Oi turminha! Falando sobre as aulas de hoje do CMSP...Falando sobre o artigo de opinião:
Deixei um vídeo explicando que este estará sendo trabalhado
pelas aulas do Centro de Mídia, e pra isso você precisa acompanhar as aula de
lá, a professora do dia 14/05, foi bem clara e objetiva, a aula foi suave e bem
proveitosa pra quem parou e assistiu com carinho; foram trabalhadas das páginas
9 à página 18, se você não fez corre que ainda dá tempo; Não precisa me enviar
fotos delas, mas faça a atividade e guarde, quando as aulas presenciais
voltarem essas atividades serão bem valiosas. Em breve trabalharemos com mais afinco
sobre esse gênero textual.
Entrem no Google Classrom, é por lá que as atividades estarão sendo enviadas e é um local onde poderei tirar as dúvidas de forma mais rápida!Fiquem com Deus e se cuidem!
Pessoal, por favor entrem no GOOGLE CLASSROM e vejam a postagem no tópico de Português, começamos a criar nosso CONTOS!Espero por vocês!
Oi pessoal!
Voltamos as
nossas aulas e agora chegou o momento de retomarmos os nossos estudos.
Tudo é muito
novo, e prometo que farei o possível pra ajudá-los, por isso peço por favor que
se tiverem alguma dúvida a mandem para o e-mail: profasuzyguerreiro@hotmail.com.
Sei que
teremos aulas pelo aplicativo CMSP, ou pela T.V. cultura, por favor assistam e
prestem bastante atenção, irei assistir também e haverá atividades avaliativas
com o conteúdo que eles passarem lá, façam sempre o melhor de vocês e por
favor, se tiver algum colega que não está conseguindo me avisem, para que eu
possa elaborar algum jeito de poder ajuda-los também; o importante é que
ninguém fique de fora. Combinado?!
Por enquanto
nosso principal meio de comunicação será aqui no blog, mas estou estudando
seriamente a possibilidade de usar o app do Google Class rom, mas assim que for
usar aviso vocês com antecedência.
Bem pessoal,
agora vamos ao que interessa, como formaremos a nota do primeiro bimestre?
Usaremos:
1- Projeto Monteiro Lobato (Para aqueles
que já me enviaram, fiquem tranquilos, e se alguém ainda não enviou, você
ganhou mais uma chance, tem até o dia 20/05)
2- Exercícios de análise morfossintática
( o que estou enviando para vocês hoje)
Queridos por
enquanto é isso, por favor fiquem atentos e lembrem-se que vocês precisam me
enviar as atividades para que eu possa validar a presença de vocês, além da
aplicar a nota também.
Ainda tenho
outras atividades para enviar pra vocês, por isso peço novamente que mantenham
contato comigo.
Muito bem, aí vai a atividade sobre análise morfossintática, irei postar também uma folha resposta, ou seja, quando for responder procure preencher a folhinha resposta e é ela que você deve me mandar por e-mail.
Faça o seguinte: Leia as perguntas e responda a folhinha, depois mande apenas as respostas pra mim por e-mail.
Lembre-se que esta atividade valerá nota, a data limite é 11/05, use suas anotações das aulas e faça consultas na internet.
1-Identifique
os núcleos dos sujeitos das orações.
E classifique-os.
a) O jardineiro plantou flores.
b) Brincavam no parque as crianças.
c) Juliana e eu fizemos um acordo.
d) O sol ilumina a Terra.
2- Faça a análise Sintática da seguinte oração:
“Você prometeu consertar a
mesa da cozinha”.
3- Reescreva as
orações deixando-as com sujeito oculto:
a) Eu não como brócolis
b) Nós amamos você.
c) Tu queres saber?
d) Eles namoraram por muito tempo.
4- Faça a análise morfológica da seguinte
frase:
O homem chegou cansado.
5- - Faça o sujeito ficar indeterminado, usando o verbo na forma
indicada.
a)
Ricardo precisa
de uma bicicleta.(3ª pessoa do singular
+ se)
b) Peguei
meu livro (3ª pessoa do plural)
Leia esta tirinha do Garfield:
6- Faça a análise Morfossintática
da seguinte oração:
Estou
preparado para uma
emergência...
Leia a tirinha abaixo:
7-Durante o
diálogo entre o Calvin e a mãe ele fala o seguinte: “... Eu estou na mesa.” O
predicado desta oração pode ser classificado como:
(Em sua folha
resposta assinale a alternativa correta)
a)
Verbal
b)
Nominal
c)
Verbo-nominal
Leia esta tirinha do
Hagar:
8- Agora
classifique os verbos abaixo – VL para verbo de ligação e VA para verbo de ação.
a) Sentar
b) É
c) Estive
d) Sabia
Agora vai a folhinha resposta, é esta que quero que você preencha e me envie por e-mail.
Nome:
________________________________________
Nº
_______ Data: ___/___/___ Ano: 8º
_____
Folha Resposta
Sujeito Classificação
1-a)
_________________________/__________________
b)___________________________/__________________
c)
___________________________/__________________
d)
__________________________/___________________
2-
Sujeito:________________________________
Núcleo do sujeito: _______________________
Tipo de sujeito: __________________________
Predicado: _____________________________
Núcleo do predicado: _____________________
Tipo de predicado: _______________________
3- a)
_________________________________
b) ____________________________________
c)
____________________________________
d)____________________________________
4-
O
homem chegou cansado.
l l l l
___ _____ ______ ______
5- a)
___________________________________
b)
_______________________________________
6-
Estou:____________________________________
Preparado:
_______________________________
Para: ____________________________________
Uma:
____________________________________
Emergência:
_____________________________
Sujeito : _________________________________
Núcleo do sujeito:
________________________
Tipo de sujeito : __________________________
Predicado: _______________________________
Núcleo do predicado:
_____________________
Tipo de predicado:
________________________
7-
________________________________
8- a)
______________________________
b)
________________________________
c) ________________________________
d)
_______________________________
Olá galerinha!
Como já foi explicado na página inicial, aqui iremos deixar os conteúdos que estudaremos até que nossas aulas presenciais voltem a acontecer; Por favor programe-se pra entrar frequentemente e verificar se há atividades para realizar. Deixarei aqui links de vídeo aulas e também endereços de sites que eu achar interessante para o assunto que estudaremos. Sei que vocês são super capazes e estarei aqui para ajudá-los no que precisarem.
Cuidem-se e estudem!
Oi turminha!
Falando sobre as aulas de hoje do CMSP...
Falando sobre o artigo de opinião:
Deixei um vídeo explicando que este estará sendo trabalhado
pelas aulas do Centro de Mídia, e pra isso você precisa acompanhar as aula de
lá, a professora do dia 14/05, foi bem clara e objetiva, a aula foi suave e bem
proveitosa pra quem parou e assistiu com carinho; foram trabalhadas das páginas
9 à página 18, se você não fez corre que ainda dá tempo; Não precisa me enviar
fotos delas, mas faça a atividade e guarde, quando as aulas presenciais
voltarem essas atividades serão bem valiosas. Em breve trabalharemos com mais afinco
sobre esse gênero textual.
Entrem no Google Classrom, é por lá que as atividades estarão sendo enviadas e é um local onde poderei tirar as dúvidas de forma mais rápida!
Fiquem com Deus e se cuidem!
Pessoal, por favor entrem no GOOGLE CLASSROM e vejam a postagem no tópico de Português, começamos a criar nosso CONTOS!
Espero por vocês!
Oi pessoal!
Voltamos as
nossas aulas e agora chegou o momento de retomarmos os nossos estudos.
Tudo é muito
novo, e prometo que farei o possível pra ajudá-los, por isso peço por favor que
se tiverem alguma dúvida a mandem para o e-mail: profasuzyguerreiro@hotmail.com.
Sei que
teremos aulas pelo aplicativo CMSP, ou pela T.V. cultura, por favor assistam e
prestem bastante atenção, irei assistir também e haverá atividades avaliativas
com o conteúdo que eles passarem lá, façam sempre o melhor de vocês e por
favor, se tiver algum colega que não está conseguindo me avisem, para que eu
possa elaborar algum jeito de poder ajuda-los também; o importante é que
ninguém fique de fora. Combinado?!
Por enquanto
nosso principal meio de comunicação será aqui no blog, mas estou estudando
seriamente a possibilidade de usar o app do Google Class rom, mas assim que for
usar aviso vocês com antecedência.
Bem pessoal,
agora vamos ao que interessa, como formaremos a nota do primeiro bimestre?
Usaremos:
1- Projeto Monteiro Lobato (Para aqueles
que já me enviaram, fiquem tranquilos, e se alguém ainda não enviou, você
ganhou mais uma chance, tem até o dia 20/05)
2- Exercícios de análise morfossintática
( o que estou enviando para vocês hoje)
Queridos por
enquanto é isso, por favor fiquem atentos e lembrem-se que vocês precisam me
enviar as atividades para que eu possa validar a presença de vocês, além da
aplicar a nota também.
Ainda tenho
outras atividades para enviar pra vocês, por isso peço novamente que mantenham
contato comigo.
Muito bem, aí vai a atividade sobre análise morfossintática, irei postar também uma folha resposta, ou seja, quando for responder procure preencher a folhinha resposta e é ela que você deve me mandar por e-mail.
Faça o seguinte: Leia as perguntas e responda a folhinha, depois mande apenas as respostas pra mim por e-mail.
Lembre-se que esta atividade valerá nota, a data limite é 11/05, use suas anotações das aulas e faça consultas na internet.
1-Identifique
os núcleos dos sujeitos das orações.
E classifique-os.
a) O jardineiro plantou flores.
b) Brincavam no parque as crianças.
c) Juliana e eu fizemos um acordo.
d) O sol ilumina a Terra.
2- Faça a análise Sintática da seguinte oração:
“Você prometeu consertar a
mesa da cozinha”.
3- Reescreva as
orações deixando-as com sujeito oculto:
a) Eu não como brócolis
b) Nós amamos você.
c) Tu queres saber?
d) Eles namoraram por muito tempo.
4- Faça a análise morfológica da seguinte
frase:
O homem chegou cansado.
5- - Faça o sujeito ficar indeterminado, usando o verbo na forma
indicada.
a)
Ricardo precisa
de uma bicicleta.(3ª pessoa do singular
+ se)
b) Peguei
meu livro (3ª pessoa do plural)
Leia esta tirinha do Garfield:
6- Faça a análise Morfossintática
da seguinte oração:
Estou
preparado para uma
emergência...
Leia a tirinha abaixo:
7-Durante o
diálogo entre o Calvin e a mãe ele fala o seguinte: “... Eu estou na mesa.” O
predicado desta oração pode ser classificado como:
(Em sua folha
resposta assinale a alternativa correta)
a)
Verbal
b)
Nominal
c)
Verbo-nominal
Leia esta tirinha do
Hagar:
8- Agora
classifique os verbos abaixo – VL para verbo de ligação e VA para verbo de ação.
a) Sentar
b) É
c) Estive
d) Sabia
Agora vai a folhinha resposta, é esta que quero que você preencha e me envie por e-mail.
Nome:
________________________________________
Nº
_______ Data: ___/___/___ Ano: 8º
_____
Folha Resposta
Sujeito Classificação
1-a)
_________________________/__________________
b)___________________________/__________________
c)
___________________________/__________________
d)
__________________________/___________________
2-
Sujeito:________________________________
Núcleo do sujeito: _______________________
Tipo de sujeito: __________________________
Predicado: _____________________________
Núcleo do predicado: _____________________
Tipo de predicado: _______________________
3- a)
_________________________________
b) ____________________________________
c)
____________________________________
d)____________________________________
4-
O
homem chegou cansado.
l l l l
___ _____ ______ ______
5- a)
___________________________________
b)
_______________________________________
6-
Estou:____________________________________
Preparado:
_______________________________
Para: ____________________________________
Uma:
____________________________________
Emergência:
_____________________________
Sujeito : _________________________________
Núcleo do sujeito:
________________________
Tipo de sujeito : __________________________
Predicado: _______________________________
Núcleo do predicado:
_____________________
Tipo de predicado:
________________________
7-
________________________________
8- a)
______________________________
b)
________________________________
c) ________________________________
d)
_______________________________
Olá galerinha!
Como já foi explicado na página inicial, aqui iremos deixar os conteúdos que estudaremos até que nossas aulas presenciais voltem a acontecer; Por favor programe-se pra entrar frequentemente e verificar se há atividades para realizar. Deixarei aqui links de vídeo aulas e também endereços de sites que eu achar interessante para o assunto que estudaremos. Sei que vocês são super capazes e estarei aqui para ajudá-los no que precisarem.
Cuidem-se e estudem!
Atividades para serem entregues
até o dia 17 de Abril de 2020
Oi turminha!
é o seguinte, temos aqui um projeto onde o tema é literatura infantil, porém fala de um autor muito renomado, importante, em nosso país.
Darei a vocês uma sugestão de cronograma de execução do projeto, mas organize seu tempo de maneira que você consiga entregar o trabalho na data limite.
Capriche e quando estive pronto envie o trabalho para o e-mail: profasuzyguerreiro@hotmail.com
Detalhe importante, caso você não tenha nem um livro de Monteiro Lobato você conseguirá lê-los no seguinte site:
Sei que você é capaz!
Sugestão de cronograma:
de 01 à 09/04 - passos 1 e 2
de 10 à 17/04 - passos 3 e 4
Projeto Monteiro Lobato
Passo 1- Pesquise a biografia deste autor: Monteiro
Lobato
Agora busque curiosidades, do tipo:
·
Onde ele se inspirou para criar os personagens
do sítio do pica pau amarelo;
·
Onde ele passou a infância;
·
Se ele escreveu outros livros além destes que
falam sobre o sítio;
·
Qual era o personagem favorito dele e justifique
com textos extraídos de sites da sua pesquisa.
Passo 2 - Agora é a sua vez de escolher um personagem do
sítio que te agrade mais:
ü
Emília;
ü
Visconde de Sabugosa;
ü
D. Benta;
ü
Tia Nastácia;
ü
Narizinho;
ü
Pedrinho;
ü
Tio Barnabé;
ü
Príncipe escamado;
ü
Rabicó;
ü
Quindim
Crie a biografia dele, com data e local de nascimento, suas
características, de personalidade, mais marcantes e explique porque o escolheu.
Passo 3- Agora é a sua vez crie uma história (narrativa),
usando o cenário do sítio do pica pau amarelo, onde seu personagem é o
protagonista, não se esqueça de utilizar as características da personalidade
dele para que a história fique bem legal!
Passo 4- Crie uma ilustração para sua história.
Atividades para os Oitavos A, B, C e D a serem executadas até o dia 30 de Março
Já faz alguns dias que temos estudado a análise morfossintática e estávamos realizando exercícios de uma folhinha que eu entregava em classe pra vocês. Pois bem, aqui vou deixar os últimos exercícios, cabe a você verificar em seu caderno quais exercícios que faltam e fazê-los em; Ao retornarem às aulas eu corrigirei e tirarei as dúvidas.
Vídeo aula no youtube: Canal do professor NOSLEN:
Em todos os desenhos Coloridos vou estar
A casa, a montanha Duas nuvens no céu
E um Sol a sorrir no papel
Seus problemas ajudar a resolver
Te acompanhar nas provas
Bimestrais, você vai ver
Serei, de você, confidente fiel
Se seu pranto molhar meu papel
Vou lhe dar abrigo
Se você quiser
Quando surgirem
Seus primeiros raios de mulher
A vida se abrirá
Num feroz carrossel
E você vai rasgar meu papel
Comigo ficará guardado
Se lhe dá prazer
A vida segue sempre em frente
O que se há de fazer
Um favor, se puder
Não me esqueça
Num canto qualquer
Sou eu que vou ser seu colega
Caso você ainda tenha dúvidas sobre esta matéria acesse:
Blog: Português sem interrogação
Endereço: www.profasuzy.blogspot.com
página Análise Sintática
Vídeo aula no youtube: Canal do professor NOSLEN:
Qualquer dúvida a mais entre em contato comigo pelo e-mail:
profasuzyguerreiro@hotmail.com
Estes exercícios são de alternativa, diga qual é a correta.
1.Na oração: “Foram chamados às pressas
todos os vaqueiros da fazenda vizinha”, o núcleo do sujeito é:
a) todos;
b) fazenda;
c) vizinha;
d) vaqueiros;
e) pressas.
2. Assinale a alternativa em que o
sujeito está incorretamente classificado:
a) chegaram, de manhã, o mensageiro e o
guia (sujeito composto);
b) fala-se muito neste assunto (sujeito
indeterminado);
c) vai fazer frio à noite (oração sem
sujeito);
d) haverá oportunidade para todos (oração
sem sujeito);
e) não existem flores no vaso (oração
sem sujeito).
3.Em “Éramos três velhos amigos, na
praia quase deserta”, o sujeito desta oração é:
a) oculto;
b) composto e determinado;
c) indeterminado;
d) oração sem sujeito;
e) simples e determinado.
4.Marque a oração em que o termo
destacado é sujeito:
a) houve muitas brigas no
jogo;
b) Ia haver mortes, se a
polícia não interviesse;
c) faz dois anos que
há bons espetáculos;
d) existem muitas pessoas
desonestas;
e) há muitas pessoas desonestas.
5. Indique a única frase que não tem
verbo de ligação:
a) o sol estava muito quente;
b) nossa amizade continua firme;
c) suas palavras pareciam sinceras;
d) ele andava triste;
e) ele andava rapidamente.
6.Na praça deserta um homem caminhava –
o sujeito é:
a) indeterminado;
b) oração sem sujeito;
c) simples;
d) oculto;
e) composto.
7.Na oração: ”Anunciaram grandes
novidades” – o sujeito é:
a) simples;
b) composto;
c) indeterminado;
d) oculto;
e) oração sem sujeito
No texto seguinte observe as orações em negrito e classifique a que tipo de predicado cada uma delas pertence.
O Caderno ( Toquinho)
Sou eu que vou seguir
você
Do primeiro rabisco
Até o bê-a-báEm todos os desenhos Coloridos vou estar
A casa, a montanha Duas nuvens no céu
E um Sol a sorrir no papel
Seus problemas ajudar a resolver
Te acompanhar nas provas
Bimestrais, você vai ver
Serei, de você, confidente fiel
Se seu pranto molhar meu papel
Vou lhe dar abrigo
Se você quiser
Quando surgirem
Seus primeiros raios de mulher
A vida se abrirá
Num feroz carrossel
E você vai rasgar meu papel
Comigo ficará guardado
Se lhe dá prazer
A vida segue sempre em frente
O que se há de fazer
Um favor, se puder
Não me esqueça
Num canto qualquer
Sou eu que vou ser seu colega
Sou eu que vou ser seu
amigo
O que está escrito em mim
Só peço a você