Eletiva - Daniela



ELETIVA - TEATRO AFETIVO
Professora Daniela

Código Classroom gs5dn25

*Semana 15/05/2020 a 18/05/2020*

Revisão de Atividades!

Alunxs, quem já entregou TODAS as atividades, parabéns!!! 

Quem não entregou ainda, estou aceitando até 25/05/2020! Um super beijo!


*Semana 11/05/2020 a 15/05/2020*


Tema: Um papo sobre Bullying

 

Olá! Nesta semana vamos recordar de um tema que é discutido na escola, porém, nem todos ainda têm consciência.

 

O praticante de bullying é um tirano. Vale-se da fragilidade do indivíduo que não consegue se defender, causando-lhe dor e angústia; pratica atos de intimidação em uma relação desigual de forças ou de poder.

 

Nas escolas, entre adolescentes, o bullying é, muitas vezes, velado (escondido), ou subestimado (acham que é mimimi). Há uma tendência de não se admitir que essa forma de agressão ocorra entre estudantes – ou o problema é desconhecido ou os adultos negam-se a enfrentá-lo.

 

Nesses casos, as vítimas convivem com a violência e, na maioria das vezes, silenciam-se, com receio de que a situação se agrave. Também se silenciam os espectadores (colegas que assistem) que testemunham o bullying, com medo de se tornarem as próximas vítimas.

 

Você quer “construir um mundo melhor” para si, família, amigxs, sociedade, seu futuro, comece se construindo, com ações e atitudes melhores. O não-fazer nada, é viver em um individualismo egoísta, já é contribuir para “um mundo pior”.

 

Na tirania do agressor, incluem-se os apelidos pejorativos, a humilhação, as manifestações preconceituosas relativas à etnia, à classe social, à variante linguística, ao desempenho escolar, às características físicas, entre outros aspectos.

 

Na escola, quando não há intervenções efetivas contra o bullying, o ambiente torna-se contaminado por sentimentos de medo e ansiedade; sem exceção, os estudantes são afetados negativamente, não só pelo constrangimento imediato, como também por fatores emocionais que podem levar a consequências drásticas, desde a baixa  autoestima até o suicídio :(

 

Um cartaz veicula, por exemplo, um conteúdo institucional, preventivo, comercial. Sua principal função é divulgar, trazer algo a público. No caso abaixo, temos uma campanha de orientação e conscientização, sem finalidades lucrativas.

A partir destas informações, crie um slogan para uma campanha publicitária de prevenção ao bullying, que será direcionada à escola e à comunidade onde você vive, assim que voltamos as aulas presenciais.

Planeje como escrever e sobre o que escrever.  Para relembrar: O slogan é uma frase curta, concisa, marcante, de fácil memorização. Um bom slogan transmite emoção, estilo, criatividade.

 

Bullying não é mimimi!

 

Formas de Entrega:

Digitação Por e-mail: danielapinheiro@prof.educacao.sp.gov.br ou

Pelo Google Classroom

Dúvidas no Whatsapp (11) 9 8226-9908.

Identifique-se. Escola, Nome completo, Ano e Turma.

Confio em sua missão!

 

*Semana 04/05/2020 a 08/05/2020*

 

Tema: VIOLÊNCIA ATÉ EM TEMPOS DE QUARENTENA?

 

Olá estudantes navegantes!

 

Tudo bem? Espero que sim.

 

A FORÇA DA NATUREZA É O AMOR, TODO O RESTO SÃO PORMENORES.

 

Leia o seguinte trecho:

“Para prevenir e combater a violência de gênero durante a pandemia, a ONU recomenda aos países aumentar o investimento em serviços online e em organizações da sociedade civil; garantir que os sistemas judiciais continuem processando os agressores; estabelecer sistemas de alerta de emergência em farmácias e mercados.

Também recomenda declarar abrigos para vítimas de violência de gênero como serviços essenciais; criar maneiras seguras para as mulheres procurarem apoio, sem alertar seus agressores; evitar libertar prisioneiros condenados por violência contra mulheres; ampliar campanhas de conscientização pública, principalmente as voltadas para homens e meninos.”

 

Este trecho foi retirado do site da Organização das Nações Unidas no Brasil, de uma notícia publicada em 06/04/2020.

Estamos percebendo nas principais manchetes dos jornais, números significativos de violências domésticas, isso se deve a uma combinação de tensões econômicas e sociais provocadas pela pandemia.

 

E como somos os protagonistas da nossa própria vida, sigamos na corrente do bem, afinal, se queremos um mundo melhor, precisamos nos construindo... Neste momento desafio a você levantar as seguintes informações, para que no próximo bloco, possamos aprofundar melhor:

 

ATIVIDADE:

1) Procure no Dicionário o significado de Violência. Não se esqueça de informar a fonte de pesquisa.

 

2) Pesquise em sites da internet, de acordo com o roteiro postado abaixo, em sites da internet reportagens que abordem o assunto de Violência em nossa sociedade. Por exemplo: Violência Doméstica, Xenofobia, Racismo, Violência na Escola, Cyberbullying e etc.

 

Roteiro de Pesquisa:

 

Título do artigo de acordo com o tema que você escolheu.

Qual e como foi o ato de violência?

Qual o motivo da agressão?

Qual(is) a(s) justificativa(s) do agressor?

Qual(is) a(s)  Idade(s) do(s) agressor(es)?

Qual(is) foi (foram) a(s) pessoa(s)  agredida(s)?  

Qual(is) ações que você tomaria para apaziguar esta atitude.


Formas de Entrega:

Digitação Por e-mail: danielapinheiro@prof.educacao.sp.gov.br ou

Pelo Google Classroom

Dúvidas no Whatsapp (11) 9 8226-9908.

Identifique-se. Escola, Nome completo, Ano e Turma.

Confio em sua missão!



*Semana 27/04/2020 a 01/05/2020*





Olá!

Eu sei que está passando pela sua cabeça no momento: o desejo de ter o superpoder de acabar com o coronavírus em um piscar de olhos e voltar ao dia a dia normal com seus e suas amigos (as) na escola... Seria ótimo, certo? Mas às vezes enfrentamos situações que fogem ao nosso controle, como acontece agora e, para superarmos as dificuldades, além de seguirmos as orientações de prevenção ao coronavírus é preciso de várias técnicas para lidar com este inimigo invisível.

Algumas técnicas:
  • Dê pausa para notícias frustrantes, Fakes News e etc.;
  • Reserve um tempo para seu lazer;
  • Cuide do seu corpo por meio de refeições, respire fundo, medite;
  • Conecte-se com os outros, afinal, temos que conversar com as pessoas que confiamos as nossas preocupações e sentimentos;

Afinal...

O mundo precisa agora do nosso melhor.
Precisa que confiemos na vida. O mundo precisa da nossa fraternidade, da nossa solidariedade, da nossa verdade, que cooperemos uns com os outros, como nunca, precisa do nosso amor.
Quem se ligou nisso, sente um forte chamado a oferecer algum tipo de ajuda neste momento em que tantos sofrem, em que estamos nos sentido mais perdidos, descobrindo a nossa incapacidade de controlar a vida, as disputas que são tão vazias no coração.
O que ainda não compreendemos que a ajuda não é só material. Claro que isso é muito importante e existem correntes do bem de solidariedade. Mas precisamos também de ações internas.
Mudar “dentro”.
Não importa apenas o que você FAZ.
Importa "QUEM VOCÊ É".
Quando você escolhe se manter em paz, você ajuda a todos nós, entende?
Quando mantém a harmonia, a confiança na vida.
Quando acredita no ser humano, acredita que somos capazes de nos curar coletivamente.
Quando imagina um planeta mais saudável, belo e harmonioso.
Uma sociedade mais justa, igualitária e amorosa.
Quando mantém um sorriso no rosto, uma atitude generosa e paz no coração, você se torna um herói de luz neste planeta.
Não se perca nas ilusões que nos rodeiam neste momento.
Confie na vida.
Acredite no BEM.
Esse é o seu maior poder.
Use-o, agora, para o bem de todos nós.

Então...

É hora de usar suas criatividades artísticas para ajudá-lo(a) nesses dias? Convidamos você para uma missão extraordinária.

MISSÃO  – Você sabe o que é Arteterapia? Pelo nome já deve ter percebido que envolve a terapia por meio da Arte.

Neste sentido, podemos trabalhar com as nossas emoções, afim de que possamos melhorar a qualidade das relações humanas, afinal estamos em um período de distanciamento social, estamos mais próximos de nossa família e distantes dos nossos amigos e professores. O fator emocional é essencial em todo ser humano, nos ajudar a ser mais conscientes das situações difíceis, e ajuda no nosso desenvolvimento pessoal.

A arteterapia se preocupa com a pessoa. Permite que a por meio dela, possamos ter desejo de mudança e que consequentemente ajuda no nosso Projeto de Vida, por meio da produção criativa.

Sabemos que a Arte é uma forma de comunicação que nos ajuda expressar e comunicar sentimentos, facilitando a reflexão, a comunicação, e permitindo as mudanças necessárias no comportamento.

As artes visuais são as utilizadas na terapia: pintura, barro, colagem, artes cênicas como a atuação, contos, teatro da lembrança, jogos de função, fantoches. Com a música se utiliza o ritmo, sons, voz, instrumentos, e na escrita podem ser utilizados diferentes gêneros. A arteterapia é uma forma de dizer a verdade brincando com o simbólico.

E sempre buscando o olhar positivo diante dos fatos atuais, ainda que o planeta esteja focado em combater a pandemia de Covid-19, você percebeu que a poluição e as emissões de gases de efeito estufa caíram consideravelmente como consequência da diminuição da atividade econômica, cancelamento de voos e menor circulação de carros? A Natureza está Feliz e Agradece!!!! Em consequência disso, do ar inspirado por nossos pulmões esta mais leve.

Com isso, você criará DUAS peças artísticas:

ARTE 1: VOCÊ TERMINARÁ A HISTÓRIA ABAIXO.

Explicação: Inspirado no desenho Toy Story, o fantoche criou vida com algum acontecimento "mágico" que você irá inventar e consequentemente ele saiu de sua casa, sem você perceber e salvou o planeta do Covid-19. A história tem que ter início, meio e um BELO FIM.

Reescreva a história no seu caderno e continue.

Era uma vez um (a) aluno (a) da Escola Roswell, incomodado (a) para conter a disseminação do coronavírus, criou em seu laboratório um fantoche chamado(a),  “Guardião (ã) do Planeta” inspirado nos Guardiões da Galáxia, super-heróis da Marvel Comics. Guardião (ã) do Planeta” foi feito de material de sucatas.
Certa noite, (o) aluno (a) estava dormindo, quando o fantoche criou vida, pelo fato de ...”

ARTE 2: Você irá fazer o Fantoche (Super-herói ou Super-heroína Guardião (ã) do Planeta).

Sabemos que fantoches, marionetes ou bonecos de manipulação, são os protagonistas dos Teatros de Fantoches, que podem ser apresentados em palco, cortinas, cenários.

Assim, você utilizará os recursos que têm em sua casa, tais como rolo de papel higiênico, palito de picolé, meia velha, garrafa pet, tubo de pasta de dente, prato descartável, lata de leite, caixa de fósforo, caixa de leite e etc. Qualquer produto reciclável, para confecção do Fantoche.

Não precisar comprar nenhum material. #ficaemcasa #economiafinanceira

Utilizaremos os fantoches quando voltarmos às aulas presenciais.



Tirar a foto e enviar.
Entrega: 04/05/2020

Formas de Entrega:

Digitação Por e-mail: danielapinheiro@prof.educacao.sp.gov.br ou

Pelo Google Classroom

Dúvidas no Whatsapp (11) 9 8226-9908.

Identifique-se. Escola, Nome completo, Ano e Turma.

Confio em sua missão!


Quando tiver fazendo o fantoche, escute o áudio abaixo para sua imaginação hehehe.






Confio em sua missão!



*Semana 30/03/2020 a 03/04/2020*


Olá alunos (as), vocês estão de parabéns pelas devolutivas. Estou muito feliz pelo engajamento de todos. Além da avaliação, conta como presença e participação!

Independentemente das circunstâncias, não desanime. Seja persistente e nunca desista de seus sonhos e objetivos, mesmo quando as coisas não saírem da forma como você planejou. Lembre-se de que as possíveis frustrações podem e devem ser o combustível motivador para continuar lutando e recomeçando quantas vezes forem necessárias!


Envie a atividade abaixo ou pelo Whatsapp (11) 98226-9908 OU no e-mail: danielapinheiro@prof.educacao.sp.gov.br.

Não esqueça de colocar seu NOME, ESCOLA E TURMA. PRAZO DE ENTREGA 10/04

A missão é o seguinte... 

Passo 1: Assista o seguinte vídeo, tema central da nossa Eletiva, a música Heal The World, canção de Michael Jackson. Obs.: Neste primeiro momento não se preocupe com a tradução.

"Heal the World" é uma canção de Michael Jackson incluída do álbum Dangerous (1991) e lançada em 1992 como sexto compacto promocional do disco. Na faixa, o astro faz um apelo por um mundo melhor. Antes de entrar na melodia, há uma introdução composta e conduzida pelo maestro Marty Paich (1925-1995), em que uma criança pede: "pense nas futuras gerações e diga que você quer fazer um lugar melhor para uma criança. Assim elas saberão que terão um mundo novo para viver".





Passo 2Agora escute seguinte poema de poema de Kathleen O'Meara (1869):






Atividade: 



O teatro é um tipo de arte que requer um conhecimento do espírito humano e o exige do atores, o poder de transmiti-lo ao sua platéia de forma verdadeira e bela. Seja através do caminhar, do olhar, do falar, da expressão, os atores e as atrizes vivem todas as vidas (existentes ou não) e tem o poder de chorar e rir todos os extremos.

Assim atores e atrizes, a atividade é a seguinte: Em uma folha de caderno, em três linhas, escreva se há alguma relação do primeiro com o segundo vídeo. Lembrando que o poema, nos traz uma reflexão. Há alguns dias tudo estava normal e surge no silêncio o inimigo invisível Covid-19, provando que dinheiro não é tudo, poder não pode tudo, que existem limites ...

A segunda é: Enviar uma foto sua (individual), com um cartaz na mão, escrito com UMA palavra de amor ou com #fiqueemcasa ou com UMA palavra de superação ou com UMA palavra positiva.


Como somos os protagonistas da não violência, nosso objetivo é compreender que solidariedade é o amor em movimento.


Não saia de casa para comprar materiais, utilize folha de sulfite se tiver, folha de caderno, cartolina se tiver. O tamanho do cartaz deverá ser parecido com o tamanho da cartolina. Por exemplo, cole 6 folhas de caderno para formar um cartaz grande. USE CORES, USE CRIATIVIDADE!

Escreva com letras GRANDES E LEGÍVEIS!

Sugestões de palavras: AMOR! #FIQUEEMCASA #VAIDARCERTO #TUDOPASSA #PAZ



*Semana 23/03/2020 a 27/03/2020*


Alunos (as) as atividades avaliativas deverão ser realizadas durante o período de afastamento devido à pandemia do Coronavírus. 

A força de vontade é o leme que conduz a nossa vida e nos faz navegar em busca de nossos sonhos.
Com carinho, saudades dos meus atores e atrizes preferidos e com muito amor... 

Contate-me no Whatsapp (11) 98226-9908 em caso de dúvidas e

Contate-me no e-mail: danielapinheiro@prof.educacao.sp.gov.br 


Primeira atividade: Cine Pipoca em Casa.

Assista o filme completo: A corrente do Bem

Abaixo é o Trailer do Filme:




Envie para meu e-mail o RESUMO do filme e responda as seguintes questões:

Quais as ações que você considera importante para uma sociedade mais humana, justa e igualitária? 
Quais as ações que tomará a partir de sua reflexão a partir do filme?

Você poderá enviar digitado no corpo do e-mail, digitado no Word, ou foto da folha do caderno, de modo que seja legível.

*** CADA ATIVIDADE VALE 10 (DEZ) PONTOS

Data limite: 31/03/2020.


Formas de Entrega:

Digitação Por e-mail: danielapinheiro@prof.educacao.sp.gov.br ou

Pelo Google Classroom

Dúvidas no Whatsapp (11) 9 8226-9908.

Identifique-se. Escola, Nome completo, Ano e Turma.

Confio em sua missão!