Geografia - Rita

Semana de Estudos Intensivos:  25 - 29 de Maio
(Atividades separadas: primeiro 7º ano e mais abaixo, 8º ano)


7º ANO         

Olá queridx estudantx, estamos finalizando o primeiro bimestre. Essa é a semana de Estudo Intensivos, ou seja, momento em que vamos recuperar habilidades ainda não desenvolvidas.

           

A Habilidade que vamos estudar é:

 EF07GE14* Identificar em registros histórico-geográficos, as formas de organização político-administrativa do Brasil em diferentes tempos e relacionar com a criação de São Paulo.

 

            Vamos continuar estudando a formação do território brasileiro, mas agora com ênfase no ciclo econômico do café, ciclo importante para o desenvolvimento econômico de São Paulo, nosso Estado. Vamos refletir sobre qual foi a importância do café na formação do Estado de São Paulo.

 

            Para esta atividade você vai precisar do Caderno São Paulo Faz Escola, 7º Ano, Volume 2. Caso não tenha o Caderno do aluno SP Faz Escola, acesse o link:

Caderno do Aluno SP Faz Escola 7º Ano

           

Você vai estudar os textos nas páginas 30, 31 e 32. Depois vai responder as questões das páginas 32 e 33.

            Além dos textos, o material sugere que você assista o vídeo abaixo, "Os Imigrantes e Ciclo do Café, no canal TV Senado. Clique e assista:

 


 

Leia também esse resumo sobre o ciclo do café no Brasil e em São Paulo acessando o link abaixo:

 Saiba mais sobre o Ciclo do Café – Site Terra Educação



Formas de entrega:

 - Responda as questões no caderno e envie a foto como anexo na plataforma Google Classroom desta atividade, ou para o e-mail ritacardoso.rcsc@gmail.com.

 

- Responda as questões em documento do Word e envie o arquivo como anexo na plataforma Google Classroom, ou envie como anexo para o e-mail: ritacardoso.rcsc@gmail.com.  

 

 

Até mais,

Rita

            

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8º ANO

Olá queridx estudantx, estamos finalizando o primeiro bimestre. Essa é a Semana de Estudo Intensivos, ou seja, momento em que vamos recuperar habilidades ainda não desenvolvidas.

           

A Habilidade que vamos estudar é:

 

EF08GE03 Analisar aspectos representativos da dinâmica demográfica, aplicar os indicadores demográficos e analisar as mudanças sociais, culturais, políticas, ambientais e econômicas decorrentes da transição demográfica, em diferentes regiões do mundo.

 

            Vamos continuar estudando a distribuição da população mundial pelo mundo. Sabemos que essa distribuição depende dos Fatores Permissivos e Restritivos.

           

            Para desenvolver a habilidade desta semana, vamos ler o texto A Distribuição da População Mundial.

 

            Acesse o texto, retirado do livro didático Teláris Geografia no link abaixo:

A Distribuição da População Mundial


Atividade

Responda as questões de acordo com o texto estudado e os conhecimentos que já possui sobre o assunto:

 

1.    Observe o mapa e cite países muito povoados.

 

2.    Observe o mapa e cite países pouco povoados.

 

3.    Cite os fatores permissivos responsáveis por áreas densamente povoadas.

 

4.    Cite os fatores restritivos responsáveis pelos vazios demográficos.

 

5.    Segundo o texto, existem países pobres que ainda assim possuem alta densidade demográfica. Escolha um desses países e pesquise como estão sendo atingidos pela epidemia do coronavírus a partir das seguintes questões:

a)    Qual o total de infectados e mortos pela doença?

b)    Quais as medidas utilizadas por esse país para conter o coronavírus?

c)    A alta densidade demográfica e as condições econômicas têm influenciado no avanço da epidemia no país? Explique.

 

Formas de entrega:

 

- Responda as questões em documento do Word e envie o arquivo como anexo na plataforma Google Classroom ou para o e-mail: ritacardoso.rcsc@gmail.com

 

- Responda as questões no caderno e envie a foto como anexo na plataforma Google Classroom desta atividade, ou para o e-mail ritacardoso.rcsc@gmail.com.

 

 Até mais,

Rita



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Semana 18 - 22 de Maio
(Atividades separadas: primeiro 7º ano e mais abaixo, 8º ano)


7º ANO

Olá queridxs estudantxs! Como estão? Continuem estudando e organizando uma rotina de estudos. Qualquer dúvida poste aqui.

             Veja as habilidades desta semana:

             (EF07GE09B) Aplicar tecnologias digitais para identificar padrões espaciais, regionalizações e analogias espaciais do território brasileiro, em especial do Estado de São Paulo.  

 (CECHEF05) Comparar eventos ocorridos simultaneamente no mesmo espaço e em espaços variados, e eventos ocorridos em tempos diferentes no mesmo espaço e espaços variados.

 

            Antes de entrarmos em distanciamento social tínhamos uma tarefa a ser feita: pesquisar sobre uma Unidade Federativa brasileira, ou seja, um Estado brasileiro. Para esta semana você vai pesquisar diferentes informações sobre o seu estado e descobrir como essa unidade federativa tem combatido a disseminação do Cononavírus. Procure fazer um resumo das informações encontradas. Uma pesquisa mais curta em forma de respostas conforme o roteiro a seguir.

 

Abaixo, em anexo segue a tabela com os temas sorteados para cada estudante.

 

            Vamos realizar esta pesquisa de acordo com o roteiro abaixo. Utilize principalmente o site oficial do Estado estudado. Geralmente o site oficial possui a sigla do estado e termina com “.gov.br”. Por exemplo,

 

·         O site do Estado de São Paulo (SP) é https://www.saopaulo.sp.gov.br/.

·         Já o site da Bahia (BA) é http://www.ba.gov.br/

·         O estado de Rondônia (RO) possui o site http://www.rondonia.ro.gov.br/.

 

E assim por diante. Outro site que você pode utilizar para pesquisar dados gerais sobre seu estado é a página do IBGE. No link abaixo selecione o Estado que está pesquisando da seguinte forma: clique em Selecionar Local, escolha o seu estado de pesquisa na lista e cheque as informações pertinentes.

 

IBGE – Cidades e Estados: https://cidades.ibge.gov.br/

 

 

Roteiro de Pesquisa


1.    Seu Nome Ano e Turma

 

2.    Qual é o Estado (Unidade Federativa) estudado?


3.    Em que região brasileira se localiza?

 

4.    Qual a capital deste Estado?

 

5.    Escreva um texto com estas principais informações sobre seu Estado:

a) Quando e como foi criado.

b) Aspectos naturais: fauna, flora, hidrografia.

c) Atividades econômicas: as atividades realizadas que geram lucro, riqueza para o estado.

d) Aspectos sociais: desemprego, mortalidade infantil, expectativa de vida, Renda per capta, IDH.

 

6.    Quantos habitantes este Estado possui?

 

7.    Qual a cidade mais populosa deste Estado?

 

8.    Entre no site oficial deste estado e pesquise:

a) Quais são os números atuais de casos de Covid-19: infectados e mortos.

b) Que ações o governo do Estado estudado tem feito para conter a progressão, o avanço do vírus?


9. Entre no site do Estado de São Paulo. Pesquise sobre a ações feitas aqui para conter o coronavírus. Compare com o estado que você estudou. O que há de diferente nas ações adotadas contra o coronavírus? Que ações são parecidas? Procure explicar porque são parecidas ou diferentes.

 

10. O que você e sua família tem feito para se prevenir do novo coronavírus? Vocês têm respeitado as normas sugeridas pelo governo do Estado de São Paulo para evitar o contágio? Justifique sua resposta dando exemplos.

 

Forma de Entrega:

 - Você poderá colocar suas respostas diretamente no formulário (link) abaixo e clicar em enviar.

Link: Formulário para as suas respostas.

 

- Você poderá escrever suas respostas no documento Word e enviar por e-mail: ritacardoso.rcsc@gmail.com.

 

 Ótima pesquisa!

Professora Rita

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8º ANO

Olá, queridxs estudantxs! Como estão? Espero que bem e estudando muito.

 

 

Segue abaixo os temas e habilidades de nossas aulas:

 

Unidade Temática: O sujeito e seu lugar no mundo

Objeto de Conhecimento: Distribuição da população mundial e deslocamentos populacionais

 

Competências
e Habilidades:

(EF08GE01) Identificar e descrever as rotas de dispersão da população humana pelo planeta
e os principais fluxos migratórios e analisar os fatores históricos, políticos, econômicos, culturais e condicionantes físico-naturais associados à distribuição da população humana, pelos continentes, em diferentes períodos.

 

(CGEB9)
Exercitar a empatia, o diálogo, a resolução de conflitos e a cooperação, fazendo-se respeitar e promovendo o respeito ao outro e aos direitos humanos, com acolhimento e valorização da diversidade de indivíduos e de grupos sociais, seus saberes, identidades, culturas e potencialidades, sem preconceitos de qualquer natureza.

 

Semana 18 - 22 de Maio - 4 aulas

 

 

REFUGIADOS

 

            As aulas desta semana serão em um novo formato. Utilizaremos a ferramenta Microsoft Sway. A aula será em forma de apresentação, com imagens, pequenos textos, poesia, música e vídeos:

- Pelo celular: apenas vá deslizando o dedo sobre a tela, clicando no "play"  quando for vídeo.

- Computador: vá clicando na flecha para passar as telas.

 

            Ao final da apresentação está o roteiro de pesquisa. Não pule etapas para que isso não prejudique seu trabalho. A atividade desta semana será uma pesquisa que poderá ser apresentada e entregue de diferentes formas.

 

Forma de entrega:

Você pode entregar esta atividade das seguintes formas:

·         Como anexo na aba desta atividade, nos comentários - Plataforma Google Classroom

·         Como anexo enviando para o e-mail: ritacardoso.rcsc@gmail.com

- Data de entrega: até 24/05/2020.

 

Agora sim, acesse as aulas e orientações sobre a atividade pelo link abaixo:

https://sway.office.com/hOi1D0MEPE6iHXV5?ref=Link

 

OU CLIQUE AQUI:  Refugiados - Aula Geo / Rita



Ótima aula e pesquisa!

Professora Rita

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Semana 11 - 15 de Maio
(Atividades separadas: primeiro 7º ano e mais abaixo, 8º ano)

7º ANO

Olá estudantx querido! Espero que esteja bem!

 Nesta semana vamos trabalhar um tema super atual, que é a Pandemia do coronavírus, mais especificamente no Estado de São Paulo. Vamos explorar e investigar sites de instituições de pesquisas oficiais para visualizar mapas e conhecer o Estado, compreendendo o avanço da doença Covid-19 pelos municípios.

 Habilidade: (EF07GE09B) Aplicar tecnologias digitais para identificar padrões espaciais, regionalizações e analogias espaciais do território brasileiro, em especial do Estado de São Paulo.   

 

Roteiro de Estudos:

 

1.Visite o site do IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística no link sugerido abaixo (Anexo 1). Nele você encontrará, no lado direito, o mapa do Estado de São Paulo. Conforme for passando o dedo ou (preferencialmente) o mouse pelo mapa, aparecerão os nomes dos municípios de nosso Estado. Este mapa possui diferentes tons de Azul. Os tons mais escuros indicam municípios mais populosos, ou seja, com mais habitantes. Quanto mais claro for o tom do azul, menor será sua população. Explore este mapa localizando municípios que você não conhecia. Tente encontrar o município de São Paulo. Lembre-se que ele é o mais populoso do Estado.

Anexo 1: Mapa do Estado de São Paulo - IBGE

https://cidades.ibge.gov.br/brasil/sp/sao-paulo/panorama

 

 2. Visite o site do SEADE – Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados. Lá você encontrará diferentes dados sobre os casos de coronavírus no Estado de São Paulo. Do lado direito você passará o dedo ou o mouse sobre o mapa e verá os números de caso de Covid-19 por município – Anexo 2.

            Anexo 2: Casos de Coronavírus por município em SP – Seade

https://www.seade.gov.br/coronavirus/

 

 3. Assista o vídeo A epidemia avança no Estado de São Paulo, realizado pelo Instituto Butantã. Nele conseguimos ver por dia a dispersão do coronavírus pelos municípios do Estado.

            Anexo 3 - A epidemia avança no Estado de São Paulo – Instituto Butantã

https://www.youtube.com/watch?v=q9mh8u6cpw0

 

ATIVIDADE:

 

Agora que você analisou e explorou os mapas sugeridos responda as questões abaixo:

 

1.    Indique três municípios mais populosos e três municípios menos populosos.

 

2.    No mapa do Estado disponível no site do Seade, o que indicam os tons mais claros e os mais escuros?

 

3.    Ainda no mapa do Seade, indique três municípios com mais casos de covid-19. E três municípios que ainda não possuem casos de codid-19.

 

4.    Que município possui a maior quantidade de casos de covid-19? Você consegue explicar por que esse município ultrapassou os outros em número de casos?

 

5.    Sobre o vídeo que mostra o avanço nos casos de covid-19 no Estado de SP, responda:

a)    Quando e onde ocorreu o primeiro caso?

b)    Em que data o covid-19 ultrapassa a região metropolitana de São Paulo e que municípios são atingidos neste dia?

c)    Em que data o covid-19 chega ás cidades do litoral paulista e quais são os municípios afetados?

d)    A partir da análise da dispersão do vírus quais as formas de evitar o avanço da doença? 

 


Envie as respostas para o e-mail: ritacardoso.rcsc@gmail.com.

             

Espero que tenha gostado da experiência de trabalhar com tecnologias digitais para o estudo da Geografia. E antes que eu me esqueça:  #FiqueEmCasa. Se cuide!

   Rita


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8º ANO

Olá estudantx querido! Espero que esteja bem!

            Para esta semana vamos fazer uma atividade diferente. Vamos misturar Geografia com Literatura. Preparado? Bora!

            Habilidade: (EF08GE01) Identificar e descrever as rotas de dispersão da população humana pelo planeta e os principais fluxos migratórios e analisar os fatores históricos, políticos, econômicos, culturais e condicionantes físico-naturais associados à distribuição da população humana, pelos continentes, em diferentes períodos.

            Como você percebeu, continuaremos trabalhando a mesma habilidade, pensando sobre a migração e suas diferentes causas e contextos.

            Para que possamos refletir sobre esse conteúdo, vamos assistir o comentário sobre o Livro Mapa de Sonhos, do escritor Uri Shulevitz. O vídeo está disponível no canal Tempo de Literatura Infantil em que Jô Ribeiro fala um pouquinho sobre o autor e o livro, mostrando também algumas imagens.

            Depois de você explorar esses dois materiais, você construirá um texto refletindo sobre o que viu e ouviu, pensando também na habilidade que estamos trabalhando.

 

Roteiro de Estudos:

 1. Assista o vídeo no canal Tempo de Literatura Infantil que traz um pouco da história do autor e da construção do livro acessando o Anexo 2, abaixo:


  

32. Escreva um pequeno texto sobre suas impressões. Procure relacionar o vídeo que assistiu sobre o livro, com o tema que estamos trabalhando na habilidade desta semana. Se necessário, utilize as questões abaixo para ajudar a construir suas reflexões. 

a)    Relacione o material estudado com a habilidade proposta nesta atividade. O que a habilidade e o material têm em comum?

b)    Que tipo de migração acontece na história e quais foram as causas?

c)    Na história, qual foi a importância do mapa para o personagem principal?

d)    Qual fato histórico vivido pelo o autor inspirou a escrita do livro?

e)    O que você achou da história? Escreva suas impressões e ideias que foram surgindo com a leitura.

 

Envie suas reflexões para o e-mail: ritacardoso.rcsc@gmail.com


 

            Espero que tenha curtido a leitura. Até a próxima semana.

            Rita



Semana 04 - 08 de Maio
(Atividades separadas: primeiro 7º ano e mais abaixo, 8º ano)


7º ANO

Habilidade: (EF07GE13*) Analisar o processo de formação do território brasileiro e identificar as demarcações de limites e fronteiras em diferentes tempos.

   Olá, querido estudantx! Espero que esteja muito bem e conseguindo organizar seus momentos e rotina de estudos.

 Como ocorreu a formação do território brasileiro? O Brasil foi sempre assim, como o conhecemos hoje? O que mudou desde a chegada dos colonizadores portugueses?

Quantas perguntas, não é mesmo? 

Estudamos há algumas semanas como o território brasileiro é dividido atualmente. Inclusive você fez um mapa atualizado do Brasil. Mas ele nem sempre teve essa configuração, esse formato. Não existia a nação brasileira e nem os limites e fronteiras que temos hoje.

Vamos estudar essa semana, como ocorreu a formação do território brasileiro. Você verá que o Brasil e seu território foram se formando a partir da ocupação portuguesa ao longo dos anos e das atividades que realizavam.

A aula pela TV Educação e o aplicativo Centro de Mídias apresentaram este conteúdo e habilidade no dia 05 de maio. Se não conseguiu assistir, acesse o link abaixo:

https://www.youtube.com/watch?v=dXx5VrNGqBw&list=PL3Iaku1Qt8_jNFuwEOTXPihWryS2N7it0&index=10&t=0s


 Para conhecer esse processo histórico e espacial que foi a formação do nosso país, assista a coletânea de vídeos do Canal Olhar Geográfico que traz uma série de vídeos sequenciais sobre esse tema:

 

 

1.      A formação do território brasileiro – Parte 1

https://www.youtube.com/watch?v=zgNADu_Nprw

 

2.      A formação do território brasileiro – Parte 2

https://www.youtube.com/watch?v=asJI_39ijKM

 

3.      A formação do território brasileiro – Parte 3

https://www.youtube.com/watch?v=5uasT2pi5x0

 

4.      A formação do território brasileiro – Parte 4

https://www.youtube.com/watch?v=WDuNR-PxWkI

 

5.      A formação do território brasileiro – Parte 5

https://www.youtube.com/watch?v=uSgk9pavVeg



ATIVIDADE

Agora que você teve acesso ao material, faça uma linha do tempo com um resumo dos principais acontecimentos em cada século e as transformações no tamanho do território, iniciando pelo século XVI (dezesseis) e finalizando com século XX (vinte). Siga o exemplo:

 

Exemplo:

 

Linha do Tempo da Formação do Território Brasileiro (título)

 

- Século XVI – Chegada dos colonizadores portugueses; ocupação das áreas litorâneas; exploração do pau-brasil; cultivo da cana-de-açúcar;(continue...)

- Século XVII:

 

- Século XVIII:

 

- Século XIX:

 

- Século XX:

 

     

      Se achar necessário, pesquise mais sobre o assunto na internet. Cuidado com as fontes utilizadas. Procure sempre sites oficiais. Procure pelo tema, Formação do Território Brasileiro.

         Caso tenha dificuldades em trabalhar com números romanos, pesquise também sobre esse assunto: https://www.educamaisbrasil.com.br/enem/matematica/numeros-romanos.

 

 

 

Esta atividade se refere a quatro aulas de estudo. Faça com capricho e atenção para que possa compensar as aulas semanais com carga completa.



Forma de entrega:

 

1 – Pelo Google Classroom: escreva sua linha do tempo no Comentário como o exemplo acima, ou pelo Word, me enviando o documento em anexo também no Comentário desta plataforma.

 

2 – Se não tiver acesso ao Google Classrrom, esta atividade deverá ser feita no caderno ou no documento Word. Você poderá enviar a foto ou o arquivo do documento para o e-mail ritacardoso.rcsc@gmail.com.

 

 

Que seja uma ótima semana de estudos!

Qualquer dúvida, pergunte na própria plataforma do Google Classroom ou  pelo e-mail ritacardoso.rcsc@gmail.com.

 

Grande abraço,

 

Professora Rita


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8º ANO

Habilidade: (EF08GE01) Identificar e descrever as rotas de dispersão da população humana pelo planeta e os principais fluxos migratórios e analisar os fatores históricos, políticos, econômicos, culturais e condicionantes físico-naturais associados à distribuição da população humana, pelos continentes, em diferentes períodos.

           Olá, querido estudantx! Espero que esteja muito bem e conseguindo organizar seus momentos e rotina de estudos.

            Continue acompanhando as aulas pela TV Educação (10:30 às 12:00) e pelo Centro de Mídias SP (9:45 às 10:30). Na última aula, de 05 de maio, esses meios trouxeram habilidade e conteúdo que iríamos trabalhar antes desse período de distanciamento, que é a Distribuição da população mundial e deslocamentos populacionais, em especial os estudos sobre os Refugiados.

            Se por algum motivo você não conseguiu assistir a esta aula, acesse o link abaixo:

https://www.youtube.com/watch?v=BNAZ0_aTjSM&list=PL3Iaku1Qt8_jNFuwEOTXPihWryS2N7it0&index=11&t=0s.

 

Antes de entrarmos nesse assunto precisamos retomar o conceito de Migração que já trabalhamos do sétimo ano. Vamos começar pensando nessa questão apresentada pelo Centro de Mídias SP:

 Quais as razões que motivam outras pessoas a buscarem outros lugares para viver?

 

          Relembre o conceito de migração e seus derivados acessando os materiais abaixo:

1.      Tipos de migração – Brasil Escola

https://brasilescola.uol.com.br/geografia/tipos-migracao.htm           

 

2.      Tipos de migração – Mundo Educação

https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/geografia/tipos-migracao.htm

           

 

ATIVIDADE

        A partir das leituras e aula assistida, faça a análise da imagem abaixo e responda as questões:

 1.Quais os diferentes motivos que levam um indivíduo a migrar?

2.Quais dos motivos citados acima aparecem na charge?

3. Faça uma ilustração representando um tipo de migração com motivos diferentes dos da charge. Coloque uma legenda explicativa em seu desenho.

 

 

  

Forma de entrega:

 

1 – Pelo Google Classroom preenchendo o formulário no link e enviando a foto por anexo. 

 

2 – Se não tiver acesso ao Google Classrrom, esta atividade deverá ser feita no caderno ou no documento Word. Você poderá enviar a foto ou o arquivo do documento para o e-mail ritacardoso.rcsc@gmail.com.

 

 

Esta atividade se refere a quatro aulas de estudo. Faça com capricho e atenção para que possa compensar as aulas semanais com carga completa.

 

Que seja uma ótima semana de estudos!

Qualquer dúvida, pergunte na própria plataforma do Google Classroom ou  pelo e-mail ritacardoso.rcsc@gmail.com.

 

Grande abraço,

 

Professora Rita

 

 


Semana  27/04 a 30/04 - Volta às aulas
(Atividades separadas: primeiro 7º ano e mais abaixo, 8º ano)




7º ANO


Olá queridxs estudantxs! Como estão? Espero que estejam todos bem. Aqui estamos nós, retornando de um jeito meio diferente. Infelizmente, por enquanto nossos encontros serão assim, a distância.
Se você conseguiu acessar bem essa este Blog e a plataforma Google Sala de Aula, compartilhe com seus colegas que ainda não o fizeram. Precisamos chegar a todos. Ninguém pode ficar para trás! Ajude-nos a divulgar o caminho até aqui.
Estamos preparando também a plataforma Google Sala de Aula. Caso queira realizar esta atividade por lá, não será necessário enviar por e-mail. Você poderá responder na própria página. Para que você possa entrar na sua turma, entre ou baixe o aplicativo Google Sala de Aula (Google Classroom) e utilize o código a seguir:

7º C - 7wqdihw

Ao final deixarei o passo a passo de como acessar a plataforma.



Para esta semana pensamos em retomar algumas habilidades já trabalhadas em sala de aula. Vamos relembrar o conceito de Estereótipo pensando no país em que vivemos.

Habilidade: (EF07GE01C) Avaliar, por meio de exemplos extraídos dos meios de comunicação, ideias e estereótipos acerca das paisagens e da formação territorial do Brasil.


            Para realizar está atividade, consulte o caderno para relembrar o conceito de Estereótipo.
            Leia também a explicação sobre este conceito no site Infoescola:
InfoEscola: Conceito de Estereótipo


ATIVIDADE:
            Sabemos que há grandes distorções em como o Brasil é visto internacionalmente e até mesmo como é percebido pelos próprios brasileiros. Discutimos isto em sala. Para atingirmos a habilidade, a proposta é que você leia as duas reportagens sobre o assunto e ao final assista o vídeo sugerido. Posteriormente responda às questões sugeridas.




Questões

1.  Cite, pelo menos, cinco estereótipos sobre o Brasil destacados na reportagem da Folha.

2.  A partir da reportagem da Folha, explique qual é a origem destes estereótipos, ou seja, como surgiu alguns clichês e preconceitos sobre o nosso país. Dê exemplos.

3.  Compare as reportagens sobre da Folha e Estadão. As duas apontam a visão negativa sobre o Brasil no Exterior? Explique sua resposta.

4.  Quais estereótipos podemos perceber no episódio “Carnaval uma vez por ano” do desenho Masha e o Urso?

5.   A partir do seu conhecimento sobre o conceito Estereótipo e dos materiais que você leu e assistiu para essa atividade, explique porque a visão sobre nosso país ainda é tão distorcida. Sugira formas de superar os estereótipos.

Dica de envio:

1.   Se possível, responda as questões de forma digital:
- pelo Word, enviando o arquivo por e-mail.

- no Messenger do Facebook, através do botão Mensagem.

Se for realizar esta atividade pelo Google Classroom, é só responder na página, mesmo.

2.  Caso as formas acima não sejam possíveis, faça no caderno, mas de forma legível. Tire uma foto da atividade e certifique-se de esteja nítida. Envie a foto para o e-mail: ritacardoso.rcsc@gmail.com

Atenção: não esqueça de destacar seu nome, ano e turma.


Como acessa o Google Sala de Aula (Classroom):
Participar de uma turma com o código:

- Acesse classroom.google.com;

- Na parte superior, clique em Adicionar + e Participar da turma;

- Digite o código da turma que o professor informou e clique em Participar;
·        O código da turma apresenta seis ou sete letras ou números. Por exemplo, hjhmgrk ou g5gdp1; 
                  -  Observação: somente seu professor pode alterar a imagem da turma. No entanto, você pode alterar a foto do seu perfil do Google Sala de aula.



Ótimo estudo!
Professora Rita


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8º ANO

Olá queridxs estudantxs! Como estão? Espero que estejam todos bem. Aqui estamos nós, retornando de um jeito meio diferente. Infelizmente, por enquanto nossos encontros serão assim, a distância.
Se você conseguiu acessar bem essa este Blog e a plataforma Google Sala de Aula, compartilhe com seus colegas que ainda não o fizeram. Precisamos chegar a todos. Ninguém pode ficar para trás! Ajude-nos a divulgar o caminho até aqui.

Estamos preparando também a plataforma Google Sala de Aula. Caso queira realizar esta atividade por lá, não será necessário enviar por e-mail. Você poderá responder na própria página. Para que você possa entrar na sua turma, entre ou baixe o aplicativo Google Sala de Aula (Google Classroom) no Google Play e utilize o código a seguir:
           
8°A - qhdmvro
8°B - wa5umlw
8°C - 64iiphm
8°D - ptypeoy
Ao final deixarei o passo a passo de como acessar a plataforma.


Para esta semana pensamos em retomar algumas habilidades já trabalhadas em sala de aula. Vamos relembrar o conceito de Demografia. Serão questões de múltipla escolha e você precisará retomar o que estudamos para responder. Abaixo seguem alguns materiais que te ajudaram na pesquisa:

2. Vídeo: População brasileira: Distribuição geográfica




3. Entre no Site do IBGE para conhecer e explorar.



Habilidade: (EF08GE25*) Descrever e distinguir os conceitos da demografia e analisar a aproximação com a Geografia das Populações na análise dos processos populacionais.

ATIVIDADE: Escolha apenas uma alternativa para cada questão:

1 -  Ao dizermos que um país é  ___________________, queremos que dizer que sua população total é grande.  Se dizemos que um território está ___________________, estamos afirmando que a quantidade de recursos deste lugar, ou a sua distribuição, não é suficiente para atender o contingente populacional. Afirmar que um lugar é ___________________, significa  que há uma grande quantidade de habitantes por m².
 A alternativa que completa as lacunas do texto acima é:
 a) populoso, superpovoado, densamente povoado.
b) superpovoado, precarizado, massificado.
c) densamente povoado, precarizado, densamente povoado.
d) superpovoado, precarizado, super-habitado.


2 – Podemos dizer que o Brasil está entre os países mais populosos do mundo, porém, ao relacionarmos sua população total com a sua área, temos um resultado relativamente baixo.  A essa relação de população x área, damos o nome de:
 a) Taxa de crescimento.
b) Índice de desenvolvimento.
c) Taxa de natalidade.
d) Densidade demográfica.


3.      Leia as definições a seguir:
I - Quantidade total de habitantes de um território.
II – Temos esse resultado quando dividimos o total de habitantes de um lugar pelo tamanho da sua área territorial.
 A definições acima referem-se, respectivamente,
a)     População Relativa e População Absoluta.
b)     Densidade demográfica e População Relativa.
c)     Migração e População Absoluta.
d)     População Absoluta e População Relativa.

  
4- O país mais populoso do mundo e o mais povoado, são respectivamente,
a)     China e Índia
b)     China e Singapura
c)     Rússia e Singapura
d)     Rússia e Brasil


 5 – Segundo o IBGE, a população estimada do Município de Manaus é de 2.182.763, e sua área total é de 11.401km². Faça o cálculo e selecione a densidade demográfica correta.
a)     22 hab./km²
     b)     1500 hab./km²
     c)     158 hab./km²
     d)     8 hab./km² 



Significado de respectivamente: resposta na ordem em que os termos propostos foram citados no enunciado.


Dica de envio:


1. Se possível, mande o gabarito de forma digital:
- pelo Word, enviando o arquivo por e-mail, ou no corpo do próprio e-mail:

- no Messenger do Facebook, através do botão Mensagem.

Se for realizar esta atividade pelo Google Classroom, é só responder na página, mesmo.

        2. Caso as formas acima não sejam possíveis, faça no caderno, mas de forma legível. Tire uma foto da atividade e certifique-se de esteja nítida. Envie a foto para o e-mail: ritacardoso.rcsc@gmail.com

Atenção: não esqueça de destacar seu nome, ano e turma.


Como acessa o Google Sala de Aula (Classroom):
Participar de uma turma com o código:
·        Acesse classroom.google.com;
·        Na parte superior, clique em Adicionar + e Participar da turma;
·        Digite o código da turma que o professor informou e clique em Participar;
·        O código da turma apresenta seis ou sete letras ou números. Por exemplo, hjhmgrk ou g5gdp1;

·        Observação: somente seu professor pode alterar a imagem da turma. No entanto, você pode alterar a foto do seu perfil do Google Sala de aula.











Semanas de Recesso: 23/03 às 03/04
(Atividades separadas: primeiro 7º e mais abaixo, 8º)




7º Anos
Olá queridos alunos! Espero que estejam bem e se cuidando. Estas são as atividades referentes ao nosso período de recesso. Iremos brincar um pouquinho com o mapa do Brasil a fim de conhece-lo melhor. Nesse período de Epidemia tem-se falado muito nos noticiários sobre a disseminação do coronavírus. Você deve ter percebido que conhecer o planeta e o nosso país facilita a interpretação das informações que recebemos.  Ótimo trabalho e boa diversão!

Brasil e seus Estados
O Brasil é um país com enorme extensão territorial e proporções continentais.  Para facilitar sua administração e organização política, houve uma divisão de governos, sendo eles: federal, estadual e municipal. Assim surgiram os Estados e os municípios.
Os Estados são conhecidos também como Unidades da Federação. No total, o Brasil possui 26 Estados, mais o Distrito Federal.  Todo estado possui uma capital, onde são tomadas as decisões políticas e administrativas. Para administrar cada Unidade da Federação existe um governador, representando o poder executivo; e deputados estaduais, representantes do poder legislativo.
Os Estados brasileiros estão situados em 5 cinco regiões: Centro-Oeste,  Norte, Nordeste, Sul e Sudeste.




Fonte: mais informações em https://escolakids.uol.com.br/geografia/os-estados-brasileiros.htm. Acesso em 22/03/2020.


Atividades  

1.  Assista os vídeos sugeridos (clique nos links ou copie e cole no Youtube):

Mapas do Mundo: Mapa Físico e Mapa Político

Mapa do Brasil para crianças



2. Elabore o seu próprio mapa político do Brasil e me envie a foto: seu mapa precisa conter todos os estados brasileiros e suas capitais, o título e a rosa dos ventos. Faça um mapa bem colorido e legível. 



3. Elabore um Quebra-cabeças com o seu Mapa do Brasil:
Instruções: Cole seu mapa num papel mais grosso como uma cartolina ou num pedaço de papelão. Espalhe bem a cola, mas sem encharcar muito para não rasgar. Deixe secar e depois vá recortando cada Estado.
Brinque e divirta-se com sua família. Envie a foto desta atividade.



Estas são as atividades!
Espero que você tenha se divertido!
Me envie as fotos do seu mapa e depois do quebra-cabeça pronto (atividade 2 e 3). Então são duas fotos diferentes. Envie as fotos em anexo para o e-mail: ritacardoso.rcsc@yahoo.com.br. Tire suas dúvidas também por este e-mail ou pelo Messenger do facebook:  https://www.facebook.com/profile.php?id=100012588645736.

Abraços,

Rita
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8º Anos


Olá queridos alunos! Espero que estejam bem e se cuidando. Estas são as atividades referentes ao nosso período de recesso. 
Iremos brincar um pouquinho com nosso mapa mundi a fim de conhece-lo melhor.
Nesse período de Pandemia, tem-se falado muito nos noticiários sobre a disseminação do coronavírus pelo mundo. Você deve ter percebido que conhecer o planeta facilita a interpretação das informações que recebemos.
Você deverá entregar apenas o Mapa mundi da atividade 1 (caso ainda não tenha me mostrado em sala) e toda a atividade 3. Ótimo trabalho!


Atividade 1 (Entregar a B)
a) Assista os vídeos sugeridos:

      Mapas do Mundo: Mapa Físico e Mapa Político


O Planeta e os mapas


b) Elabore o seu próprio mapa do mundo político e me envie a foto: seu mapa precisa conter todos os continentes, países e seus nomes, mares e oceanos e as linhas imaginárias (se você já realizou corretamente esta atividade e me mostrou em sala, pode pular esta parte).


Atividade 2

a)  Estude seu mapa mundi identificando os principais países, mares e outras informações que achar necessárias.

b) QUIZ: após ter estudado o mapa, brinque/estude identificando os países sugeridos no mapa mundi no vídeo abaixo. O vídeo está em espanhol, mas será muito fácil acompanhar. Teste seus conhecimentos quantas vezes quiser ou forem necessárias. Você pode brincar com seus familiares.

QUIZ: Mapa político do mundo (em Espanhol)



 Atividade 3 (Entregar)
Escolha dois países para cada continente destacando as nações que fazem fronteira com cada um, conforme o exemplo a seguir:

Continente Americano:
1. Brasil – faz fronteira com Paraguai e Bolívia.
2. México – faz fronteira com EUA e Guatemala

Observações: Destaque, pelo menos, dois países fronteiriços para cada um.




Estas são as atividades! 
Espero que você tenha se divertido! 
Me envie a foto do seu mapa e a atividade 3 para o e-mail: ritacardoso.rcsc@yahoo.com.br. Tire suas dúvidas também por este e-mail ou pelo Messenger do facebook:  https://www.facebook.com/profile.php?id=100012588645736.

Abraços,

Rita







Semana 16 à 20 de Março
 (Atualizado em 19/03/2020 - 12h)

Olá queridos alunos!

Vamos iniciar (continuar) nossos estudos em Geografia. Para esta semana, conforme orientação da Secretaria Municipal de Educação (SME) iremos focar nossos estudos na Epidemia do Novo Coronavírus pelo mundo e Brasil e formas preventivas. Procurei preparar um material de estudo relacionado à Geografia. Deixei ao final destas orientações algumas dicas de fontes que podem ser consultadas. Bom trabalho!

ATIVIDADES PARA 7º C, 8º A, B, C e D

Objetivo: Contribuir para a discussão e repertório sobre a epidemia do Coronavíurs buscando compreender a realidade atual e ações de prevenção que estão sendo determinadas pelos órgãos governamentais.  

Atenção: Leia todo o material antes de iniciar sua pesquisa para que possa se organizar melhor. 


Atividade 1
- Faça uma pesquisa sobre o conceito de Globalização a partir das questões sugeridas:
1 – O que é a Globalização?
2 – Quais as principais características deste processo?
3 – Indique quais os pontos positivos e negativos indicados nos textos lidos.


Atividade 2
- Faça uma pesquisa sobre a Epidemia do Novo Coronavírus a partir das questões a seguir:
1 – Do que se trata o Novo Coronavírus e que doenças causa?
2 – Onde e como se iniciou essa epidemia?
3 – Por que se tornou uma pandemia?
4 – Quais as formas de contágio e os sintomas?
5  – Que ações o governo de nosso país tem usado para conter a disseminação do vírus?


Atividade 3 (enviar por e-mail)
A partir da pesquisa realizada, vamos refletir e anotar nossas ideias respondendo as seguintes questões:

1.Como podemos relacionar o processo de Globalização à Epidemia do coronavírus?
2.Se tivéssemos em 1920, por exemplo, os impactos causados pela COVID-19 seriam os mesmos? Por quê?
3.Que hábitos diários temos hoje que contribuem para a disseminação do vírus?
4.Que pontos positivos do processo de globalização podem nos ajudar a passar por essa turbulência mundial?
5.Se você fosse um chefe de governo (presidente, governador, prefeito, ministro, etc), que medidas priorizaria para conter:
a)a epidemia em seu território?
b)os problemas econômicos causados pela pandemia?


Importante: enviar apenas a atividade três para o e-mail: ritacardoso.rcsc@yahoo.com.br

Dúvidas: Envie para o Messenger do Facebook - Rita Cardoso Geografia



Sugestão fontes para pesquisa:

Sobre Globalização
Conceito de Globalização - EscolaKids
Globalização - Brasil Escola
Conceito de Globalização – Mundo Educação

Sobre o Novo Coronavírus e medidas de combate
Fantástico – Vídeo da Edição de 15/03/2020 Coronavírus - Completa
ONU – Novo Coronavírus
Guia de prevenção ao Novo Coronavírus no Estado de São Paulo
Medidas de combate em SP

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Olá, estudantes queridos!
Espero que estejam todos bem.
Em breve atualizarei esta página com as atividades para o 7º ano C e oitavos.
Tirem dúvidas comigo também no Facebook: https://www.facebook.com/profile.php?id=100012588645736.

Paz e Bem!
Rita
(Atualizado em 19/03/2020 - 9h)https://www.infoescola.com/sociologia/estereotipo/