibilidade de usar o app do Google Class rom, mas assim que for usar aviso vocês com antecedência.
Bem pessoal, agora vamos ao que interessa, como formaremos a nota do primeiro bimestre?

Usaremos:
1-  Projeto Monteiro Lobato (Para aqueles que já me enviaram, fiquem tranquilos, e se alguém ainda não enviou, você ganhou mais uma chance, tem até o dia 20/05)
2-  Exercícios de análise morfossintática ( o que estou enviando para vocês hoje)

Queridos por enquanto é isso, por favor fiquem atentos e lembrem-se que vocês precisam me enviar as atividades para que eu possa validar a presença de vocês, além da aplicar a nota também.

Ainda tenho outras atividades para enviar pra vocês, por isso peço novamente que mantenham contato comigo.

Muito bem, aí vai a atividade sobre análise morfossintática, irei postar também uma folha resposta, ou seja, quando for responder procure preencher a folhinha resposta e é ela que você deve me mandar por e-mail. 
Faça o seguinte: Leia as perguntas e responda a folhinha, depois mande apenas as respostas pra mim por e-mail. 
Lembre-se que esta atividade valerá nota, a data limite é 11/05, use suas anotações das aulas e faça consultas na internet.


1-Identifique os núcleos dos sujeitos das orações. E classifique-os.
a)            O jardineiro plantou flores.
b)            Brincavam no parque as crianças.
c)            Juliana e eu fizemos um acordo.
d)            O sol ilumina a Terra.

2- Faça a análise Sintática da seguinte oração:

“Você prometeu consertar a mesa da cozinha”.

3- Reescreva as orações deixando-as com sujeito oculto:
a)    Eu não como brócolis
b)    Nós amamos você.
c)    Tu queres saber?
d)    Eles namoraram por muito tempo.

4-    Faça a análise morfológica da seguinte frase:

             O homem chegou cansado.

5-    - Faça o sujeito ficar indeterminado, usando o verbo na forma indicada.

a)    Ricardo precisa de uma bicicleta.(3ª pessoa do singular + se)
b) Peguei meu livro (3ª pessoa do plural)

Leia esta tirinha do Garfield:

6-    Faça a análise Morfossintática da seguinte oração:

Estou   preparado   para   uma   emergência...


       Leia a tirinha abaixo:

7-Durante o diálogo entre o Calvin e a mãe ele fala o seguinte: “... Eu estou na mesa.” O predicado desta oração pode ser classificado como:
(Em sua folha resposta assinale a alternativa correta)

a)    Verbal
b)    Nominal
c)    Verbo-nominal

Leia esta tirinha do Hagar:

8- Agora classifique os verbos abaixo – VL para verbo de ligação e VA para verbo de ação.

a)    Sentar
b)    É
c)    Estive
d)    Sabia 

Agora vai a folhinha resposta, é esta que quero que você preencha e me envie por e-mail.

Nome: ________________________________________
Nº _______ Data: ___/___/___    Ano: 8º _____   

Folha Resposta
                Sujeito                              Classificação
1-a) _________________________/__________________
b)___________________________/__________________
c) ___________________________/__________________
d) __________________________/___________________

2-
Sujeito:________________________________
Núcleo do sujeito: _______________________
Tipo de sujeito: __________________________
Predicado: _____________________________
Núcleo do predicado: _____________________
Tipo de predicado: _______________________

3- a) _________________________________
b) ____________________________________
c) ____________________________________
d)____________________________________

4-
           O       homem       chegou          cansado.
             l          l              l             l        
      ___  _____ ______    ______

5- a) ___________________________________
b) _______________________________________

6-
Estou:____________________________________
Preparado: _______________________________
Para: ____________________________________
Uma: ____________________________________
Emergência: _____________________________
Sujeito  : _________________________________
Núcleo do sujeito: ________________________
Tipo de sujeito   : __________________________
Predicado: _______________________________
Núcleo do predicado: _____________________
Tipo de predicado: ________________________


7- ________________________________


8- a) ______________________________
b) ________________________________
c) ________________________________
d) _______________________________






Olá galerinha!

Como já foi explicado na página inicial, aqui iremos deixar os conteúdos que estudaremos até que nossas aulas presenciais voltem a acontecer; Por favor programe-se pra entrar frequentemente e verificar se há atividades para realizar. Deixarei aqui links de vídeo aulas e também endereços de sites que eu achar interessante para o assunto que estudaremos. Sei que vocês são super capazes e estarei aqui para ajudá-los no que precisarem.
Cuidem-se e estudem!


Atividades para serem entregues 

até o dia 17 de Abril de 2020


Oi turminha!
é o seguinte, temos aqui um projeto onde o tema é literatura infantil, porém fala de um autor muito renomado, importante, em nosso país. 
Darei a vocês uma sugestão de cronograma de execução do projeto, mas organize seu tempo de maneira que você consiga entregar o trabalho na data limite.
Capriche e quando estive pronto envie o trabalho para o e-mail: profasuzyguerreiro@hotmail.com
Detalhe importante, caso você não tenha nem um livro de Monteiro Lobato você conseguirá lê-los no seguinte site: 
Sei que você é capaz!

Sugestão de cronograma:
de 01 à 09/04 - passos 1 e 2
de 10 à 17/04 - passos 3 e 4

Projeto Monteiro Lobato

Passo 1- Pesquise a biografia deste autor: Monteiro Lobato

Agora busque curiosidades, do tipo:
·         Onde ele se inspirou para criar os personagens do sítio do pica pau amarelo;
·         Onde ele passou a infância;
·         Se ele escreveu outros livros além destes que falam sobre o sítio;
·         Qual era o personagem favorito dele e justifique com textos extraídos de sites da sua pesquisa.

Passo 2 - Agora é a sua vez de escolher um personagem do sítio que te agrade mais:
ü  Emília;
ü  Visconde de Sabugosa;
ü  D. Benta;
ü  Tia Nastácia;
ü  Narizinho;
ü  Pedrinho;
ü  Tio Barnabé;
ü  Príncipe escamado;
ü  Rabicó;
ü  Quindim
Crie a biografia dele, com data e local de nascimento, suas características, de personalidade, mais marcantes e explique porque o escolheu.

Passo 3-  Agora é a sua vez crie uma história (narrativa), usando o cenário do sítio do pica pau amarelo, onde seu personagem é o protagonista, não se esqueça de utilizar as características da personalidade dele para que a história fique bem legal!

Passo 4-    Crie uma ilustração para sua história.

Baixe 20 obras de Monteiro Lobato – Centro Universitário ICESP ...


Atividades para os Oitavos A, B, C e D  a serem executadas até o dia 30 de Março

Já faz alguns dias que temos estudado a análise morfossintática e estávamos realizando exercícios de uma folhinha que eu entregava em classe pra vocês. Pois bem, aqui vou deixar os últimos exercícios, cabe a você verificar em seu caderno quais exercícios que faltam e fazê-los em; Ao retornarem às aulas eu corrigirei e tirarei as dúvidas.

Caso você ainda tenha dúvidas sobre esta matéria acesse:
Blog: Português sem interrogação
Endereço: www.profasuzy.blogspot.com 
página Análise Sintática          

Vídeo aula no youtube: Canal do professor NOSLEN:

Qualquer dúvida a mais entre em contato comigo pelo e-mail:

profasuzyguerreiro@hotmail.com

Estes exercícios são de alternativa, diga qual é a correta.


1.Na oração: “Foram chamados às pressas todos os vaqueiros da fazenda vizinha”, o núcleo do sujeito é:
a) todos;
b) fazenda;
c) vizinha;
d) vaqueiros;
e) pressas.

2. Assinale a alternativa em que o sujeito está incorretamente classificado:
a) chegaram, de manhã, o mensageiro e o guia (sujeito composto);
b) fala-se muito neste assunto (sujeito indeterminado);
c) vai fazer frio à noite (oração sem sujeito);
d) haverá oportunidade para todos (oração sem sujeito);
e) não existem flores no vaso (oração sem sujeito).

3.Em “Éramos três velhos amigos, na praia quase deserta”, o sujeito desta oração é:
a) oculto;
b) composto e determinado;
c) indeterminado;
d) oração sem sujeito;
e) simples e determinado.

4.Marque a oração em que o termo destacado é sujeito:
a) houve muitas brigas no jogo;
b) Ia haver mortes, se a polícia não interviesse;
c) faz dois anos que há bons espetáculos;
d) existem muitas pessoas desonestas;
e) há muitas pessoas desonestas.

5. Indique a única frase que não tem verbo de ligação:
a) o sol estava muito quente;
b) nossa amizade continua firme;
c) suas palavras pareciam sinceras;
d) ele andava triste;
e) ele andava rapidamente.

 6.Na praça deserta um homem caminhava – o sujeito é:
a) indeterminado;
b) oração sem sujeito;
c) simples;
d) oculto;
e) composto.

7.Na oração: ”Anunciaram grandes novidades” – o sujeito é:
a) simples;
b) composto;
c) indeterminado;
d) oculto;
e) oração sem sujeito


No texto seguinte observe as orações em negrito e classifique a que tipo de predicado cada uma delas pertence.



O Caderno ( Toquinho)

Sou eu que vou seguir você
Do primeiro rabisco Até o bê-a-bá
Em todos os desenhos Coloridos vou estar 
A casa, a montanha Duas nuvens no céu
E um Sol a sorrir no papel
Seus problemas ajudar a resolver
Te acompanhar nas provas
Bimestrais, você vai ver
Serei, de você, confidente fiel
Se seu pranto molhar meu papel
Vou lhe dar abrigo
Se você quiser
Quando surgirem
Seus primeiros raios de mulher
A vida se abrirá
Num feroz carrossel
E você vai rasgar meu papel
Comigo ficará guardado
Se lhe dá prazer
A vida segue sempre em frente
O que se há de fazer
Um favor, se puder
Não me esqueça
Num canto qualquer

Sou eu que vou ser seu colega
Sou eu que vou ser seu amigo
O que está escrito em mim
peço a você