7º ANO
Olá queridx estudantx,
estamos finalizando o primeiro bimestre. Essa é a semana de Estudo Intensivos,
ou seja, momento em que vamos recuperar habilidades ainda não desenvolvidas.
A
Habilidade que vamos estudar é:
EF07GE14* Identificar em registros histórico-geográficos, as formas de organização político-administrativa do Brasil em diferentes tempos e relacionar com a criação de São Paulo.
Vamos continuar estudando a formação
do território brasileiro, mas agora com ênfase no ciclo econômico do café,
ciclo importante para o desenvolvimento econômico de São Paulo, nosso Estado.
Vamos refletir sobre qual foi a importância do café na formação do Estado de
São Paulo.
Para esta atividade você vai
precisar do Caderno São Paulo Faz Escola, 7º Ano, Volume 2.
Caderno do Aluno SP Faz Escola 7º Ano
Você
vai estudar os textos nas
páginas 30, 31 e 32. Depois vai responder as questões das páginas
32 e 33.
Além dos textos, o material sugere que você assista o vídeo abaixo, "Os Imigrantes e Ciclo do Café, no canal TV Senado. Clique e assista:
Leia também esse resumo sobre o ciclo do café no Brasil e em São Paulo acessando o link abaixo:
Saiba mais sobre o Ciclo do Café – Site Terra Educação
Formas de entrega:
- Responda as questões no caderno e envie a foto como anexo na plataforma Google Classroom desta atividade, ou para o e-mail ritacardoso.rcsc@gmail.com.
-
Responda as questões em documento do Word e envie o arquivo como anexo na plataforma
Google Classroom, ou envie como anexo para o e-mail: ritacardoso.rcsc@gmail.com.
Até mais,
Rita
Olá
queridx estudantx, estamos finalizando o primeiro bimestre. Essa é a Semana de
Estudo Intensivos, ou seja, momento em que vamos recuperar habilidades ainda
não desenvolvidas.
A
Habilidade que vamos estudar é:
EF08GE03
Analisar aspectos representativos da dinâmica demográfica, aplicar os
indicadores demográficos e analisar as mudanças sociais, culturais, políticas,
ambientais e econômicas decorrentes da transição demográfica, em diferentes
regiões do mundo.
Vamos continuar estudando a
distribuição da população mundial pelo mundo. Sabemos que essa distribuição
depende dos Fatores Permissivos e Restritivos.
Para desenvolver a habilidade desta
semana, vamos ler o texto A Distribuição
da População Mundial.
Acesse o texto, retirado do livro
didático Teláris Geografia no link abaixo:
A Distribuição da População Mundial
Atividade
Responda
as questões de acordo com o texto estudado e os conhecimentos que já possui sobre
o assunto:
1.
Observe
o mapa e cite países muito povoados.
2. Observe o mapa e cite
países pouco povoados.
3.
Cite os fatores permissivos responsáveis por áreas densamente povoadas.
4. Cite os fatores
restritivos responsáveis pelos vazios
demográficos.
5. Segundo o texto,
existem países pobres que ainda assim possuem alta densidade demográfica.
Escolha um desses países e pesquise como estão sendo atingidos pela epidemia do
coronavírus a partir das seguintes questões:
a)
Qual
o total de infectados e mortos pela doença?
b)
Quais
as medidas utilizadas por esse país para conter o coronavírus?
c)
A
alta densidade demográfica e as condições econômicas têm influenciado no avanço
da epidemia no país? Explique.
Formas de entrega:
-
Responda as questões em documento do Word e envie o arquivo como anexo na
plataforma Google Classroom ou para o e-mail: ritacardoso.rcsc@gmail.com.
-
Responda as questões no caderno e envie a foto como anexo na plataforma Google
Classroom desta atividade, ou para o e-mail ritacardoso.rcsc@gmail.com.
Até mais,
Rita
Olá queridxs estudantxs! Como estão? Continuem estudando e organizando uma rotina de estudos. Qualquer dúvida poste aqui.
Veja as habilidades desta semana:
(EF07GE09B) Aplicar tecnologias digitais para identificar padrões espaciais, regionalizações e analogias espaciais do território brasileiro, em especial do Estado de São Paulo.
(CECHEF05) Comparar eventos ocorridos simultaneamente no mesmo espaço e em espaços variados, e eventos ocorridos em tempos diferentes no mesmo espaço e espaços variados.
Antes de entrarmos em distanciamento
social tínhamos uma tarefa a ser feita: pesquisar
sobre uma Unidade Federativa brasileira, ou seja, um Estado brasileiro. Para
esta semana você vai pesquisar diferentes informações sobre o seu estado e
descobrir como essa unidade federativa tem combatido a disseminação do
Cononavírus. Procure fazer um resumo das informações encontradas. Uma pesquisa
mais curta em forma de respostas conforme o roteiro a seguir.
Abaixo,
em anexo segue a tabela com os temas sorteados para cada estudante.
Vamos realizar esta pesquisa de acordo
com o roteiro abaixo. Utilize principalmente o site oficial do Estado estudado.
Geralmente o site oficial possui a sigla do estado e termina com “.gov.br”.
· O site do Estado de São Paulo (SP)
é https://www.saopaulo.sp.gov.br/.
·
Já o site da Bahia (BA) é http://www.ba.gov.br/
·
O estado de Rondônia (RO) possui o site http://www.rondonia.ro.gov.br/.
E
assim por diante. Outro site que você pode utilizar para pesquisar dados gerais
sobre seu estado é a página do IBGE. No link abaixo selecione o Estado que está
pesquisando da seguinte forma: clique em Selecionar
Local, escolha o seu estado de pesquisa na lista e cheque as
informações pertinentes.
IBGE –
Cidades e Estados: https://cidades.ibge.gov.br/
Roteiro de Pesquisa
1.
Seu
Nome Ano e Turma
2. Qual é o Estado (Unidade Federativa) estudado?
3. Em que região brasileira se localiza?
4. Qual a capital deste
Estado?
5.
Escreva
um texto com estas principais informações sobre seu Estado:
a) Quando
e como foi criado.
b) Aspectos
naturais: fauna, flora, hidrografia.
c) Atividades
econômicas: as atividades realizadas que geram lucro, riqueza para o estado.
d) Aspectos
sociais: desemprego, mortalidade infantil, expectativa de vida, Renda per capta,
IDH.
6.
Quantos
habitantes este Estado possui?
7.
Qual
a cidade mais populosa deste Estado?
8.
Entre
no site oficial deste estado e pesquise:
a) Quais
são os números atuais de casos de Covid-19: infectados e mortos.
b) Que ações o governo do Estado estudado tem feito para conter a progressão, o avanço do vírus?
9. Entre no site do Estado de São Paulo. Pesquise sobre a ações feitas aqui para conter o coronavírus. Compare com o estado que você estudou. O que há de diferente nas ações adotadas contra o coronavírus? Que ações são parecidas? Procure explicar porque são parecidas ou diferentes.
10. O que
você e sua família tem feito para se prevenir do novo coronavírus? Vocês têm
respeitado as normas sugeridas pelo governo do Estado de São Paulo para evitar
o contágio? Justifique sua resposta dando exemplos.
Forma de
Entrega:
- Você poderá colocar suas respostas diretamente no formulário (link) abaixo e clicar em enviar.
Link: Formulário para as suas respostas.
- Você
poderá escrever suas respostas no documento Word e enviar por e-mail: ritacardoso.rcsc@gmail.com.
Ótima pesquisa!
Professora Rita
_____________________________________________
8º ANO
Olá, queridxs estudantxs! Como estão? Espero que bem
e estudando muito.
Segue abaixo os temas e habilidades de nossas aulas:
Unidade
Temática: O sujeito e seu lugar no mundo
Objeto de
Conhecimento: Distribuição da população mundial e deslocamentos populacionais
REFUGIADOS
As aulas desta semana serão em um novo formato.
Utilizaremos a ferramenta Microsoft Sway.
A aula será em forma de apresentação, com imagens, pequenos textos, poesia,
música e vídeos:
- Pelo celular: apenas vá
deslizando o dedo sobre a tela, clicando no "play" quando for vídeo.
- Computador: vá clicando
na flecha para passar as telas.
Ao final da apresentação está o roteiro de pesquisa. Não pule etapas para que isso não prejudique seu trabalho. A atividade desta semana
será uma pesquisa que poderá ser apresentada e entregue de diferentes formas.
Forma
de entrega:
Você pode entregar esta atividade das seguintes formas:
·
Como anexo na aba desta atividade, nos comentários - Plataforma Google
Classroom
·
Como anexo enviando para o e-mail: ritacardoso.rcsc@gmail.com
- Data de entrega: até 24/05/2020.
Agora sim, acesse
as aulas e orientações sobre a atividade pelo link abaixo:
https://sway.office.com/hOi1D0MEPE6iHXV5?ref=Link
OU CLIQUE AQUI: Refugiados - Aula Geo / Rita
Ótima aula e pesquisa!
Professora Rita
_____________________________________
7º ANO
Olá
estudantx querido! Espero que esteja bem!
Nesta semana vamos trabalhar um tema super atual, que é a Pandemia do coronavírus, mais especificamente no Estado de São Paulo. Vamos explorar e investigar sites de instituições de pesquisas oficiais para visualizar mapas e conhecer o Estado, compreendendo o avanço da doença Covid-19 pelos municípios.
Habilidade: (EF07GE09B) Aplicar tecnologias digitais para identificar padrões espaciais, regionalizações e analogias espaciais do território brasileiro, em especial do Estado de São Paulo.
Roteiro de Estudos:
1.Visite o site do IBGE – Instituto Brasileiro
de Geografia e Estatística no link sugerido abaixo (Anexo 1). Nele você
encontrará, no lado direito, o mapa do Estado de São Paulo. Conforme for
passando o dedo ou (preferencialmente) o mouse pelo mapa, aparecerão os nomes
dos municípios de nosso Estado. Este mapa possui diferentes tons de Azul. Os
tons mais escuros indicam municípios mais populosos, ou seja, com mais habitantes.
Quanto mais claro for o tom do azul, menor será sua população. Explore este
mapa localizando municípios que você não conhecia. Tente encontrar o município
de São Paulo. Lembre-se que ele é o mais populoso do Estado.
Anexo
1: Mapa do Estado de São Paulo - IBGE
https://cidades.ibge.gov.br/brasil/sp/sao-paulo/panorama
2. Visite o site do SEADE – Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados. Lá você encontrará diferentes dados sobre os casos de coronavírus no Estado de São Paulo. Do lado direito você passará o dedo ou o mouse sobre o mapa e verá os números de caso de Covid-19 por município – Anexo 2.
Anexo 2: Casos de Coronavírus por
município em SP – Seade
https://www.seade.gov.br/coronavirus/
3. Assista o vídeo A epidemia avança no Estado de São Paulo, realizado pelo Instituto Butantã. Nele conseguimos ver por dia a dispersão do coronavírus pelos municípios do Estado.
Anexo 3 - A epidemia avança no
Estado de São Paulo – Instituto Butantã
https://www.youtube.com/watch?v=q9mh8u6cpw0
ATIVIDADE:
Agora
que você analisou e explorou os mapas sugeridos responda as questões abaixo:
1.
Indique
três municípios mais populosos e três municípios menos populosos.
2.
No
mapa do Estado disponível no site do Seade, o que indicam os tons mais claros e
os mais escuros?
3.
Ainda
no mapa do Seade, indique três municípios com mais casos de covid-19. E três municípios
que ainda não possuem casos de codid-19.
4.
Que
município possui a maior quantidade de casos de covid-19? Você consegue
explicar por que esse município ultrapassou os outros em número de casos?
5.
Sobre
o vídeo que mostra o avanço nos casos de covid-19 no Estado de SP, responda:
a)
Quando
e onde ocorreu o primeiro caso?
b)
Em
que data o covid-19 ultrapassa a região metropolitana de São Paulo e que
municípios são atingidos neste dia?
c)
Em
que data o covid-19 chega ás cidades do litoral paulista e quais são os municípios
afetados?
d)
A
partir da análise da dispersão do vírus quais as formas de evitar o avanço da doença?
Envie as respostas para
o e-mail: ritacardoso.rcsc@gmail.com.
Espero que tenha gostado da experiência de trabalhar com tecnologias digitais para o estudo da Geografia. E antes que eu me esqueça: #FiqueEmCasa. Se cuide!
Rita
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8º ANO
Olá estudantx querido! Espero que esteja bem!
Para esta
semana vamos fazer uma atividade diferente. Vamos misturar Geografia com
Literatura. Preparado? Bora!
Habilidade: (EF08GE01) Identificar e
descrever as rotas de dispersão da população humana pelo planeta e os
principais fluxos migratórios e analisar os fatores históricos, políticos,
econômicos, culturais e condicionantes físico-naturais associados à
distribuição da população humana, pelos continentes, em diferentes períodos.
Como você
percebeu, continuaremos trabalhando a mesma habilidade, pensando sobre a
migração e suas diferentes causas e contextos.
Para que possamos refletir sobre esse conteúdo, vamos assistir o comentário sobre o Livro Mapa de Sonhos, do escritor Uri Shulevitz. O vídeo está disponível no canal Tempo de Literatura Infantil em que Jô Ribeiro fala um pouquinho sobre o autor e o livro, mostrando também algumas imagens.
Depois de
você explorar esses dois materiais, você construirá um texto refletindo sobre o que viu e ouviu, pensando
também na habilidade que estamos trabalhando.
Roteiro de Estudos:
1. Assista o vídeo no canal Tempo de Literatura Infantil que traz um pouco da história do autor e da construção do livro acessando o Anexo 2, abaixo:
32. Escreva um pequeno texto sobre suas impressões. Procure relacionar o vídeo que assistiu sobre o livro, com o tema que estamos trabalhando na habilidade desta semana. Se necessário, utilize as questões
abaixo para ajudar a construir suas reflexões.
a) Relacione
o material estudado com a habilidade proposta nesta
atividade. O que a habilidade e o material têm em comum?
b) Que
tipo de migração acontece na história e quais foram as causas?
c) Na
história, qual foi a importância do mapa para o personagem principal?
d) Qual
fato histórico vivido pelo o autor inspirou a escrita do livro?
e) O que
você achou da história? Escreva suas impressões e ideias que foram surgindo com
a leitura.
Envie suas reflexões para o e-mail: ritacardoso.rcsc@gmail.com
Espero que
tenha curtido a leitura. Até a próxima semana.
Rita
7º ANO
Habilidade: (EF07GE13*) Analisar o processo de formação do
território brasileiro e identificar as demarcações de limites e fronteiras em
diferentes tempos.
Olá, querido estudantx! Espero que esteja muito bem e conseguindo organizar seus momentos e rotina de estudos.
Como ocorreu a formação do território brasileiro? O Brasil foi sempre assim, como o conhecemos hoje? O que mudou desde a chegada dos colonizadores portugueses?
Quantas perguntas, não é mesmo?
Estudamos há algumas semanas como o território brasileiro é
dividido atualmente. Inclusive você fez um mapa atualizado do Brasil. Mas ele
nem sempre teve essa configuração, esse formato. Não existia a nação brasileira
e nem os limites e fronteiras que temos hoje.
Vamos
estudar essa semana, como ocorreu a formação do território brasileiro. Você verá que o Brasil e seu território
foram se formando a partir da ocupação portuguesa ao longo dos anos e das
atividades que realizavam.
A aula pela TV Educação e o aplicativo Centro de Mídias apresentaram este conteúdo e habilidade no dia 05 de maio. Se não conseguiu assistir, acesse o link abaixo:
https://www.youtube.com/watch?v=dXx5VrNGqBw&list=PL3Iaku1Qt8_jNFuwEOTXPihWryS2N7it0&index=10&t=0s
Para conhecer esse processo histórico e espacial que foi a formação do nosso país, assista a coletânea de vídeos do Canal Olhar Geográfico que traz uma série de vídeos sequenciais sobre esse tema:
1.
A
formação do território brasileiro – Parte 1
https://www.youtube.com/watch?v=zgNADu_Nprw
2.
A
formação do território brasileiro – Parte 2
https://www.youtube.com/watch?v=asJI_39ijKM
3.
A
formação do território brasileiro – Parte 3
https://www.youtube.com/watch?v=5uasT2pi5x0
4.
A
formação do território brasileiro – Parte 4
https://www.youtube.com/watch?v=WDuNR-PxWkI
5.
A
formação do território brasileiro – Parte 5
https://www.youtube.com/watch?v=uSgk9pavVeg
ATIVIDADE
Agora que você
teve acesso ao material, faça uma linha do tempo com um resumo dos principais
acontecimentos em cada século e as transformações no tamanho do território,
iniciando pelo século XVI (dezesseis) e finalizando com século XX (vinte). Siga
o exemplo:
Exemplo:
Linha do Tempo da Formação do Território Brasileiro
(título)
- Século XVI –
Chegada dos colonizadores portugueses; ocupação das áreas litorâneas;
exploração do pau-brasil; cultivo da cana-de-açúcar;(continue...)
- Século XVII:
- Século XVIII:
- Século XIX:
- Século XX:
Se achar
necessário, pesquise mais sobre o assunto na internet. Cuidado com as
fontes utilizadas. Procure sempre sites oficiais. Procure pelo tema, Formação do Território Brasileiro.
Caso tenha
dificuldades em trabalhar com números romanos, pesquise também sobre esse
assunto: https://www.educamaisbrasil.com.br/enem/matematica/numeros-romanos.
Esta
atividade se refere a quatro aulas de estudo. Faça com capricho e atenção para
que possa compensar as aulas semanais com carga completa.
Forma de entrega:
1 – Pelo Google
Classroom: escreva sua linha do tempo no Comentário como o exemplo acima, ou
pelo Word, me enviando o documento em anexo também no Comentário desta plataforma.
2 – Se não tiver
acesso ao Google Classrrom, esta atividade deverá ser feita no caderno ou no documento
Word. Você poderá enviar a foto ou o arquivo do documento para o e-mail ritacardoso.rcsc@gmail.com.
Que
seja uma ótima semana de estudos!
Qualquer
dúvida, pergunte na própria plataforma do Google Classroom ou pelo e-mail ritacardoso.rcsc@gmail.com.
Grande
abraço,
Professora
Rita
Habilidade: (EF08GE01)
Identificar e descrever as rotas de dispersão da população humana pelo planeta
e os principais fluxos migratórios e analisar os fatores históricos, políticos,
econômicos, culturais e condicionantes físico-naturais associados à
distribuição da população humana, pelos continentes, em diferentes períodos.
Olá, querido estudantx! Espero que esteja muito bem e conseguindo organizar seus momentos e rotina de estudos.
Continue acompanhando as aulas pela
TV Educação (10:30 às 12:00) e pelo Centro de Mídias SP (9:45 às 10:30). Na
última aula, de 05 de maio, esses meios trouxeram habilidade e conteúdo que
iríamos trabalhar antes desse período de distanciamento, que é a Distribuição
da população mundial e deslocamentos populacionais, em especial os
estudos sobre os Refugiados.
Se por algum motivo você não
conseguiu assistir a esta aula, acesse o link abaixo:
https://www.youtube.com/watch?v=BNAZ0_aTjSM&list=PL3Iaku1Qt8_jNFuwEOTXPihWryS2N7it0&index=11&t=0s.
Antes
de entrarmos nesse assunto precisamos retomar o conceito de Migração que já
trabalhamos do sétimo ano. Vamos começar pensando nessa questão apresentada
pelo Centro de Mídias SP:
Quais as razões que motivam outras pessoas a buscarem outros lugares para viver?
Relembre o conceito de migração e seus derivados acessando os materiais abaixo:
1.
Tipos
de migração – Brasil Escola
https://brasilescola.uol.com.br/geografia/tipos-migracao.htm
2.
Tipos
de migração – Mundo Educação
https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/geografia/tipos-migracao.htm
ATIVIDADE
A partir das leituras e aula assistida, faça a análise da imagem abaixo e responda as questões:
1.Quais os diferentes motivos que levam um indivíduo a migrar?
2.Quais
dos motivos citados acima aparecem na charge?
3.
Faça uma ilustração representando um tipo de migração com motivos diferentes
dos da charge. Coloque uma legenda explicativa em seu desenho.
Forma de entrega:
1 – Pelo Google
Classroom preenchendo o formulário no link e enviando a foto por anexo.
2 – Se não tiver
acesso ao Google Classrrom, esta atividade deverá ser feita no caderno ou no
documento Word. Você poderá enviar a foto ou o arquivo do documento para o
e-mail ritacardoso.rcsc@gmail.com.
Esta
atividade se refere a quatro aulas de estudo. Faça com capricho e atenção para
que possa compensar as aulas semanais com carga completa.
Que
seja uma ótima semana de estudos!
Qualquer
dúvida, pergunte na própria plataforma do Google Classroom ou pelo e-mail ritacardoso.rcsc@gmail.com.
Grande
abraço,
Professora
Rita
ATIVIDADE:
3. Episódio Masha e o Urso: Carnaval uma ver por ano.
- no Messenger do Facebook, através do botão Mensagem.
Semanas de Recesso: 23/03 às 03/04
Brinque e divirta-se com sua família. Envie a foto desta atividade.
Espero que você tenha se divertido!
Me envie as fotos do seu mapa e depois do quebra-cabeça pronto (atividade 2 e 3). Então são duas fotos diferentes. Envie as fotos em anexo para o e-mail: ritacardoso.rcsc@yahoo.com.br. Tire suas dúvidas também por este e-mail ou pelo Messenger do facebook: https://www.facebook.com/profile.php?id=100012588645736.
8º Anos
Nesse período de Pandemia, tem-se falado muito nos noticiários sobre a disseminação do coronavírus pelo mundo. Você deve ter percebido que conhecer o planeta facilita a interpretação das informações que recebemos.
Semana 16 à 20 de Março
Sobre Globalização
Conceito de Globalização - EscolaKids
Globalização - Brasil Escola
Conceito de Globalização – Mundo Educação
Sobre o Novo Coronavírus e medidas de combate
Fantástico – Vídeo da Edição de 15/03/2020 Coronavírus - Completa
ONU – Novo Coronavírus
Guia de prevenção ao Novo Coronavírus no Estado de São Paulo
Medidas de combate em SP
_________________________________________________________________________________
Olá, estudantes queridos!
Espero que estejam todos bem.
Em breve atualizarei esta página com as atividades para o 7º ano C e oitavos.
Tirem dúvidas comigo também no Facebook: https://www.facebook.com/profile.php?id=100012588645736.
Paz e Bem!
Rita
(Atualizado em 19/03/2020 - 9h)https://www.infoescola.com/sociologia/estereotipo/