História - Glória

Atividades para os alunos dos 8 º anos que não realizaram no Google Class data para entrega 22/05/2020

    Iluminismo trabalho 1

Atividades:

1 Assista o vídeo sobre a vida de Rousseau disponível e responda a questão.

Qual foi o principal livro que Rousseau publicou que inspirou a Revolução Francesa?

 

As ideias Iluministas foram divulgadas nas ruas, praças e cafés, e não apenas nos salões dos nobres ou nas residências de burgueses enriquecidos.

As ideias iluministas eram e ainda são nos “dias de hoje” mostradas de várias formas: panfletos, jornais, livros, pinturas, grafites, etc.



         Grafite em um muro na cidade de Berlim. Alemanha, 2015

2-      Responda as questões abaixo, observando a imagem de um grafite de autor desconhecido – Observe-a com atenção.

a)      O que essas mãos desenhadas ao centro lembram a você?

b)      O que o olhar da personagem sugere a você?

c)       A que princípio iluminista podemos associar a imagem?

d)      O que se pode fazer para resguardar a prática desse princípio no Brasil de hoje?

 

3-      Assinale a alternativa INCORRETA e justifique sua escolha.

a)    A razão é um valor secundário; e com ela ou sem ela, os homens poderiam alcançar o esclarecimento.

b)    A razão devia penetrar todas as atividades humanas, para destruir os preconceitos e a ignorância.

c)    Devia-se duvidar de tudo o que era aceito simplesmente porque havia sido dito por uma autoridade.

d)  Todo conhecimento devia ser aberto à crítica.


Revolução Francesa parte 1 Trabalho 2

                                                                

Habilidade:

(EF08HI04) Identificar e relacionar os processos da Revolução Francesa e seus desdobramentos na Europa e no mundo.

No final do século XVIII, a sociedade francesa se organizava em três Estados:

Primeiro Estado: Clero

Segundo Estado: Nobreza

Terceiro Estado: Alta Burguesia – Que era composta pela (Burguesia, Pequena Burguesia e Camponeses).

O Iluminismo inspirou movimentos de contestação à organização social, econômica e política.

 A Revolução francesa teve muitas repercussões, seguindo as ideias iluministas e foram marcadas com as palavras citadas na Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão:

Atividade:

1)      Como era formado (que grupos de pessoas pertenciam) a pirâmide

 

 

 

 

1)      O que significam para você as palavras: Liberdade, Igualdade e Fraternidade? Dê exemplos:

2)      Liberdade, um direito do cidadão.

Segundo o Artigo 4º da Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão, a liberdade “Consiste em poder fazer tudo que não prejudique o próximo”.Você concorda com essa ideia de liberdade, defendida na Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão? Justifique esta frase.

 

 Revolução Francesa parte II trabalho 3

Revolução Francesa – parte II

1-      Leia um trecho de uma mensagem divulgada em folheto distribuído durante a Revolução Francesa.

 

O que é o Terceiro Estado? [...]

Tudo.

O que ele foi até agora na ordem política?

Nada.

Que quer ele?

Tornar-se alguma coisa.Guy Chaussinand-Nogaret. Aqueda da Bastilha:

                                                                O começo da Revolução Francesa.

                                                                 Rio de Janeiro: Zahar, 1989.p.35.

              Responda:

a)       Por que o texto diz que o Terceiro Estado é tudo?

b)       Qual é o significado da resposta dada à pergunta “O que ele foi agora na ordem política”?

c)        Para o Terceiro Estado, o que significava “tornar-se alguma coisa”?

 

Lembrado sobre o Terceiro Estado:

Era formado por camponeses, pela burguesia e por trabalhadores urbanos. Representava 95% da população francesa. Essa parcela de habitantes não tinha direitos políticos nem privilégios e era obrigada a pagar e era obrigada a pagar tributos.

Era composta por banqueiros, financistas e empresários. A média burguesia era formada por profissionais liberais, médicos, professores e a baixa burguesia eram formadas por artesãos, lojistas e o povo. O terceiro estado era responsável por arcar as despesas, impostos e contribuições do rei, clero e nobreza.

2-      Assista o vídeo sobre A História dos Direitos Humanos. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=hGKAaVoDlSs   Responda as questões.

a) Cite 3 (três) nomes de pessoas que lutaram pela conquista dos direitos que temos atualmente e estão inscritos e registrados na Declaração Universal dos Direitos Humanos.

b) Escreva 3 (três) Direitos que temos adquiridos citado no vídeo.

c) Você já imaginou como seria viver em um país onde você não pudesse escolher sua religião ou dizer o que pensa, ou ter o direito de ir e vir? Escreva o que você pensa sobre isso.

 

3-      Faça uma pesquisa um país onde as pessoas NÃO tem seus direitos humanos adquirido, seja político, religioso, ou social.

At    


  Atividades para os alunos dos 9 º anos que não realizaram no Google Class data para entrega 22/05/2020




Revolta da Vacina   Trabalho 1 

Leia o texto:

       No Governo do Presidente Rodrigues Alves (1902-1906), a população do Rio de Janeiro – na época, a maior cidade do país – enfrentava graves problemas sociais. Além da pobreza e do desemprego, havia também epidemias de febre amarela, peste bubônica e varíola, que matavam milhares de pessoas.

       Desde os primeiros governos republicanos, desejava-se transformar o Rio de Janeiro na “capital do progresso”. A cidade deveria transmitir uma imagem moderna da república.

       Para isso, realizaram-se obras públicas. Entre outras coisas, alargaram-se ruas no centro, construiu-se a Avenida Central ( atual avenida Rio Branco), ampliou-se o abastecimento de água e de rede de esgotos e remodelou-se o  Porto. Muitos cortiços do centro foram demolidos, e seus moradores, desalojados, passando a viver em em barracos nos morros do centro ou em bairros do subúrbio.

       Um dos objetivos da reforma da capital era combater as epidemias. Em 1904,o médico sanitarista Oswaldo Cruz, diretor da saúde pública, convenceu o presidente Rodrigues Alves a instituir uma lei que tornava obrigatória a vacinação contra a varíola.

       Porém, a população não foi esclarecida sobre a importância da vacinação. Diversos setores da sociedade reagiram, defendendo que a aplicação de injeções em mulheres era imoral e que essa lei não respeitava a liberdade individual.

   A demolição dos cortiços, a vacinação obrigatória e a impopularidade do governo contribuíram para a explosão de uma revolta popular. Essa revolta tomou conta das ruas cariocas entre 10 e 16 de Novembro de 1904. O episódio ficou conhecido com Revolta da Vacina.

 1)      Responda a questão abaixo:

a) Que fato do texto explicita o episódio da Revolta da Vacina?



) Analise a charge e responda : 

 


Detalhe da Charge de Leônidas, feita para revista O Malho, publicada no Rio de Janeiro

                em 29 de Outubro de 1904. A Charge interpreta a indignação popular na revolta iniciada

                em 10 de novembro. Fundação Biblioteca Nacional, Rio de Janeiro.

 

a) Que elementos da charge sobre a Revolta da Vacina permitem identificar a crítica feita Por Leônidas?

 

3)      Pesquise como as campanhas públicas de vacinação são divulgadas atualmente no Brasil.



Urbanização e Modernização Parte 1 -  Trabalho   2

                                                 

Habilidade:

Identificar os processos de urbanização e modernização da sociedade brasileira e avaliar suas contradições e impactos na região em que vive.

Leitura do texto: AVENIDA Paulista: da formação à consolidação de um ícone da metrópole de São Paulo. Disponível em: <http://livro.pro/j2zkcy>. Acesso em 10 nov.2018.

Atividade:


1)      Quais transformações você observou ao longo dos anos na Avenida Paulista?

 

2)      Descreva o significado das palavras Modernização e urbanização. Dê exemplo.

 

3)      Qual bairro você mora? Qual cidade? Descreva quais transformações urbanas ocorreu no seu bairro ao longo dos anos.





Urbanização e Modernização Parte 2 -  Trabalho   3



 1-      Analise as imagens e responda as questões:




a)      Qual imagem passou pelo processo de urbanização? Justifique sua resposta.

b)      {...} Se uma parcela da população do Rio de Janeiro se orgulhava das novas paisagens, muitos criticavam as reformas, que dividiram a cidade em duas partes: Uma europeia, para elites, e outra suburbana, frequentada pelos mais pobres. Justifique esta frase.

 

 

Analise a charge da Mafalda sobre modernização e escreva seu entendimento:



Lembrar:   
Olá alunos! desejo que todos estejam bem! Saudades!
Esta atividades e as demais que vierem, contarão para notas e presenças neste período de aulas on        line! Estarei postando no google class e aqui no blog para que todos possam escolher onde fica  melhor para resposder e participar! As resposta      podem ser encaminhadas no classrom ou no         
meu   email: mglorinharibeiro@gmail.com estou a disposição para esclarecimentos de dúvidas! abraços!